Alentejo, a maior região de Portugal, é conhecida por abrigar diversos vilarejos históricos com construções ricas em detalhes que remetem à época da coroa. Para quem gosta de bater perna e explorar cada cantinho de um país, a região é praticamente obrigatória no roteiro.
Com lugares famosos e outros que provavelmente você nunca ouviu falar, Alentejo encanta a todos por simplicidade e charme, já que consegue provocar a sensação de que ‘se está voltando no tempo’.
Para te convencer a explorar esse destino pra lá de surpreendente, o Guia da Semana fez uma lista com 8 lugares imperdíveis para conhecer em Alentejo. Confira:
ÉVORA
Évora tem tudo para surpreender. Conhecida como 'a cidade museu' por causa dos seus monumentos que remontam à época romana, o local atrai turistas que amam história e lugares impressionantes. Suas ruas estreitas em paralelepípedos levam à praça principal.
Um dos cartões-postais de Évora é o Templo Romano, que foi construído no século I no fórum romano do vilarejo, possivelmente em homenagem ao imperador Augusto.
MONSARAZ
Monsaraz é uma pequena vila localizada no distrito de Évora, que tem como característica imponentes muralhas ao seu redor. No alto da montanha e próximo ao rio Guadiana, o vilarejo medieval se ergueu rodeado por uma paisagem natural espetacular, o que deixa tudo ainda mais bonito.
Um dos lugares obrigatórios em Monsaraz é a visita ao Castelo. Com arquitetura militar, a fortaleza foi erguida em cima do monte Monsaraz e apresenta elementos medievais.
ELVAS
Elvas deve estar no roteiro de todos os viajantes que exploram o Alentejo. É que o local é considerado a maior cidade fortificada da Europa e reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. O lugar foi povoado por celtas e romanos, que deixaram seus rastros históricos por lá.
O centro histórico do Elvas merece ser explorado com calma, principalmente o Castelo de Elvas, que foi o primeiro monumento nacional português da região e é considerado Patrimônio da Humanidade desde 2012.
SINES
Sines é uma cidade litorânea que antigamente era uma vila de pescadores. Mesmo com o título de uma das praias mais bonitas da Europa, a região ainda consegue conservar o charme e a simplicidade dos velhos tempos. Além de praias paradisíacas, o lugar é perfeito para conhecer mais sobre a cultura de Algarve, visto que há museus e festivais imperdíveis por lá.
Um dos lugares que os turistas mais gostam de conhecer em Sines é o Museu dedicado a Vasco da Gama, navegador que nasceu em Sines e que ficou conhecido por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa à Índia.
MARVÃO
Marvão é considerada uma das vilas históricas mais bonitas de Portugal e basta olhar a fotografia para entender o motivo. Trata-se de um vilarejo amuralhado construído sobre uma montanha que já abrigou romanos e muçulmanos, sendo palco de lutas e ponto estratégico militar.
Saramago já dizia que "de Marvão vê-se a terra toda", por isso, vale a pena subir até o Castelo de Marvão e observar a incrível paisagem que se estende até a fronteira com a Espanha.
ARRAIOLOS
A apenas 20 quilômetros de Évora está a charmosa cidade de Arraiolos. Trata-se de uma vila alentejana no coração da região e que já abrigou diversos povos. Por isso, o local guarda um rico roteiro histórico, que deixa os turistas encantados.
Um dos lugares imperdíveis de Arraiolos é o Castelo de Arraiolos, construído no estilo românico-gótico no alto do Monte de S. Pedro. Em seu interior, envolvida pelas suas muralhas, encontra-se a Igreja do Salvador do século XVI.
ALEGRETE
Alegrete é uma pequena cidade de Portugal que geralmente fica de fora do roteiro de turismo pela região de Alentejo. O lugar está a mais de 480 metros de altitude, no meio do Parque Natural da Serra de São Mamede. O museu a céu aberto foi conquistado pelo primeiro rei português, D. Afonso Henriques em 1160.
É uma boa opção de destino para quem quer fugir dos lugares óbvios e conhecer um pouco sobre a história de Portugal.
VILA VIÇOSA
Vila Viçosa é uma pequena cidade no interior de Alentejo que abriga um dos palácios mais luxuosos do mundo, o Paço Ducal. Com 10 mil habitantes, o vilarejo foi a escolha dos Duques de Bragança para a construção de sua moradia. Anos mais tarde, essa família assumiu a coroa portuguesa, sendo a responsável pelos reinados no Brasil, com Dom Pedro I e Dom Pedro II.
Só a sua fachada já surpreende, já que são 110 metros cobertos de mármore. Porém, o mais impressionante é o seu interior, que conta com salões com uma riqueza de detalhes que deixa qualquer um boquiaberto.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 27 Nov 2019.