Apesar de o Litoral Norte receber a fama por ter as praias mais paradisíacas, é importante reconhecer que o Litoral Sul de São Paulo também tem as suas belezas. A região da Baixada Santista e do Vale do Ribeira possuem praias tranquilas e cercadas por belas paisagens que com certeza merecem uma visita.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 ótimas praias para conhecer no Litoral Sul de São Paulo. Confira:
Ilha do Cardoso, Cananéia
Localizada próxima à divisa de São Paulo com o Paraná, no distrito da Cananéia, a Ilha do Cardoso vale a visita ao extremo sul do litoral paulista. O local é praticamente intocado pelo homem, com praias desertas, cachoeiras, trilhas e 90% de mata nativa que compõem o Parque Estadual da Ilha do Cardoso. O acesso é feito por barco — e no trajeto é possível avistar botos-cinza saltando à superfície. Na Praia do Pereirinha é possível nadar com golfinhos a menos de dez metros dos visitantes. Já na Praia da Laje, cujo acesso é realizado por uma trilha de um quilômetro e meio, a vista é de tirar o fôlego.
Praia do Canto do Forte, Praia Grande
A cidade de Praia Grande, que é conhecida por ser lotada durante os verões paulistanos, também tem um cantinho paradisíaco para chamar de seu. A Praia do Canto do Forte une beleza natural com ótima infraestrutura para turistas — é lá que ficam os maiores empreendimentos imobiliários da região. A praia é limpa, o mar é calmo e transparente, ideal para praticar stand-up paddle, andar de caiaque ou observar peixes e tartarugas marinhas.
Praia do Arpoador, Peruíbe
A Praia do Arpoador é a mais bela do litoral de Peruíbe, cidade localizada ao sul de São Paulo. O local fica em uma área de proteção ambiental, o que faz com que sua paisagem seja praticamente intocada. O acesso é feito apenas por trilhas ou barco, que saem da praia de Guaraú. Além de se banhar em um mar limpo e claro, os visitantes podem aproveitar duas belas cachoeiras que desembocam na praia. Não há infraestrutura de quiosques.
Garaú, Peruíbe
Outra praia de Peruíbe que merece uma visita é a Guaraú. A fantástica praia reúne mar, cachoeiras, rio e montanhas em uma paisagem única no litoral sul do estado. A praia tem somente um pouco mais de um quilômetros e meio de extensão e costuma ter bastante gente, que vai em busca de sua atmosfera paradisíaca proveniente do seu alto nível de preservação, se comparada às vizinhas. Logo à frente, fica a Ilha do Guaraú, que você pode — e deve — visitar de barco.
Prainha Branca, Guarujá
A Prainha Branca é uma famosa praia no litoral paulista e fica localizada entre Guarujá e Bertioga. O acesso até ela é mais complicado, já que só é possível chegar através de trilha ou barco. A entrada da trilha é bem ao lado a Balsa Guarujá/Bertioga, sendo muito bem demarcada e fácil de encontrar. Ao todo são cerca de três quilômetros de trilha que levam à praia. Lá existe uma infraestrutura bem simples, mas que garante um bom passeio. A dica é levar lanche e água para curtir tudo sem preocupações.
Praia de Itanhaém, Itanhaém
Itanhaém, na Baixada Santista, também tem boas praias, muitas mais tranquilas e com mais natureza que as das cidades próximas, como Santos ou Praia Grande. Uma boa pedida por lá é a Praia de Itanhaém, também conhecida como Praião. Com onze quilômetros de extensão, é nessa praia que ocorre o encontro do Rio Itanhaém com o mar, o que garante uma paisagem única para o local. Nesse ponto, é conhecida como Praia do Tombo. O Praião se estende da Boca da Barra do Rio até a fronteira com o município de Mongaguá. Aproveitando que está por lá, visite também praias como a Praia do Sonho e a Praia do Cibratel.
Araçá, Ilha Comprida
Como seu próprio nome já diz, a Ilha Comprida conta com 74 quilômetros de belas praias, desertas e quase intocadas, perfeitas para o visitante que quer sossego. Além de muita areia e mar, o município, que fica entre Cananéia e Iguape, preserva as dunas do Araçá em seu território. Os montes de areia chegam a ter 10 metros de altura, proporcionando uma bela vista panorâmica do entorno.
Iporanga, Guarujá
A Praia de Iporanga é uma das praias mais escondidas do Guarujá e é incrivelmente bonita e limpa. Ela conta com uma cachoeira que deságua na areia, criando o clima perfeito para relaxar e curtir. Por estar localizada dentro de um condomínio, a entrada dos carros é limitada, então a dica é chegar cedo e garantir lugar. Vale a pena avisar que é bom tomar cuidado com o mar, que costuma ficar agitado.
Atualizado em 25 Jul 2019.