A história africana é tão diversa que sempre vale se aprofundar no assunto. Felizmente, há museus incríveis no Brasil, na África e na Europa que contam sobre a história africana para todos conhecerem.
São museus dedicados a diferentes temas - artes, história natural, arqueologia, etnologia e sobre história. Muitos destes museus localizam-se na África do Sul e focam na história do Apartheid, que foi um período muito violento de segregação racial que o país sofreu por 40 anos.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista de 13 museus sobre história africana ao redor do mundo para você conhecer. Confira:
Confira

CASA MUSEU MANDELA
A antiga casa em que Mandela e sua família viveram em Johanesburgo virou museu. Ela localiza-se no bairro de Soweto, na famosa rua Vilakazi Street, a única em que dois ganhadores do Prêmio Nobel viveram – Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu. A casa ainda guarda artefatos, fotos e objetos da família de Mandela.

MUSEU REAL DA ÁFRICA CENTRAL
O Museu Real da África Central localiza-se na cidade de Tervuren, na Bélgica. Isso porque os países Congo, Burundi e Ruanda foram colônias da Bélgica. Trata-se de um museu de antropologia e história natural sobre as riquezas desses países, que possui representação de animais, objetos etnográficos, mapas, instrumentos musicais e diversos arquivos.

MUSEU AFRO BRASIL
A cultura brasileira está intrinsecamente ligada com a cultura africana, uma vez que o Brasil foi colonizado por Portugal, que exportou muitos escravos africanos para o país. O museu localizado no Parque Ibirapuera tem como proposta ser um centro cultural, abrigando manifestações artísticas nas mais diversas linguagens - cinema, fotografia, música, dança e teatro, através cursos, palestras e workshops.

ROBBEN ISLAND
Esta ilha na África do Sul é cheia de história. No passado, serviu como prisão de um dos líderes revolucionários e ex-presidente da África do Sul, uma das figuras mais importantes da África: Nelson Mandela. A ilha-prisão era de segurança máxima, e hoje virou museu. Por lá, você poderá ver como era a vida dos presidiários e até entrar na cela de Mandela - o interessante é que as tours podem ser feitas por ex-presidiários. Para chegar lá, você pode comprar um ingresso que dá direito à balsa que sai de Waterfront até a ilha.

MUSEU DO APARTHEID
Este é um dos museus mais importantes da África do Sul e do continente inteiro. Foi inaugurado em 2001, em Johanesburgo, e é o principal museu do mundo sobre a história da África do Sul no século 20, em especial sobre o Apartheid, desde sua ascensão à queda. Além da exposição permanente, há uma mostra dedicada ao Mandela, chamada “Mandela: Líder, Camarada, Negociador, Prisioneiro, Estadista”. O sistema de segregação que durou por 40 anos na África do Sul está bem explicado no museu, com áreas dedicadas a relatar como era viver sob o regime, como surgiu a segregação, presos políticos, até o momento da eleição de Mandela, que marcou o fim deste período.

DISTRICT SIX MUSEUM
Este museu é para chocar a realidade de muitas pessoas. O museu conta a história do Apartheid, e particularmente do bairro de District Six, onde pessoas negras foram forçadas a sair por causa de sua cor de pele. É um destes lugares que você precisa conhecer para se aprofundar nesta história tão importante e trágica para a África do Sul. Seu acervo contém uma incrível coleção de materiais históricos, fotografias, pinturas, artefatos, vestígios físicos como placas de rua, bancos e livros, bem como gravações audiovisuais, sendo a maioria do material doado por seus ex-moradores.

MUSEU MANDELA
O Museu Mandela possui três edifícios em diferentes partes da África do Sul - em Mthatha, Qunu e Mvezo, cada um com diferentes propósitos, mas todos contando uma parte da história de Nelson Mandela. O edifício em Mthatha conta a trajetória da vida do líder revolucionário, narrada pelo próprio Mandela, com partes de sua biografia “Longa Caminhada Até a Liberdade”.
Já o museu em Mvezo, local de nascença de Mandela, conta um pouco sobre suas origens humildes neste povoado do interior. A família de Mandela, que fazia parte da linhagem de chefia da tribo, foi expulsa do local quando o Apartheid iniciou-se.
Em Qunu, foi onde o líder passou sua infância e onde a família refugiou-se, e onde há a terceira parte do Museu Mandela, que conta mais sobre esta trajetória.

MUSEU DA MÚSICA
O Musée de La Musique, ou Museu da Música em português, fica na cidade de Bobo-Dioulasso, em Burkina Faso. Apesar de pequeno, possui uma rica coleção e profundidade de aprendizado. A música africana é tão entrelaçada com sua cultura mais tradicional que diferencia-se no ritmo, nos instrumentos e na dança. O acervo conserva instrumentos e documentários que conta esta rica e diversa história da música africana.

MUSEU MAROPENG
No Museu Maropeng você fará uma viagem no tempo para 14 bilhões de anos atrás. O nome, Maropeng, significa “retorno ao lugar de origem” em Setswana, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Localizado próximo a Johanesburgo e Pretória, este museu conta do início do universo até os tempos atuais, e fala sobre questões intrigantes como de que forma nosso cérebro se desenvolveu, de onde veio a linguagem, quando o fogo foi usado pela primeira vez e quais os riscos que nossa espécie corre no futuro. Interessante, né?

ZEITZ MOCAA – MUSEUM OF CONTEMPORARY ART AFRICA
O MOCAA é o Museu de Arte Contemporânea da África, localizado na África do Sul. Se você é fã de arte e cultura, vai se fascinar ao explorar as incríveis peças de arte feitas por artistas africanos de diversos países, como Moçambique, Zimbábue, Madagáscar, República do Congo, Egito e África do Sul. É o maior museu de arte africana contemporânea do mundo. Sua arquitetura já chama atenção pelos traços industriais. Além de seu acervo permanente, o museu também oferece mostras temporárias temáticas.

MUSEU DA ÁFRICA DO SUL
Localizado na Cidade do Cabo, este é o museu de história natural e arqueologia da África do Sul. Foi fundado em 1825, e conserva um acervo de insetos antigos, fósseis e artefatos históricos que impressiona os visitantes. Os objetos vão desde fósseis que possuem 700 milhões de anos, ferramentas de pedra feitas por pessoas há 120 mil anos atrás e roupas tradicionais do século passado até insetos e peixes atuais – tudo para representar toda a evolução da natureza africana. O museu oferece um aprendizado sobre biologia e cultura africana, antiga e atual, como nenhum outro.

MUSEU EGÍPCIO
O Museu Egípcio, no Cairo, capital do Egito, guarda os segredos desta antiga civilização e que fascina o mundo inteiro. Foi fundado em 1902, e possui ao todo 120 mil objetos que contam a história do Egito, principalmente da era dos faraós. O museu reúne artefatos, como estátuas, pinturas, relevos, elementos funerários e salas impressionantes, como a das múmias e a da Tumba de Tutancâmon, um faraó menino que foi enterrado numa tumba junto com objetos importantes. Você vai se impressionar com as peças das múmias reais, os tesouros dos faraós e as peças do Império antigo.

MUSEU NACIONAL DE NAIROBI
Construído em 1929, o museu possui uma vasta coleção que conta um pouco sobre as artes, história, natureza e cultura do Quênia. Em 2005, o museu passou por uma grande reforma, modernização e expansão para entrar no hall dos museus internacionais. O Museu Nacional de Nairóbi possui uma grande galeria de arte, exibições temporárias, um jardim botânico, loja e restaurante. Além disso, também oferece workshops, cocktails, conferências e eventos.

E aí, qual destes museus você mais gostou?
Por Lid Capitani
Atualizado em 20 Fev 2020.