Você já pensou em explorar o Pará? O estado não costuma estar no roteiro tradicional de turismo pelo Brasil, mas reserva grandes atrações naturais, principalmente para aqueles que procuram fugir um pouco do óbvio. Com praias de água doce e uma natureza bem preservada, conhecer o Pará é desbravar um outro lado do Brasil, com uma cultura única.
Com preços justos e atrações imperdíveis, o estado tem o poder de surpreender qualquer visitante – e justamente por isso você até estenda a sua viagem por lá. Confira a lista que o Guia da Semana fez com 5 lugares que vão te convencer a explorar o Pará nas próximas férias:
BELÉM DO PARÁ
Belém, a capital do Pará, é a verdadeira definição do Brasil: costumes únicos e paisagens naturais em um só lugar. Um dos lugares mais visitados de lá é o Mercado Ver o Peso, ou popularmente conhecido como Veropa. O lugar é considerado o coração de Belém, já que está na cidade desde 1688 e, desde então, se tornou o maior mercado a céu aberto da América Latina.
SANTARÉM
Um dos lugares mais conhecidos do Pará é a charmosa Santarém. Localizada no meio do caminho entre Manaus e Belém, o lugar é uma pequena cidade cercada por água e floresta. De um lado, a imponente Floresta Amazônica e toda a sua riqueza natural; do outro, o Rio Tapajós e suas dezenas de praias de água doce.
ALTER DO CHÃO
Alter do Chão não costuma fazer parte do roteiro badalado pelo litoral brasileiro e tampouco estampa capas de revistas de viagem, mas motivos para divulgar esse belíssimo tesouro do Brasil não faltam. O lugar é uma vila de pescadores construída na beira do Rio Tapajós e porta de entrada alternativa para a Amazônia – por conta de suas belíssimas praias formadas pela água do Rio Tapajós.
ILHA DO MARAJÓ
A Ilha do Marajó é conhecida por ser a maior ilha fluvial do mundo. O lugar é destino imperdível para turistas que gostam de histórias e paisagens selvagens, principalmente para explorar todos os cantos do Brasil. Além de praias de água doce, o lugar é perfeito para ver de perto fósseis, vestígios antigos e sítios arqueológicos.
ALGODOAL
Já ouviu falar em Algodoal? Trata-se de uma pequena vila de pescadores no Pará, mais especificamente a 340 km de Belém. O lugar ainda preserva a cultura dos pescadores que começaram a habitar a ilha já que ainda conta com construções de alvenaria e um clima tranquilo de paraíso intocado.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 20 Jun 2019.