A América do Sul é um dos roteiros de viagem preferidos dos brasileiros. Com uma infinidade de lugares diferentes, é possível combinar com muita facilidade destinos de praia e trilhas em meio ao deserto. Por isso, muitos turistas decidem fazer um mochilão pelo continente – o roteiro é perfeito para ir com os amigos!
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 destinos na América do Sul perfeitos para conhecer com os amigos. Confira:
DESERTO DO ATACAMA, CHILE
O Chile é um país incrível, que possui diversas paisagens de tirar o fôlego: são diversos roteiros com lagos, vulcões e geleiras. Ao Norte do país está o Deserto do Atacama, um dos lugares imperdíveis para quem gosta de aventuras e lugares que mais parecem um quadro de tão bonito.
Localizado na região norte do Chile, o local faz fronteira com o Peru e é considerado o deserto mais alto e árido do mundo! Por isso, o destino reserva aos turistas experiências únicas como observar as estrelas, conhecer gêisers, fazer trilhas em meio a paisagens áridas e muito mais.
PUCÓN, CHILE
Quando falamos em viajar para o Chile, Santiago e Atacama são os primeiros destinos que vem à cabeça. Acontece que o país possui lugares tão incríveis quanto os famosos e que apresentam preços até mais acessíveis. É o que acontece com Pucón, cidade ao Norte do Chile, que guarda um verdadeiro tesouro da natureza: o maior vulcão em atividade na América do Sul.
Perfeito para conhecer durante o verão ou o inverno, o local é a pedida certa para praticar atividades ao ar livre e conhecer lugares bem inusitados. Assim como nas demais cidades chilenas, o brasileiro não precisa de visto nem passaporte para conhecer o local – basta levar um RG em bom estado.
BUENOS AIRES, ARGENTINA
Buenos Aires, a capital da Argentina, é um dos principais destinos de viagem dos brasileiros que embarcam rumo aos países da América do Sul. Parte dessa fama toda é explicada pela facilidade de visitar o país, já que brasileiros não precisam de visto ou passaporte, e por conta da proximidade com o Brasil – são apenas 3 horas de voo até lá.
Seja pelo fato de conhecer uma cultura nova, explorar os pontos turísticos da cidade ou mergulhar na fartura gastronômica da Argentina, conhecer Buenos Aires deveria ser algo obrigatório na vida de todo mundo. Desde passeios turísticos a uma vida noturna agitada, a cidade dos hermanos pode surpreender.
USHUAIA, ARGENTINA
Ushuaia, localizada na Patagônia Argentina, é conhecida como a cidade do Fim do Mundo por ficar no extremo sul do país, o que lhe rende belíssimas paisagens contornadas por bosques, montanhas e geleiras. O destino pode ser visitado tanto no inverno quanto no verão, e possui uma grande diversidade de roteiros que agradam a todos.
Um dos cartões-postais da região é a Laguna Esmeralda: um incrível lago na beira de uma cadeia de montanhas, formando um cenário surreal. A trilha para chegar ao local por si só já é uma aventura, que é recompensada pela vista espetacular.
MACHU PICCHU, PERU
Considerado um dos destinos mais desejados do mundo, Machu Picchu, no Peru, está na lista das 7 maravilhas do mundo moderno. Trata-se de um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo inteiro, que abrigou a civilização Inca até a chegada dos Espanhóis ao Peru, em 1532.
Além de ser um lugar repleto de história, Machu Picchu guarda uma energia singular que só quem foi consegue descrever. Para os místicos de plantão, o destino é um prato cheio: é comum que se fale de boas vibrações e de renovação de energias por lá.
CERRO COLORADO, PERU
Conhecido como "Rainbow Mountain", Cerro Colorado é uma daquelas atrações surpreendentes que muita gente não conhece, mas deveria. Trata-se de uma montanha com diversas cores, posicionada há mais de 4 mil metros de altitude! Localizado nos arredores de Cusco, é uma ótima opção de passeio bate e volta para quem não quer gastar tanto.
Uma trilha de fácil acesso leva os turistas ao monte – é possível estender o passeio e conhecer antigas ruínas Incas, localizadas próximas ao ponto turístico. Para quem não quer preocupações, a dica é fechar o roteiro com alguma agência turística de Cusco.
BOGOTÁ, COLÔMBIA
A 2600 metros de altitude está a capital da Colômbia, Bogotá, fundada por um conquistador espanhol em 1538. Além de centro econômico e político do país, a cidade é um polo cultural. A boa gastronomia, a diversidade e a receptividade de seu povo também chamam a atenção.
Além disso, por lá está a segunda maior ciclovia da América Latina! Passeios ao ar livre por La Candelaria e pelo centro bogotano, onde se concentram bibliotecas, museus, bares, livrarias e prédios que fazem parte da história do país, também são ótimas opções de lazer.
BAÑOS, EQUADOR
O Equador é um daqueles lugares que muita gente ainda não conhece, mas que oferece atrações que fazem valer a aventura. Com muita natureza e paisagens praticamente intocadas, explorar o país é mergulhar em uma nova cultura, conhecer lugares espetaculares e voltar para casa com a bagagem cheia de aprendizado.
A cidade cercada por três vulcões é parada obrigatória para os amantes da natureza! Baños está localizada na província de Tungurahua, na parte central do país. É conhecida como o “Portão para a Amazônia” por estar situada às margens do rio Pastaza, na bacia do rio Amazonas.
SALAR DE UYUNI, BOLÍVIA
Certamente o Salar de Uyuni é um daqueles lugares que todo mundo sonha um dia em conhecer. Considerado o maior deserto de sal do mundo, com cerca de 12 mil km de extensão, é a pedida perfeita para quem quer ter boas fotos e admirar um cenário único!
A paisagem do lugar é incrível: é como um mar branco até onde nossa visão consegue alcançar. Durante o verão, as chuvas costumam ser mais frequentes, deixando o local todo alagado. Porém, é nessa condição que a superfície se transforma em um verdadeiro espelho!
PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Conhecida como St. Tropez da América do Sul, Punta Del Este, no Uruguai, vem atraindo cada vez mais turistas brasileiros que encontram por lá uma mistura de agito com praias refrescantes. A melhor parte do destino é que ele atende a todo tipo de público: desde jovens que buscam curtir e conhecer gente nova a famílias que querem descansar e se divertir. Ou seja, opção perfeita para quem quer curtir as férias sem preocupações.
O verão é a época perfeita para quem quer encontrar a cidade cheia: tanto o dia quanto a noite são agitados e recheados de atrações. Já para quem quer fugir da lotação e não se importa com um roteiro mais modesto (muitos lugares fecham), a dica é ir durante a baixa temporada – nesse caso os preços tendem a ser mais baixos.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 5 Abr 2019.