Já se imaginou no outono alemão, cercado de tons amarelos e avermelhados, com a temperatura amena e aquela atmosfera acolhedora? Heidelberg é o destino perfeito para sentir a tranquilidade de uma cidade pequena da Alemanha – sem falar que é uma ótima opção para um bate e volta se estiver em Frankfurt.
O grande atrativo da cidade é seu castelo incrível, no alto da montanha, com ares medievais. A melhor forma de chegar até lá é de trem, que sai da capital – e a viagem é bem rápida: cerca de uma hora apenas! Heidelberg ainda é uma cidade universitária, por isso há a opção de passar a noite por lá e curtir a vida noturna agitada.
Ficou animado(a) em conhecer o destino? O Guia da Semana listou alguns passeios imperdíveis para você fazer em Heidelberg, na Alemanha.
Igreja do Espírito Santo
Localizada na Markplatz, a Igreja do Espírito Santo possui estilo barroco, e foi construída entre os séculos XIV e XV. É uma igreja muito bonita, com arquitetura de impressionar e que possui algumas curiosidades como a impressão da equação de Einstein (E=mc2) em um dos vitrais, assim como a data do lançamento da bomba em Hiroshima. Há tours guiadas aos domingos de março à outubro, e também concertos de domingo a sexta em horários específicos.
Passeio pela ponte velha
A ponte velha é a que liga o centro histórico de Heidelberg com o outro lado da cidade, que fica do outro lado do Rio Neckar – é lá que estão o prédio da universidade local e o campus. A ponte dá um belo visual à cidade e rende boas fotos, com as casinhas estilo europeu atrás para enfeitar a paisagem.
Palácio Schwetzingen
Outro passeio que vale a pena fazer é conhecer o Palácio Schwetzingen, a residência de verão dos príncipes que data de 1350. Você vai conhecer toda a vida glamurosa da realeza e passear pelo jardim barroco mais belo da Alemanha, que possui fontes, esculturas e templos. Apesar de ser em outra cidade, Schwetzingen, é bem fácil e rápido para se chegar até lá – uma viagem de meia hora de ônibus resolve isso.
Andar de funicular
O passeio de funicular leva a pontos distintos e lindos de Heidelberg. São três paradas: a primeira sendo o castelo; a segunda, Molkenkur, onde há troca de funicular; e a terceira Königstuhl, de onde se tem uma vista incrível de Heidelberg, do alto da colina. A vista de todas as paradas são lindas e vão te deixar sem fôlego com a beleza natural de Heidelberg.
Castelo de Heidelberg
O principal ponto turístico da cidade é o Castelo de Heidelberg, localizado na colina Königsstuhl. Ele foi construído a partir do século 15 como residência real. O melhor jeito de chegar até o castelo é através do funicular que sai da praça Kornmarkt, no centro histórico. Aprecie a parte externa do castelo, seus jardins e a vista para a cidade abaixo. Depois, aventure-se pelos cômodos e aposentos. Ao norte do castelo, há uma capela onde ainda se realizam casamentos. O cenário do castelo é todo mágico e te leva a tempos antigos.
Caminhe pelo centro da cidade
Um bom passeio pelo centro da cidade de Heidelberg é o melhor jeito de conhecê-la. Comece pela praça Kornmarkt, construída no século 16 e repleta de prédios históricos como o Palácio Graimberg e o Palácio Príncipe Carlos, com um chafariz e uma estátua barroca de Nossa Senhora no centro. Depois, conheça a Marktplatz, a principal praça do centro histórico, com o prédio barroco da prefeitura (Rathaus) e a Igreja do Espírito Santo.
Passeio pelo Caminho dos Filósofos
O Caminho dos Filósofos, ou philosophenweg, é do outro lado da ponte velha, depois do centro histórico. Seu nome é em referência à história de que os professores da Universidade de Heidelberg, a mais antiga da Alemanha que data de 1386, gostavam de passear por ali para refletir. Não é à toa que o caminho é um ponto turístico: a vista dali é muito bonita e realmente inspiradora. É possível ver o castelo de Heidelberg, a Igreja do Espírito Santo e até o funicular que leva ao castelo.
Conheça a Universidade de Heidelberg
A cidade possui a universidade mais antiga da Alemanha, por isso é repleta de beleza e histórias para contar. Comece pela praça universitária, e depois dirija-se ao Museu da Universidade para conhecer um pouco dos 650 anos da instituição. No mesmo prédio, aprecie o glorioso Salão Nobre, que foi reformado com estilo do renascimento italiano no final do século 19. Atrás do prédio da Antiga Universidade, você vai se deparar com a Prisão dos Estudantes, que eram detidos por delitos menores, onde as celas possuem grafites que datam daquela época. Também não deixe de conhecer a Biblioteca da universidade, um dos prédios mais belos do complexo, construído em 1905.
E aí, ficou interessada(o) em conhecer o destino?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 26 Nov 2019.