Frankfurt ou Frankfurt am Main (Frankfurt no Rio Meno) é uma cidade muito importante na Europa. É um centro comercial, financeiro e cultural, por isso possui muitos passeios interessantes para conhecer. Desde pontos históricos, museus e tavernas a lojas para fazer muitas compras e uma vida noturna agitada. A boa notícia é que muitas atrações encontram-se próximas, para quem não tem muito tempo.
Coloque seus sapatos mais confortáveis e desbrave Frankfurt! Para isso, o Guia da Semana selecionou um roteiro incrível do que fazer na cidade. Confira:
Alte Oper
Outro prédio histórico no centro de Frankfurt é o Alte Oper, a Ópera da cidade. Foi severamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, e só foi reaberto em 198. É um belo prédio, com toque renascentista, e chama a atenção de qualquer um que passe pelo local. Um passeio interessante é comprar um ingresso para curtir uma noite de espetáculo e apreciar o interior deslumbrante do local.
Römerberg
Römerberg ou apenas Römer é uma construção antiga, que data 600 anos e abriga a prefeitura de Frankfurt, e fica numa praça de mesmo nome, tão antiga quanto o prédio. Cheia de casinhas estilo alemão do século XV e XVI ao redor, o passeio é um charme. O local é ideal para passear, comprar lembrancinhas, comer e beber. Na mesma praça, se encontra a igreja Alte Nikolaikirche e a Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen), construída em 1543, onde está exposta uma estátua da deusa Justitia segurando a balança da justiça. Os bombardeios da Segunda Guerra Mundial destruíram o centro histórico de Frankfurt, mas os esforços para reconstruí-lo foram grandes e hoje é um ponto turístico muito visitado.
Casa de Goethe
A Casa de Goethe é a casa onde o escritor alemão nasceu e cresceu, e ainda guarda boa parte da mobília original. Johann Wolfgang von Goethe é o cidadão mais famoso de Frankfurt, afinal, foi um dos maiores escritores alemães da era moderna. Na construção luxuosa, é possível conhecer a cozinha e os quartos bem decorados da família. A casa ainda guarda preciosidades e obras de arte incríveis – é como um passeio no tempo e na arte moderna.
Ponte de Ferro
A Ponte de Ferro ou Eiserner Steg, em alemão, é um ponto turístico muito simbólico em Frankfurt. Foi construída em 1869 para ligar o centro antigo ao bairro de Sachsenhausen. É exclusiva para pedestres e possui 174 metros de extensão. A vista dali é incrível, por isso, já deixe sua câmera preparada para boas fotos. Ao passear por lá, você vai notar que a ponte é repleta de cadeados do amor, forma simbólica de perpetuar o relacionamento de casais apaixonados.
Deutsches Filmmuseum
Os apaixonados por cinema precisam realizar esse passeio! O Deutsches Filmmuseum é um museu muito interessante e interativo de Frankfurt, que reúne uma coleção de objetos voltados ao mundo do cinema. São objetos como caleidoscópios, que imitam a câmera escura, réplicas de personagens famoso da sétima arte, estatuetas do Oscar e muito mais. Todo o ambiente é pensado na interação com o visitante, o que torna o passeio ainda mais divertido!
Stadel Museum
Um dos museus mais importantes do mundo, o Stadel Museum reúne 700 anos de arte europeia desde o início do século XIV até o momento atual, com foco em períodos como Renascimento, Barroco e início da arte moderna. É um acervo vasto, muito importante e que conta com três mil pinturas, 600 esculturas, mais de 4 mil fotografias e mais de 100 mil desenhos e gravuras. São obras de artistas renomados como Sandro Botticelli, Rembrandt, Jan Vermeer, Claude Monet e Pablo Picasso. É uma verdadeira aula de história da arte!
Catedral de S. Bartolomeu
Um dos símbolos da cidade, de arquitetura gótica, a Catedral de S. Bartolomeu, ou simplesmente Kaiserdom, fica localizada no centro histórico da cidade. Construída no século XIII, a igreja foi palco de coroações de Reis Alemães e também imperadores do Sacro Império Romano. A igreja já foi reconstruída diversas vezes, após incêndios e bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, o prédio segue belo e imponente, com riquezas, altares e túmulos em seu interior. A entrada é gratuita e você ainda pode conferir um museu que fica dentro da igreja.
Historisches Museum
O Historisches Museum conta a história de Frankfurt e seus cidadãos desde o século XV até os dias atuais. É um museu bem antigo, que conta com cinco exposições permanentes e algumas temporárias. Fica próximo à Praça Romer, e guarda um acervo muito interessante, como a maquete da cidade, que começou a ser construída em 1925. É um ótimo passeio para quem quer conhecer mais da história da cidade.
Main Tower
Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Frankfurt ficou devastada e foi preciso muito esforço para reerguê-la. Por isso, hoje vê-se muitos prédios modernos e arranha-céus, que compõe o cenário contemporâneo da cidade. Um passeio bem legal para visitar na parte mais moderna é a torre de Main Tower, com um mirante incrível em que é possível ter uma visão privilegiada da cidade. O prédio possui 200 metros de altura, e o mirante fica no 54º andar. A visão estonteante de Frankfurt te deixará encantado!
Hauptwache e Rua Zeil
Em meio a área urbana de Frankfurt, localiza-se a Hauptwache, uma construção barroca erguida entre 1729 e 1731. Anteriormente, o local era uma prisão e estação policial. Depois, se transformou num famoso café. Pare seu passeio da tarde para fazer um check-in no local e tomar um bom café com os doces alemães. Depois, siga pela Rua Zeil, outro ponto famoso da cidade, que concentra muitas lojas, galerias e shoppings - é um ótimo local para quem deseja fazer compras na cidade
E aí, o que mais te chamou a atenção em Frankfurt?
Por Lid Capitani
Atualizado em 4 Dez 2019.