O distrito de Penedo fica a 176 quilômetros de distância da cidade do Rio de Janeiro. O local possui 30 mil habitantes e a viagem de ônibus da capital carioca até ali dura três horas. Antes, Penedo era apenas um bairro de Itatiaia, mas depois da imigração finlandesa tornou-se distrito. Hoje, recebe muitos turistas que buscam conhecer suas delícias culinárias e belezas naturais.
Situada aos pés da Serra da Mantiqueira, Penedo é a maior colônia finlandesa do Brasil fora do sul. Ficou curioso (a) para saber mais sobre a região? Então, confira as dicas que o Guia da Semana selecionou sobre Penedo, no Rio de Janeiro.
Museu Finlandês
O Museu Finlandês expõe muitos objetos que remetem à cultura finlandesa, desde malas de madeira de imigrantes até artesanatos e roupas típicas que contam sobre a colonização do local. É uma verdadeira aula de história e cultura finlandesa. A entrada custa R$10 (inteira).
Foto: Reprodução/Facebook Clube Finlândia / Reprodução/Facebook Clube Finlândia
Pequena Finlândia
Pequena Finlândia é o nome do centro comercial da cidade onde você encontrará muitos turistas. O local é repleto de lojas de decoração, lembrancinhas e artesanato, além de diversos restaurantes – não deixe de provar o sorvete finlandês e de visitar a Fábrica de Chocolate, que vende deliciosos chocolates e trufas. Por ali, também há locais dedicados às crianças, como a Casa do Papai Noel, com decoração festiva e um Papai Noel disponível o ano inteiro para fotos e pedidos.
Pico do Penedinho
Para chegar no pico é preciso seguir numa trilha um pouco íngreme, de cerca de 30 minutos de caminhada, mas que compensa no final. Possui uma altitude de 600 metros onde é possível ver parte dos municípios de Itatiaia e Resende, praticamente todo o Penedo e a bela Serra da Índia. Para fazer o passeio, é preciso pedir autorização na Casa de Chocolates, já que o pico fica em propriedade privada. Vale muito a pena, pois a vista é espetacular.
Cachoeira das Três Bacias
Outra beleza natural, a Cachoeira das Três Bacias é perfeita para quem gosta de relaxar. A água gelada é boa para aquele banho para tirar todas as impurezas e se sentir leve. No verão, é uma ótima pedida já que a região é muito abafada, chegando a temperaturas altíssimas.
Três Cachoeiras
As cachoeiras da região ficam muito próximas umas das outras – mas não confunda seus nomes. A Três Cachoeiras possui três quedas d’água seguidas e também possui uma piscina natural translúcida. É possível chegar tanto de carro quanto de ônibus, ou através das agências de turismo locais.
Parque Nacional do Itatiaia
O distrito de Penedo fica praticamente dentro do Parque Nacional do Itatiaia, o que já motivo para você incluir o local em seu roteiro. Administrado pelo Instituto Chico Mendes, o parque é imenso e é dividido entre a parte alta e baixa. A parte alta é a que possui trilhas mais difíceis, íngremes e entre as montanhas. Já a parte baixa possui trilhas de nível fácil a médio, cachoeiras e lagos. O local é perfeito para quem busca ecoturismo e aventura!
Cachoeira de Deus
Penedo também é destino para quem busca belezas naturais. Uma delas é a cachoeira de deus, com 15 metros de queda d’água e uma piscina natural. Para chegar ali é preciso seguir por uma trilha que sai do centro do distrito e demora cerca de 20 minutos. Não deixe de conferir!
Cachoeira Poço das Esmeraldas
Esta é uma piscina natural que fica logo abaixo da cachoeira das três bacias, a cinco quilômetros do centro. A água é gelada, mas no verão, com calor de 40 graus, é um belo mergulho refrescante.
E ai, ficou com vontade de conhecer Penedo?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 27 Set 2019.