A pouco mais de 30 quilômetros de Lisboa, a simpática cidade de Cascais é um popular destino de bate-e-volta para quem visita a capital portuguesa. Além de possuir algumas das melhores praias na região de Lisboa, Cascais também possui muita história para contar, através de ótimos museus, que inclusive estão sediados em históricos faróis ou castelos, e você pode acabar querendo ficar mais de um dia.
Pensando em te ajudar a planejar a sua viagem para Portugal, o Guia da Semana listou 7 lugares imperdíveis para conhecer em Cascais. Confira:
Centro Velho
Como grande parte dos destinos europeus, o centro velho de Cascais é definitivamente imperdível. Uma das principais ruas por lá é a simpática Frederico Arouca, que coleciona pequenas lojinhas e garante ótimas fotografias. O ponto mais turístico do centro é a Praça 5 de Outubro, que concentra restaurantes e bares. Mas explorando os arredores você pode encontrar lugares mais autênticos e observar a verdadeira vida social dos habitantes de Cascais. Por lá você também encontra cafés e boutiques.
Farol e Museu de Santa Marta
O Farol de Santa Marta guia navios na região do rio Tejo desde 1868 e continua até hoje. Com 20 metros de altura, sua torre de quadro lados azul e branca garante uma paisagem que realmente vale a pena. Ao seu lado, foi construído um museu único, que explica o funcionamento de faróis e sua importância, assim como conta a história da região onde este farol em específico está localizado.
Museu Condes de Castro Guimarães
Sediado em uma espetacular mansão do século 19, com direito a uma torre de aspecto um tanto medieval e arcos de influência árabe, o Museu Condes de Castro Guimarães é certamente uma visita imperdível. O interior do edifício, não menos impressionante que o exterior, guarda uma série de peças únicas, que incluem mobília indo-portuguesa do século 17, tapeçarias de seda oriental e azulejos de mais de trezentos anos de idade.
Parque Marechal Carmona
Depois de conhecer o Museu Condes de Castro Guimarães, vale a pena explorar o Parque Marechal Carmona, que fica logo ao lado. Com ares um tanto selvagens, o lugar é um bom refúgio do agito da capital portguesa ou das praias lotadas. Lá você certamente vai relaxar em meio a palmeiras e eucaliptos, rosas e jardins floridos e até um lago cheio de patos.
Cidadela de Cascais
A Cidadela de Cascais começou como uma fortaleza murada, depois se tornou residência de verão da família real e hoje é uma região agitada, com galerias, bares, restaruantes e empreendimentos de luxo. Quando lá, vale a pena visitar o belíssimo Palácio da Cidadela de Cascais e a Marina de Cascais, um lugar que conta com um farol que merece uma foto, sempre cercado de iates e alguns bares para tomar um drink.
Praia do Guincho
A região de Cascais coleciona algumas das praias mais bonitas do país, ainda que a região de Algarve seja mais indicada para quem quer curtir um litoral paradisíaco. A Praia do Guincho, a apenas cinco quilômetros do centro da cidade, é uma das mais populares. As areias branquinhas são banhadas por águas cristalinas e cercadas por dunas e, à distância, uma bela serra. O destino é muito popular também entre surfistas e pessoas que curtem outros esportes aquáticos.
Boca do Inferno
Apesar do nome, a Boca do Inferno não tem nada de ameaçadora e certamente merece uma visita. A apenas dois quilômetros de Cascais, vale a pena fazer uma caminhada de vinte minutos ao longo da costa para chegar lá, mas também é possível pegar um ônibus. A formação é um enorme buraco nas falésias da costa oeste de Portugal e forma uma espécia de caverna que recebe constantes ondas do mar. No verão, é comum assistir ao pôr do sol por lá.
Atualizado em 26 Fev 2024.