Você é fã de cinema? Se sim, já pensou em conhecer um museu totalmente voltado à sétima arte? Ao redor do mundo, há museus que reúnem peças como câmeras filmadoras antigas, cenários de filmes inesquecíveis, roupas de personagens queridos, documentos importantes e até exibições de filmes consagrados ou inovadores. Se gosta deste universo, não deixe de fazer um roteiro pelos melhores lugares para aprender mais sobre a indústria cinematográfica.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista dos melhores museus voltados ao cinema para você conhecer ao redor do mundo. Confira:
Museu do Cinema de Xangai, China
Inaugurado a poucos anos, o Museu do Cinema de Xangai é um ótimo ponto para visitar na cidade. Ele conta um pouco sobre a história de produções mundiais de todos os tempos, sobre a tecnologia do cinema e também sobre design. Prepare-se para uma experiência sensorial diferente e totalmente interativa. O museu foi construído em um estúdio de cinema desativado e abriga equipamentos, objetos, figurinos, também mostra cenas e trailers de filmes, além de possuir cerca de 70 instalações interativas. O objetivo é celebrar o cinema chinês e principalmente o de Xangai, que teve seu ápice na segunda metade do século 20.
Museu Nacional do Cinema, Itália
O Museu de Cinema da Itália fica em Turim e é um símbolo arquitetônico da cidade. Fica localizado dentro do prédio Mole Antonelliana e é o museu mais alto do mundo. O acervo conta a história e trajetória da indústria, com uma coleção que brilha aos olhos do visitante. São peças como filmadoras antigas, objetos de filmagens, cenários antigos e roupas de personagem que encantam a todos. Vale a pena a visita também para apreciar a arquitetura imponente, construída pelo designer suíço François Confino, que criou um espaço que estimula todos os sentidos do visitante.
Centro Australiano Para a Imagem em Movimento (ACMI)
Apesar do cinema australiano não ser o mais importante internacionalmente, ele faz muito sucesso no país - e o museu para a imagem em movimento é um dos mais visitados na Austrália. Foi inaugurado em 1946, localiza-se na cidade de Melbourne e tem como objetivo preservar e exibir conteúdo audiovisual. O museu cresceu, e hoje abriga duas galerias para expor mostras temporárias e salas de cinema que abrigam as programações do museu.
Museu de Hollywood, Estados Unidos
Se tem um lugar no planeta em que as pessoas associam ao cinema, esse lugar é Hollywood. E não seria diferente com museus sobre a sétima arte. O local abriga um acervo com 10 mil peças que lembram a história do cinema e da televisão americana. Apesar da região possuir diversos outros museus, este possui a maior coleção, dividida em quatro andares, que inclui objetos históricos como o famoso vestido de um milhão de dólares de Marilyn Monroe. Além da coleção importante, o museu destaca-se pela arquitetura icônica.
Museu do Cinema da Academia do Oscar, Estados Unidos
Em 2020 inaugura o Museu do Cinema da Academia do Oscar, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. O acervo conta o passado da premiação, homenageia grandes filmes e atores, e ainda analisa o impacto social e cultural da sétima arte. É formado por dois edifícios que formam um campus de mais de 27 mil m² e conta com áreas para galerias, exposições, salas para cursos sobre cinema, teatro com 288 lugares, lojas, restaurantes e café. E o terraço dos prédios permite uma visão privilegiada das colinas de Hollywood.
Museu do Cinema, França
Os fãs de cinema europeu e francês vão se encantar com o Museu do Cinema da França, localizado em Paris. O museu abriga uma das melhores coleções mundiais de filmes, documentos e objetos relacionados à arte cinematográfica. Além de uma coleção imperdível, o local possui salas de cinema em que exibem mostras temáticas e retrospectivas, e lançam diretores promissores. A biblioteca de filmes também é um grande atrativo para os cinéfilos, que podem ver de perto cópias de seus filmes antigos preferidos, ou ainda conhecem novos títulos impressionantes.
Museu da Imagem em Movimento, EUA
Localizado em Nova York, no histórico Kaufman Astoria Studios, no bairro Queens, o Museu da Imagem em Movimento promove maior conhecimento desta arte através da história e da tecnologia utilizada. O foco na tecnologia traz uma gama de objetos para entender como são produzidos os filmes mais novos, com efeitos impressionantes, e reúne peças desde o século 19 até as técnicas mais novas e digitais. É um museu inovador na sua proposta, que ainda promove exibições de filmes contemporâneos e exposições interativas para agradar o público mais curioso.
Instituto Eye Film, Holanda
Com design moderno, o Eye Film Institute é um espaço cultural voltado ao cinema e possui quatro salas de cinema, um auditório e um café-restaurante. É bem recente, foi inaugurado em 2012, e possui uma arquitetura inusitada e espetacular, e mais parece uma nave espacial decolando. O local é a sede do Instituto de Cinema, uma organização que administra todos os aspectos da cultura cinematográfica na Holanda e possui uma renomada coleção de filmes.
O museu possui um acervo permanente muito interessante sobre a história do cinema, e também abriga exposições temporárias, cursos e palestras que agradam os cinéfilos de plantão. Não deixe de pesquisar a programação de filmes do local, sempre há alguma sessão de um filme novo ou consagrado para assistir.
Museu do Cinema Alemão, Alemanha
Este é um dos seis museus voltados ao cinema só da Alemanha, mas é o mais conhecido e visitado. Localiza-se em Frankfurt, e se destaca por seu acervo incrível e pelo compromisso com a educação cinematográfica. Sua coleção conta com documentos importantes e réplicas de importantes momentos do cinema, como a réplica do Grand Café, que documenta a exibição dos irmãos Lumière em 1895, e a réplica de estúdios cinematográficos e demonstrações de efeitos especiais. O museu explora muito o aspecto tecnológico e ainda promove mostras temáticas e temporárias de filmes.
E aí, qual destes museus você ficou com vontade de conhecer?
Por Lid Capitani
Atualizado em 20 Dez 2019.