Pintores, escritores e artistas: estas pessoas marcaram gerações e culturas. Criaram movimentos na arte e revolucionaram as culturas de seus países. E cada um tem o seu: Brasil possui o Portinari; México tem a Frida Kahlo; França, Victor Hugo; Portugal, Fernando Pessoa... São figuras históricas e que fazem parte do imaginário de suas nações.
Em homenagem a tais personagens, muitos governos locais acabam tombando prédios e casas em que eles viveram. Ou até constroem lugares novos só para conservar a memória de suas produções. Então, rm sua viagem ao exterior, não deixe de conferir tais museus, pois fazem parte da experiência de imersão na cultura dos países.
O Guia da Semana selecionou 10 museus e casas históricas que homenageiam artistas e pessoas importantes ao redor do mundo. Confira:
Museu Leonardo da Vinci, Itália
Na cidade de Florença, há um museu totalmente dedicado ao Leonardo da Vinci, símbolo da cultura italiana. Ali, você pode admirar as máquinas inventadas pelo gênio e analisar os estudos anatômicos, além de conhecer mais sobre a história do artista. As máquinas foram construídas em escala real, funcionam e podem ser experimentadas. Dentre elas estão um tanque blindado, um guindaste, a máquina de voar, entre outras. Além disso, você ainda pode conferir réplicas das principais obras do artista como "A Gioconda" e "Última Ceia". Tudo isso ainda é acompanhado com dispositivos multimídia que proporcionam uma experiência de museu única e diferente.
Fundação Miró, Espanha
Criado pelo próprio artista e um amigo, a Fundação Miró fica localizada no Parque Montjuic, em Barcelona. São mais de 140 obras do artista catalão, e conta com pinturas, esculturas e desenhos. São oito ambientes em que é possível conhecer mais sobre a carreira do artista contemporâneo, e uma das partes principais do museu é a que reúne as obras surrealistas de Miró sobre a Guerra Civil Espanhola. Encante-se com as ideias mirabolantes do artista e aprenda ainda sobre a Espanha através do museu.
Museu Frida Kahlo, México
Também conhecida como Casa Azul, o Museu Frida Kahlo é uma casa-museu histórico dedicada a obra e a vida da pintora mexicana e está localizada na Cidade do México. Foi ali que a artista nasceu, cresceu, viveu com o marido Diego Rivera e faleceu. No acervo, há uma coleção de obras de Frida, Diego e outros artistas, além de obras de arte da cultura popular mexicana, fotografias e objetos pessoais. Com certeza um ponto turístico muito visitado na cidade e que não pode deixar de ser visto.
Museu do Portinari, Brasil
O Museu do Portinari fica em Brodowski, cidade do interior paulista, e foi onde o pintor nasceu e morou na infância e juventude. Ali, há fotos e réplicas de móveis utilizados pela família, e foram nas próprias paredes da casa que o pintor experimentava e refinava suas técnicas, em murais espalhados pela casa e pelo jardim. As temáticas dos murais e afrescos são em sua maioria religiosas, em especial o mural pintado na pequena capela do quintal. Vale muito a pena para quem gosta do pintor e quer conhecer um pouco mais sobre sua vida.
Museu Van Gogh, Holanda
O Museu Van Gogh é o museu mais visitado de Amsterdã, na Holanda, e é composto de três andares com mais de 200 obras originais do pintor. A história de Van Gogh é trágica: cometido por uma crise psicológica, ele cortou parte de sua orelha esquerda, internou-se num hospital psiquiátrico e acabou morrendo cedo, por suicídio aos 37 anos. Além das obras, você ainda pode conferir diversos desenhos e cartas do artista expostos em ordem cronológica a fim de retratar a evolução dele. Você com certeza sairá fã das obras de Van Gogh.
Casa Fernando Pessoa, Portugal
Localizado em Lisboa, a Casa Fernando Pessoa homenageia o grande escritor português. Foi ali, naquela residência que ele viveu seus últimos quinze anos de vida. No museu, você verá documentos, móveis e objetos pessoais de Pessoa, além de obras influenciadas por ele na poesia e literatura. Hoje, a biblioteca pessoal do escritor está digitalizada e pode ser acessada por todos. Na visita, você conhecerá mais sobre Fernando Pessoa, que criava pseudônimos para escrever e marcou para sempre a literatura mundial. Também conhecerá mais sobre a literatura de época e a geração do escritor. Uma visita indispensável para quem gosta de literatura.
Foto: Reprodução/Facebook Casa Fernando Pessoa
Casa Anne Frank, Holanda
A Casa Anne Frank é um museu biográfico sobre a memória de uma criança que viveu durante a segunda guerra mundial, a tão conhecida Anne Frank. Localizado em Amsterdã, na Holanda, o prédio do museu foi onde a família de Frank e mais quatro famílias judias foram escondidas durante os anos da ocupação nazista nos Países Baixos. Depois do lançamento do livro "Diário de Anne Frank", em que ela conta toda esta história, o prédio ficou conhecido e hoje atrai muitos visitantes. É imperdível para os amantes de história!
Museu Picasso, Espanha
Museu totalmente dedicado à vida e carreira do pintor espanhol Pablo Picasso, nascido em Málaga, sul do país, mas que adotou Barcelona como sua casa. São mais de 4 mil obras que estão divididas em salas, em que você acompanha as diferentes fases do pintor. No Museu Picasso é possível ver as pinturas da série “Las Meninas”, inspirada na famosa obra de Velásquez, e também a fase azul de Picasso, quando pintou “El loco” e “La Mujer del Mechón de Cabello”. Não deixe de visitar o museu em sua viagem por Barcelona para conhecer mais sobre um dos pintores mais famosos do mundo.
Casa Victor Hugo, França
Chamada de Maison de Victor Hugo, em Paris, a casa foi residência do escritor, poeta e artista francês Victor Hugo, que escreveu clássicos como "Os Miseráveis" e "O Corcunda de Notre Dame". Hugo morou ali com a esposa até o fim de sua vida, em 1885, e foi ali que começou a escreveu o clássico "Os Miseráveis". O acervo está montado de forma cronológica para contar a trajetória do artista através de cartas, rascunhos e gravuras. Os aposentos estão intactos e reproduzem a decoração excêntrica da época. Uma verdadeira viagem no tempo imperdível.
Casa de Ernest Hemingway, USA
Um local um pouco remoto, localizado numa ilha chamada Key West, da Flórida, à 260 km de Miami, quase em Cuba. Foi ali que viveu o grande escritor e poeta norte americano Ernest Hemingway, com sua esposa e filhos. Hoje, a residência de Key West transformou-se em museu, e permanece com os móveis e decoração da época. A tour guia o visitante pela carreira, vida pessoal e família do escritor, em que você irá conhecer o quarto do casal, o escritório com a máquina de escrever dele, a varanda da casa e mais. Foi ali que Hemingway escreveu obras como “Por quem os sinos dobram” e “As Neves do Kilimanjaro”. Um destino incrível para os amantes de literatura.
E aí, ficou com vontade de conhecer algum desses museus?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 20 Set 2019.