A culinária portuguesa é conhecida e reconhecida por sua produção de vinhos, azeites, azeitonas e peixes, principalmente o bacalhau. Sem falar no Pastel de Nata, doce que também faz muito sucesso por aqui, e no lanche Francesinha.
Pensa em viajar a Portugal e quer saber onde comer todas essas delícias no país? O Guia da Semana fez uma listas com alguns pratos típicos portugueses que você precisa experimentar no país. Confira:
Arroz de Pato
Parecido com um risoto, o Arroz de Pato é outra delícia da gastronomia portuguesa. Ele é feito com carne de pato que vai ao forno e é servido com chouriços por cima, misturado com arroz. Além deste prato, Portugal consome muito arroz e são várias receitas típicas, como o arroz de tomate e arroz de feijão. Em Lisboa, a dica é procurar o Arroz de Pato no Floresta do Salitre. Já em Porto, o restaurante para comer esta iguaria é O Buraco.
Pastel de Nata
O Pastel de Nata, sobremesa mais famosa de Portugal, é delicioso e perfeito para o café da tarde. O doce é feito com um creme de natas envolto com folhados – e a dica é polvilhar canela e açúcar. Para experimentar, vá ao seu local de origem: Belém, em Lisboa. Na capital, vá até a Fábrica de Pastel de Belém e encare a fila para saborear esta delícia. Se seu destino é Porto, vá à Fábrica da Nata, que também não deixa a desejar.
Bacalhau
Uma das comidas mais famosas do país é o Bacalhau – e não é por menos, pois as receitas portuguesas com este peixe são deliciosas. O bacalhau pode ser encontrado em formato de bolinho, cru (chamado de punheta de bacalhau), à Gomes de Sá, à Brás, com natas, assado com batatas, frito, com broa, entre diversas outras maneiras. Caso vá a Lisboa, visite A Casa do Bacalhau, que serve 20 opções de pratos com o peixe.
Queijo Serra da Estrela
Feito com leite de ovelha, este queijo é outra iguaria de Portugal, e é cultivado na Serra da Estrela. Envolto de uma casquinha fina por fora, ele é cremoso por dentro – de derreter na boca. É perfeito para passar em pães e torradas para acompanhar aquele cafezinho quentinho. Ele pode ser encontrado em mercados pelo país inteiro, mas se quiser experimentar ele em sua terra de origem, vá às cidades de Guarda e Covilhã, que ficam a leste da Serra da Estrela.
Sardinhas
As sardinhas são essenciais para a culinária de Portugal, e são muito presentes nas festividades de São João e Santo Antônio. Geralmente conservadas em azeite, elas são grelhadas e acompanhadas com batata cozidas e pimentões verdes assados. As sardinhas podem ser apreciadas em qualquer restaurante tradicional português, porém, recomendamos dois restaurantes em Lisboa para comer o prato: O Caldo Verde e Tasca do Jaime. E claro, aproveite as sardinhas de rua se estiver no país no mês de junho, em que são comemoradas as festas dos Santos.
Vinho do Porto
Não é possível falar de Portugal sem comentar dos vinhos. São típicos da culinária portuguesa e deliciosos. Se for até o Porto, não deixe de fazer um passeio de degustação de vinhos. Mas tome cuidado, pois o teor alcoólico dos vinhos do Porto é alto. O Rio Douro corta as cidades de Porto e Vila Nova Gaia, e por ali há muitas adegas que permitem a degustação. Para uma tarde de taças de vinho, vá às adegas Sogevinus Fine Wines, Sandeman e Graham’s, que ficam à beira do Rio.
Cozido à Portuguesa
A culinária de Portugal não é para quem tem estômago fraco. O cozido à portuguesa leva feijão, batata, couve, nabo, cenoura, carne de porco, boi e frango, além de chouriço e morcela. Apesar de grande, é uma delícia. Em Lisboa, procure o Tascas da Esquina e a Adega da Tia Matilde. Já em Porto, vá aos restaurantes O Ernesto, Manuel Alves e O Rápido.
Francesinha
O lanche Francesinha foi criado em Porto, e é lá que estão as melhores opções. É feito com pão, bife, linguiça, bacon, queijo, presunto, ovo e um delicioso molho com vinho do Porto, tomate e pimenta pipi-piri – sim, tudo isso mesmo! Engana-se quem pensa que vai passar fome só com este lanche, pois ele ainda é servido com batatas fritas. Não deixe de experimentar essa delícia em sua visita à Porto. Quando estiver por lá, procure pelos restaurantes Lado B e Café Santiago.
Ovos Moles
O ovo é um dos ingredientes mais utilizados pelos portugueses, principalmente nos doces. O quitute Ovos Moles pode ser encontrado em qualquer lugar do país, mas recomenda-se experimentá-lo em seu local de origem: a cidade de Aveiro, também conhecida como Veneza de Portugal. A receita leva gemas adoçadas envoltas em uma bolacha muito fina. Em Aveiro, experimente o doce na Confeitaria Peixinho.
Ginjinha
Que tal um licor diferente? Além dos tradicionais vinhos de Portugal (que são deliciosos e merecem uma taça), o país possui outra bebida alcóolica muito tradicional: o licor de ginja, também chamado de ginjinha. A dica é beber no copo de chocolate – juntos, eles fazem uma combinação incrível. Ela é servida em diversos locais do país, mas se estiver em Lisboa, procure pelos bares Ginjinha do Carmo e A Ginjinha.
Queijada de Sintra
Outro doce especial da cozinha portuguesa, a queijada de Sintra é uma espécie de tortinha feita com ovo e requeijão, e claro, originária da cidade de Sintra. A cidade fica próxima à Lisboa, a cerca de 30 minutos de trem. Recomenda-se procurar a Confeitaria Piriquita no centro de Sintra, que é um lugar tradicional para comer as queijadas.
Já sabe qual prato vai experimentar primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 20 Set 2019.