Brasília, no Distrito Federal, é a capital federal do Brasil, portanto, um destino muito importante nas esferas políticas, econômicas, sociais e administrativas. Engana-se quem pensa que o lugar se resume apenas em políticos e lugares clichês: Brasília reserva muita natureza e passeios para todos os gostos.
O destino costuma ser bem mais econômico, já que aos finais de semana e feriados a cidade costuma ficar mais vazia, uma vez que os políticos costumam voltar para suas cidades e, com isso, hotéis e passagens ficam com preços mais atrativos.
Para te inspirar a explorar um dos destinos mais importantes do Brasil, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer em Brasília:
CATEDRAL METROPOLITANA DE BRASÍLIA
A Catedral Metropolitana de Brasília é um passeio para os religiosos e para quem não é. Isso porque talvez seja a principal obra de Oscar Niemeyer em Brasília. O edifício, que foi construído entre os anos de 1958 e 1970, é uma verdadeira obra de arte, com 40 metros de altura e 16 arcos de concreto, emoldurado por um espelho d’água.
Vale a pena entrar na catedral e observar que a riqueza de detalhes não se resume apenas a sua fachada: seus vitrais coloridos são uma atração à parte, já que conforme a luz do dia, eles refletem uma cor diferente.
PRAÇA DOS TRÊS PODERES
A Praça dos Três Poderes é um espaço aberto enorme, de onde se tem uma vista privilegiada dos prédios que sediam os três poderes de Brasília: o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. É lá que costumam ocorrer as principais manifestações populares.
Quando estiver por lá, não deixe de conhecer as esculturas presentes no espaço. Entre elas está "Os Dois Cangaceiros", que simboliza os trabalhadores que construíram a cidade.
CONGRESSO NACIONAL
O Congresso Nacional, casa do Poder Legislativo, é um dos lugares mais famosos de Brasília [e do Brasil inteiro]. O edifício, projetado por Oscar Niemayer, é composto por duas torres e duas cúpulas: a convexa, que abriga a Câmara dos deputados, e a côncava, que abriga o Senado.
É possível fazer uma visita ao Congresso, gratuitamente, em um passeio que percorre os Plenários das duas Casas, os Salões Verde e Azul, além do Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Saiba mais AQUI.
PALÁCIO DO PLANALTO
O Palácio do Planalto é o nome oficial do local de trabalho da Presidência do Brasil. É onde está situado o Gabinete do Presidente da República, portanto, é um dos edifícios mais importantes de Brasília. Projetado por Niemeyer, o lugar é recheado de histórias e curiosidades.
Para quem tem o interesse em ver de perto o espaço que abrigou importantes presidentes do Brasil, é possível fazer uma visita guiada aos domingos, quando não há expediente.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
O Supremo Tribunal Federal, ou STF, é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro. É lá que ficam os ministros do supremo, portanto, é também um dos edifícios mais importantes de Brasília. O projeto, também de Niemeyer, forma junto com o Planalto e o Congresso os três poderes.
Um dos símbolos do Supremo é a escultura "A Justiça", localizada em frente ao edifício. Ela foi feita em 1961 e representa o poder judiciário como uma mulher com os olhos vendados e espada – os olhos vendados representam a imparcialidade da justiça e a espada representa a força, a coragem, a ordem e a regra necessárias para impor o direito.
MEMORIAL JK
O Memorial JK é um espaço dedicado a Juscelino Kubitschek, presidência da República entre 1956 e 1961. O acervo reúne fotos da época da construção da capital, objetos pessoais do ex-presidente e a reprodução de cômodos utilizados por ele, como a biblioteca. No segundo andar do museu está a câmara mortuária, onde estão os restos mortais de JK.
O espaço, projetado por Niemeyer, fica no ponto mais alto de Brasília e foi construído a pedido de Sara Kubitschek, ex-primeira dama.
MIRANTE DA TORRE DE TV
O Mirante da Torre de TV, que possui a entrada gratuita, é o melhor lugar para observar a cidade e ter uma visão 360º de tudo por lá. Vá ao local em dias de boa visibilidade, assim, será possível ver o planalto e os outros edifícios importantes de Brasília.
Aproveite para esticar o passeio na feirinha que tem em baixo do ponto turístico. Lá é possível provar as delícias típicas da cidade.
LAGO PARANOÁ
O Lago Paranoá é um lago artificial construído junto com Brasília, onde é possível praticar esportes aquáticos, andar de barco ou simplesmente admirar a paisagem. Por ser uma área bem grande, existem diversos lugares bacanas ao redor do lago.
A Ponta Sul costuma ser a área mais procurada pelos moradores locais, já que oferece espaço para caminhadas, bares e restaurantes, além de aluguel de equipamentos para praticar stand up paddle. O lugar é concorrido ao entardecer e aos finais de semana.
MUSEU NACIONAL
O Museu Nacional, projetado por Niemeyer, é um dos grandes museus de Brasília, sendo referência no Brasil inteiro. Seu nome completo é Museu Nacional Honestino Guimarães e ele faz parte do Conjunto Cultural da República juntamente com a Biblioteca Nacional.
Com instalações modernas, o museu não possui uma exposição permanente. Ele recebe exposições itinerantes e sempre diversificadas, como mostras fotográficas e exposições interativas de temas variados. Vale a pena ficar de olho na agenda.
CATETINHO
O Catetinho é outro museu de Brasília que vale a visita. Ao contrário do que se imagina de um espaço cultural, o lugar conserva as instalações nada palacianas da residência de Juscelino Kubitschek, que era onde ele ficava durante a construção de Brasília.
Com uma arquitetura simples, que foge dos tradicionais edifícios de Brasília da era Niemeyer, o Catetinho é uma verdadeira aula de história e o lugar certo para descobrir curiosidades sobre JK.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 12 Jun 2019.