A argentina possui paisagens de tirar o fôlego: são montanhas, lagos e parques, cada uma com suas características locais. A região andina é marcada por montanhas e, no inverno, por neve e estações de esqui. Já a parte mais extremo sul da Argentina também é paraíso para os que querem ver paisagens belíssimas e diferentes. Sem falar que o país inteiro é marcado por belezas naturais distintas, de Norte a Sul, que atrai muitos turistas que gostam de aventura e ecoturismo.
Ficou curioso? O Guia da Semana selecionou 7 locais incríveis para acampar na Argentina e curtir o melhor da natureza. Confira:
Tierra Del Fuego
No local mais a extremo sul da América há um arquipélago repleto de maravilhas naturais. A cidade mais visitada é Ashuaia e possui uma paisagem belíssima, repleta de montanhas, geleiras e bosques. Passeie pelo Parque Nacional da Terra do Fogo, siga suas trilhas e aprecie a natureza local. Outros passeios interessantes são a Pinguinera, para observar os pinguins; o centro da cidade; Laguna Esmeralda e a estação de esqui Cerro Castor. Os campings locais ficam ao redor da cidade e dentro do próprio parque, com fácil acesso às atrações turísticas.
Esteros Del Iberá
Muito perto da fronteira com o Brasil, o Parque Nacional Esteros del Iberá é a terceira maior reserva de água doce do mundo. Lá é possível acampar no meio da vida selvagem mesmo! Entre capivaras, jacarés e aves, o local é considerado o pantanal argentino. Por lá, há várias opções de atividades como fazer as trilhas pela natureza do parque, conhecer cidade de Pellegrini, observar os animais silvestres e relaxar.
Mendoza
Uma das cidades mais procuradas para turismo da Argentina, Mendoza proporciona passeios muito interessantes. É reconhecida por ser uma cidade com gastronomia fenomenal e noites agitadas, além do ecoturismo e das famosas vinícolas, que produzem um dos melhores vinhos do mundo.
Os aventureiros buscam as região pelo ecoturismo do Parque Provincial Aconcágua, que possui o maior cume da América do Sul, de mesmo nome. A dica de locais para acampar é a região de Potrerillos, que possui lagos e quedas d’água, e Cacheuta, em que há lagos com águas termais deliciosas para aproveitar em dias mais quentes. Nestes locais, o ecoturismo é forte, e você pode aproveitar atividades como rafting e trekking.
San Carlos de Bariloche
Bariloche é uma região muito cobiçada pelos turistas por oferecer turismo, paisagens maravilhosas, montanhas, lagos e boa gastronomia. A cidade fica na província de Río Negro, ao norte da Patagônia, e possui muitos passeios. Você pode conhecer a cidade, visitar a estação de ski Cerro Catedral, apreciar as belezas naturais do lago Nahuel Huapi e fazer trekking pelas montanhas. Aproveite que há muitos campings ao redor da cidade para ficar mais perto da natureza, com maior tranquilidade.
Cataratas do Iguaçu
Na divisa do Brasil com a Argentina há as Cataratas do Iguaçu, um local de beleza e força natural que virou ponto turístico para ambos os países. Na parte da Argentina, é possível atravessar uma parte das cataratas através de uma ponte – é possível observar de perto a incrível força das águas. Próximo às cataratas há uma vila muito charmosa chamada Puerto Iguazú, em que se encontram alguns campings para os entusiastas da natureza. Vale a pena visitar a cidade e conferir outras atrações do Parque Nacional do Iguazú.
Parque Nacional Los Alerces
A cerca de 200 quilômetros ao sul de Bariloche, próximo à cidade de Esquel, encontra-se o Parque Nacional Los Alerces. Dentro do parque há locais para acampar de graça, que oferecem banheiros na alta temporada, e também pagos, que possuem maior estrutura. Considerado um dos parques mais bonitos da Argentina, ele é repleto de lagos e é cortado pelo rio Arrayanes. Além disso, é caracterizado pelas enormes árvores Alerces, de tronco alaranjado, e que só crescem na região andina. Perca-se pelas trilhas no parque e aproveite para dar um mergulho nas águas da região.
Parque Nacional Los Glaciares
Se procura paisagens de tirar o fôlego e uma experiência distinta de qualquer outra, o Parque Nacional Los Glaciares é seu destino. Recomenda-se ficar pelo El Chaltén, onde há alguns campings gratuitos e a entrada do parque também é gratuita. Aventure-se nos trekkings até o mirante do monte Fritz Roy e a Laguna de Los Tres, e desfrute de uma paisagem sem igual, cercada de neve, água verde clara e montanhas. É de impressionar!
E aí, já separou sua barraca?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 18 Set 2019.