Serra Negra é um município que fica a 150 km de São Paulo e faz parte do Circuito Turístico das Águas. O destino faz parte desse seleto grupo pois uma de suas principais atrações são as fontes medicinais que atraem muitos turistas para provar de suas propriedades terapêuticas. Além dos passeios citados acima, Serra Negra proporciona diversão e entretenimento para adultos e crianças.
O Guia da Semana reuniu 8 passeios imperdíveis em Serra Negra que vão te convencer a desbravar o destino o quanto antes. Confira:
Aprecie a vista do Alto da Serra
É o ponto mais alto da região, com 1.130 metros, de onde é possível avistar nada menos do que 10 cidades ao redor! O acesso é gratuito, feito de carro ou ônibus, que saem da Adega Colonial. Aprecie a vista da viagem, já que a estrada é íngreme até chegar ao topo. De lá, a vista panorâmica é recompensadora e rende boas fotos.
Disneylândia dos Robôs
Um passeio incrível para fazer com crianças! Desde 1988, o inventor Pedrinho Tomé cria robôs de materiais recicláveis e sucata, e inventa figuras extraordinárias. E o melhor: os robôs são interativos – eles andam e se movimentam. Os destaques são a estação de trem, a mini cidade-mecanizada, o museu do egito, a discoteca dos robôs e as réplicas de mísseis. As crianças vão ficar encantadas com tantos brinquedos diferente.
Foto: Reprodução/Site Oficial Disneylândia dos Rôbos
Tour rural
Para um passeio mais adulto, faça o turismo rural em Serra Negra. São várias opções de fazendas e sítios onde são produzidos queijos, vinhos, cachaças e doces artesanais, os quais você poderá comprar diretamente dos produtores. Visite o Museu do Vinho e da Cachaça Família Silotto, com mais de cem anos e aberto a visitação – a família Silotto produz vinhos, cachaças, café, queijos, doces e muito mais. Na Fazenda Vale do Ouro Verde, você poderá conhecer o processo de fabricação e moagem do café, enquanto no Sítio Bom Retiro, a família Carra produz vinhos de uva e laranja, além de cachaças de vários tipos. Para os fãs de boas bebidas alcoólicas, este passeio é imperdível.
Parque Macaquinhos
O nome do parque já diz tudo! No Parque Macaquinhos, prepare-se para encontrar diversos animais, principalmente macacos engraçadinhos. Além dessa presença ilustre, o parque oferece piscina, pesca, parede de escalada, pedalinho, arvorismo, passeio a cavalo, aluguel de barco e caiaques, passeios de quadriciclo, stand up paddle, passeios de charretes, paintball, tirolesa e tirolesa aquática, além de playground. Ufa! É diversão que não acaba mais! A entrada é gratuita, mas cada atividade deve ser paga separadamente.
Fontes Medicinais
Serra Negra faz parte do circuito das águas de São Paulo por um motivo: suas fontes com propriedades medicinais. São 7 fontes abertas à visitação, sendo as mais visitadas no Parque Fonte Santo Agostinho, onde há as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia, e no Parque das Fontes. Ambos os parques possuem uma ampla área verde, com bosques, trilhas e lagos. Foram as águas minerais com propriedades terapêuticos que alavancaram o turismo local, e hoje muitos vão ao local para pegar um pouco dessa magia.
Passeio de teleférico
O passeio de teleférico dura cerca de 15 minutos e percorre 1400 metros de extensão. O ponto final é no Pico do Fonseca, com mais de mil metros de altitude, onde localiza-se a estátua do Cristo Redentor de Serra Negra, com 18 metros de altura. Aos pés do Cristo, há um mirante com vista deslumbrante da cidade.
Passeio de Maria Fumaça
Serra Negra é um belo destino para conhecer em família, e o passeio da Maria Fumaça é uma ótima pedida para entreter as crianças. Ao todo são percorridos 8 km de trenzinho pelos principais pontos turísticos da cidade e o passeio dura cerca de 50 minutos. Há duas paradas de 10 minutos em frente às fontes medicinais, uma passagem pelo Mercado Cultural e pela fachada da Disneylândia dos Robôs.
E aí, ficou curioso(a) para conhecer Serra Negra?
Atualizado em 4 Nov 2019.