O Cabo Verde é um conjunto de 10 ilhas no Oceano Atlântico, pertencente à África. O arquipélago fica a 450 quilômetros do continente e tem como idioma local o português, com dialeto crioulo. Com praias belíssimas de água azul turquesa e areia branca, o destino faz sucesso entre os turistas que buscam sossego, natureza e aventura.
Já Ilha do Sal é o destino para quem ama praias paradisíacas, mergulhos e paisagens impressionantes. Conhecida por suas salinas, a ilha é um dos pontos mais visitados do arquipélago de Cabo Verde, e não é por menos. Se procura sossego, a Ilha do Sal é seu lugar – seja para curtir uma praia, os restaurantes ou os cafés espalhados pela cidade.
Para te inspirara a conhecer o destino, o Guia da Semana listou alguns passeios na atraente Ilha do Sal que valem a pena. Confira:
Praia de Santa Maria
A Praia de Santa Maria é uma das mais belas praias – e a mais famosa – da ilha. Lá, o mar é mais calmo, com três quilômetros de areia branca e mar translúcido, no qual é possível ver as formações rochosas no interior. Além disso, por lá há muitos hotéis, restaurantes e bares. O azul turquesa da água e o sol forte vão te impressionar.
Molhe de Santa Maria
Como se fosse um deck mar adentro, o molhe é um ponto de encontro do povo da Ilha do Sal. Ao final da tarde, os barcos pescadores voltam ao cais e apresentam as pescas do dia. As mulheres vendem os peixes e negociam os preços com turistas e locais. Alguns peixes vão aos restaurantes locais; outros, às mesas das famílias. Peça também o seu e tenha uma verdadeira experiência cabo verdiana.
Salina da Pedra do Lume
A Salina da Pedra do Lume está localizada ao norte da ilha, por isso, o melhor jeito de chegar até ela é através de carro. A salina foi criada de uma cratera vulcânica que foi inundada por água do mar; e assim criou-se uma lagoa verde água. De água muito salgada, a salina é perfeita para um banho rejuvenescedor. Se você não gosta de sal no corpo, é possível pagar 1 euro para retirar o sal pós banho. Antigamente, funcionava uma indústria de extração de sal, Hoje, sua principal função é de turismo. Ainda é preciso pagar para acessar a cratera, mas definitivamente, é um passeio que vale a pena.
Buracona
Acessível apenas de carro, a Buracona é uma cratera feita de lava vulcânica, que a água do mar entrou e criou uma linda piscina de águas cristalinas. Uma vista incrível! Por lá, é possível ver grutas – em algumas, você pode entrar com equipamento através de um túnel. De manhã, a água reflete a luz solar e cria um fenômeno indescritível, e a cor se transforma em um tom azul esverdeado belíssimo.
Kitesurf
Para os mais aventureiros, a Ilha do Sal também oferece a prática de kitesurf e outros esportes aquáticos. Entre novembro e maio, o mar da ilha fica repleto de surfistas - não é à toa que a região faz parte da 1ª etapa do circuito mundial de kitesurf. Caso não seja fã da modalidade, há outras práticas que você pode experimentar por lá, como mergulho, pesca, snorkeling e flyboard. A verdade é que a melhor aventura é feita de vento, sal e sol.
Praia Ponta Preta
Se você deseja conhecer outra praia além de Santa Maria, visite a Ponta Preta, que fica um pouco mais ao sul da ilha. É mais fácil chegar de carro, ou sua caminhada desde Santa Maria será longa. A praia também é paradisíaca e ainda conta com uma duna, cuja vista de cima é surreal. Vale a pena visitar.
As ruas em Santa Maria
As ruas de Santa Maria não deixam de ser agitadas. Ali, os turistas se misturam com locais, nos bares, restaurantes e cassinos ao longo do litoral da praia de Santa Maria. Experimente a música local, que é uma das riquezas do povo cabo verdiano, além de aproveitar o visual do mar, o pé na areia, a música dançante e um bom drink. A verdade é que a Ilha do Sal vai te deixar extasiado.
Já deu para sentir o vento e o sal no rosto?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 7 Set 2019.