Bangkok é a capital da Tailândia e um destino fabuloso para explorar. O calor, a mistura do novo com o antigo, o caos do trânsito, a beleza dos templos e palácios vão encantar o turista. Além de conhecer o melhor que a cidade pode oferecer, você ainda pode visitar as cidades próximas em tours de um dia. Já se você pretende passar alguns dias por lá, saiba que a capital tailandesa possui mais de 400 templos para visitar, meditar e apreciar a arquitetura incrível de estilo tailandês.
Quer saber mais sobre esta fascinante cidade? O Guia da Semana separou um roteiro que vai te ajudar a decidir o que fazer em Bangkok, na Tailândia. Confira:
Confira

GRAND PALACE
Como o país é governado por um rei, Bangkok possui um palácio real fascinante. Construído em 1782, o palácio, que por 150 anos foi Residência Oficial da Realeza, possui uma arquitetura deslumbrante, com detalhes nos telhados, em cada parede, portas e janelas. Você irá se fascinar com esta visita que vai demandar algumas horas do seu dia. Dentro do complexo está o templo Wat Pra Kaew onde fica o Buda de Esmeralda, feito de uma única pedra. Preste atenção, pois é proibido entrar mostrando os joelhos ou os ombros.

ASIATIQUE THE RIVERFRONT
Este mercado noturno a céu aberto fica na orla do Rio Chao Phraya, foi fundado em 2012 e possui diversas opções de comércio e comida. Você irá se fascinar com os restaurantes, lojas locais, massagem, lutas de Muay Thai e uma roda gigante de 60m de altura. É um belo passeio para ser feito à noite, em família e para aproveitar um bom jantar.

TEMPLO WAT BENCHAMABOPHIT
Também chamado de o Templo de Mármore, foi construído em 1899, com influência europeia e chinesa em sua arquitetura - e claro: é feito de mármore. Hoje, a moeda de 5 bath é estampada por este templo. O prédio central do templo abriga uma estátua dourado de Buda iluminada de azul, e o claustro possui mais 50 estátuas de Buda, que simbolizam os mais diferentes estilos do Budismo.

CHINATOWN E LHONG 1919
Diversas cidades asiáticas possuem um bairro chamado Chinatown, que concentra os imigrantes chineses, e em Bangkok não seria diferente. A porta de entrada é pelo templo Wat Traimit, que guarda a maior estátua de ouro do Buda do mundo. Saindo pela Yaowarat Road, você encontrará o movimento típico tailandês, com diversos restaurantes e comida de rua disponíveis. Próximo ao Chinatown, está o Lhong 1919, um antigo templo chinês que em 2017 foi transformado em um complexo de lojas e luxo, com artigos como perfumes, artigos de decoração, roupas, entre outros produtos. Por ali, você irá encontrar uma mistura de comidas tailandesa, japonesa e chinesa, com direito à música ao vivo.

AYUTTHAYA
Já que esta Bangkok, que tal visitar uma cidade próxima? Ayutthaya foi fundada em 1350, na confluência de três rios. É a segunda capital do país, quando ainda era chamado de Reino de Sião. Ayutthaya é uma cidade histórica, que guarda palácios, templos e muitas ruínas dos templos de glória. A cidade foi invadida pelo exército birmanês (do atual Myanmar) em 1767, que a deixou devastada. Nesta viagem, você viajará no tempo e conhecerá de perto a história da Tailândia.

TEMPLO WAT SAKET – THE GOLDEN MOUNT
O Templo Wat Saket, ou The Golden Mount, é o mais antigo de Bangkok, construído em 1767 na era em que Ayutthaya ainda era a capital do país. Para chegar até o templo, é preciso subir 318 degraus, mas a vista compensa: uma visão panorâmica da cidade de tirar o fôlego.

MUSEU NACIONAL
O Museu Nacional da Tailândia localiza-se na cidade antiga e possui o maior acervo de arte e artefatos tailandeses do país, além de ser um dos maiores museus do sudeste asiático. O salão principal do museu guarda diversas estátuas de buda, em várias idades, tamanhos e materiais. O prédio era o antigo palácio do vice-rei, mas hoje exibe exposições de arte e história da Ásia e da Tailândia.

KAO SAN ROAD
Esta é a rua que concentra todo o movimento de Bangkok. Por ali, você irá encontrar de tudo: restaurantes, agências de turismo, comida de rua, espetinho de escorpião, lojinhas baratas, tuk tuk, comércio de rua e até tatuadores. É um bom lugar para adentrar no cotidiano da cidade e também para comer pratos típicos. À noite, o local vira uma balada a céu aberto, com bares disputando clientela, drinques servidos em baldes e música alta.

TEMPLO WAT ARUN
O incrível Templo Wat Arun se destaca na paisagem da cidade com sua torre belamente ornamentada de 70 metros de altura. Ele fica aos pés do Rio Chao Phraya, e é um dos cartões postais de Bangkok. Também conhecido como Templo do Amanhecer, foi construído no século 19 e é todo decorado com porcelana e flores.
Este templo simboliza o nascimento do Período Rattanakosin e a fundação de Bangkok como a nova capital da Tailândia, por isso, possui uma grande importância para a cidade e o país. Para chegar até lá, você precisa pegar uma balsa para atravessar o rio.

TEMPLO WAT RATCHANATDARAM
Este templo se destaca no horizonte, com 36 metros de altura e 37 pináculos, que representam as virtudes necessárias para se alcançar a iluminação. O templo possui espaço para meditação, estátuas e um mirante no topo para apreciar a vista de Bangkok. No complexo, também há uma loja de amuletos budistas, caso tenha curiosidade de ver ou mesmo de comprar uma lembrancinha da viagem.

MERCADOS FLUTUANTES
Bangkok segue a tradição dos mercados flutuantes, em que produtores locais vendem peixes, doces, temperos, verduras, legumes e frutas a bordo de barcos nos canais da cidade. Os mercados flutuantes acontecem aos finais de semana e estão espalhados pela cidade. O mais próximo do centro é o Taling Chan Floating Market, a apenas 10 km, e que pode ser uma opção legal de almoço no domingo.

TEMPLO WAT PHO
Dentre os 400 templos de Bangkok, selecionamos os principais que você precisa conhecer. O Templo Wat Pho é incrível em sua arquitetura, com estátuas de buda por todos os locais. Entretanto, a que mais chama atenção é a da entrada principal, cujo Buda possui 46 metros de comprimento e é banhado em ouro.
Na parte externa do templo há pequenas capelas e 91 chedis (estruturas em forma de torre ou sino que guardam as relíquias do Buda) decorados com mosaicos coloridos. Além disso, o complexo guarda a maior escola de massagem e medicina tailandesa, por isso, já reserve sua massagem para sair revigorado do templo.

E aí, o que mais te chamou a atenção em Bangkok?
Por Lid Capitani
Atualizado em 19 Fev 2020.