Salzburg é uma cidade próxima a Munique, na Alemanha, e se tornou turística por ser lar de um dos gênios da sociedade moderna: Mozart. Há muito o que fazer na cidade, que apesar de pequena, encanta com seu charme, jardins, palácios e castelos. Deixe-se perder pelas ruelas, museus e igrejas locais, e de quebra você ainda consegue aprender um pouco sobre a vida de Mozart. Além de ser lar deste grande artista, a cidade também foi cenário do filme “A Noviça Rebelde” – e por isso existem passeios totalmente focados nos locais que apareceram no longa.
Ficou curioso(a) para conhecer o destino? O Guia da Semana fez um roteiro com 10 passeios incríveis para fazer em Salzburg. Confira!:
MOZART GEBURTSHAUS
Este ponto turístico é para quem quer conhecer um pouco mais sobre a vida de Mozart. Esta foi a casa onde o compositor nasceu e viveu até os 26 anos. Trata-se da atração mais visitada da cidade, e uma das mais visitadas na Áustria. No museu, você conhece um pouco mais sobre a vida do artista compositor, além de ter contato as obras e objetos pessoais dele e da família.
KAPITELPLATZ
A tradução de Kapitelplatz é literalmente Praça Capital. O local possui uma interessante estátua no meio: uma bola dourada gigante com um homem no meio. A construção se chama ‘A Esfera’ e representa os homens e foi feita pelo artista Stephen Balkenhol. Salzburg está repleta de outras obras de arte moderna espalhadas por todos os cantos, por isso fique atento ao andar pela cidade
PONTE MAKARTSTEG
Aproveite um momento do passeio para conferir a Ponte Makartsteg. Dali, a vista da cidade é linda e rende boas fotos, especialmente em dias ensolarados. A ponte separa a parte antiga e a nova da cidade, e ganhou o apelido de ponte dos cadeados graças aos casais apaixonados que deixam cadeados trancados como promessa de amor.
PALÁCIO E JARDINS DE MIRABELL
O Palácio e Jardins de Mirabell são o cartão-postal de Salzburg. De estilo barroco, o jardim é uma graça, calmo e tranquilo - um bom lugar para descansar. O local também foi cenário do filme “Noviça Rebelde” ; apareceu na famosa canção "Do Re Mi". E claro que a cidade de Mozart seria um santuário da música clássica. Por isso, um passeio incrível para fazer é assistir a um concerto no lindo salão mármore do Palácio de Mirabell.
MOSTEIRO E CEMITÉRIO DE SÃO PEDRO
Próxima à Praça Capital há uma pequena entrada para o Mosteiro e Cemitério de São Pedro. A princípio pode parecer um passeio mórbido, mas o cemitério foi cenário do filme “Noviça Rebelde”, por isso é um bom passeios para os fãs de cinema. O mosteiro foi fundado no ano de 700 e possui muita história. Já foi alvo de bombardeios, além de ter sido reconstruído algumas vezes. No complexo, ainda há uma igreja bonita, de arquitetura romântica e altar de estilo rococó. O teto da igreja é decorado com afrescos, detalhes em gesso e um órgão incrível.
RUA GETREIDEGASSE
Esta é a rua onde fica a casa de Mozart, e é a principal rua comercial de Salzburg. Por ali, há restaurantes e cafés onde você pode provar o famoso docinho de chocolate "Mozart Balls", vendido em todos os cantos da cidade. Aproveite para ver as lojas e boutiques se pensa em levar lembrancinhas para os parentes ou até mesmo para si. Uma curiosidade interessante é que as lojas preservam uma tradição comercial da Idade Média: possuem placas de metal com desenhos indicando que tipo de negócio é feito. É que naquela época, as pessoas não escreviam ou liam.
MOZARTPLATZ
A Praça de Mozart é uma homenagem ao cidadão mais ilustre de Salzburg. O local possui uma estátua do compositor inaugurada em 1842. Uma curiosidade a respeito do lugar em que a estátua está é que a mãe de Mozart morava na casa número 8 da Mozartplatz. Um de seus grande apoiadores foi o Rei Ludwig I, que doou uma grande quantia de dinheiro para que a estátua fosse construída. No inverno, o local se transforma em uma pista de patinação, em que crianças e adultos se divertem.
CATEDRAL DE SALZBURG
A Catedral da cidade é linda e gratuita, o que já justifica sua visita. Ela se destaca no horizonte da cidade, chama atenção por sua imponência e beleza exterior. O interior também não fica para trás, já que o complexo abriga muitos arcebispos importantes de Salzburg. O edifício atual foi inaugurado em 1628, mas foi reformado após bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. A catedral possui arquitetura barroca, com detalhes em gesso e uma cúpula decorada com pinturas coloridas. A cripta do complexo também vale a visita - de estrutura de pedra, ela apresenta um show de luzes e sombras, tudo num ambiente místico.
Uma curiosidade é que na praça em frente à Catedral há um mercado de Natal que acontece semanas antes do feriado. O mercado fica repleto de barraquinhas que vendem comida local, vinho quente, enfeites de Natal e presentes.
PALÁCIO RESIDENCIAL DE SALZBURG
Próximo à Catedral de Salzburg há o palácio residencial de príncipes e arcebispos que governavam a cidade. Trata-se de um prédio gigante, com mais de 180 salas, divididas em museus de arte e salas onde moravam os residentes honorários. Ela ainda continua a ser um local que recebe visitas ilustres - inclusive, a residência já recebeu Mozart para tocar suas obras clássicas. A visita dura cerca de duas horas, por conta da grandeza do local, e é conduzida por um audioguia.
FORTALEZA HOHENSALZBURG
A Fortaleza Hohnsalzburg é um monumento de mais de 900 anos – é uma das maiores fortalezas do século XI na Europa. Por isso, é um dos pontos obrigatórios para conhecer em Salzburg. A subida é íngreme, então a dica é pegar o funicular que sai da Praça Capital. Lá do alto da fortaleza você terá uma vista incrível de Salzburg, dos telhados de igrejas, do rio Salzsach e das montanhas que rodeiam a cidade. O tour guiado fornece informação a mais sobre o forte e a cidade, além de proporcionar a experiência de poder subir nas muralhas.
O forte foi construído para proteger a cidade, mas nunca foi atacado, por isso é muito bem preservado. Ele foi construído em 1077, mas foi ampliado entre 1495 e 1519. Já serviu como residência dos arcebispos de Salzburg que governavam e eram responsáveis pelas munições e prisão. O museu da fortaleza conta essa história e mostra os aposentos dos arcebispos, a coleção de armamentos e até instrumentos de tortura.
E aí, que tal se aventurar neste destino?
Por Lid Capitani
Atualizado em 26 Fev 2020.