Praias paradisíacas, museus de arte latina, parques nacionais, vulcões e pontos históricos; a Colômbia é um prato cheio para os viajantes que amam história e beleza natural. Como país tropical, ela não decepciona por suas incríveis praias e reservas naturais, mas também é repleta de opções urbanas como praças históricas, catedrais incríveis e museus.
Se você sonha em conhecer a Colômbia, por que não visitar algumas dessas atrações através da tour virtual que o Guia da Semana preparou? Confira a seguir:
Ilhas do Rosário
Próximo à Cartagena, há o incrível arquipélago Ilhas do Rosário, que faz parte da reserva natural do país. O Parque Nacional Corales del Rosário foi fundado em 1988 para proteger o mais importante recife de corais da Colômbia. Os turistas podem aproveitar as incríveis praias com paisagens de cair o queixo.
Morro de Monserrate
E para quem gosta de montanhas e trilhas, o Morro de Monserrate, em Bogotá, é a opção certeira. No morro está localizada a basílica do Senhor de Monserrate, local que atrai muitos peregrinos. É possível subir no morro através de trilhas, funicular ou teleférico. A vista do morro permite a visão de toda a cidade!
Catedral de Sal
A Catedral de Sal, em Bogotá, é um importante ponto turístico e cultural da Colômbia. Trata-se de uma catedral e santuário católico construído no interior das minas de sal de Zipaquirá, no subterrâneo do Parque de Sal, espaço cultural temático dedicado à mineração, à geologia e aos recursos naturais. É uma igreja diferente do que você está acostumado, por isso, não deixe de visitar.
Parque Nacional Natural Tayrona
O Parque Nacional Natural Tayrona é uma reserva ecológica, ao norte do país, reconhecida por suas enseadas belíssimas, lagoas costeiras, floresta tropical e uma rica biodiversidade. Além disso, em meio ao parque há um sítio arqueológico com as ruínas de Pueblito, restos das civilizações que habitaram a região de Tayrona. Aprecie esta incrível vista verde e azul do parque e se encante com a beleza natural da Colômbia.
Lagoa de Guatavita
Uma das maravilhas encontradas no meio dos andes colombianos é a Lagoa de Guatavita, situada no município de Sesquilé. O lago era associado a rituais indígenas envolvendo ouro, fato que levou os espanhóis a procurarem incessantemente esta lagoa. Foi ali que eles tiveram o primeiro contato com os indígenas Muisca, que viviam na região. Hoje, o local é visitado por quem procura ecoturismo. Além disso, o local atrai muitos visitantes por causa de sua associação com a lenda do Eldorado, uma cidade toda feita de ouro maciço.
Parque Nacional Natural Los Nevados
No andes colombianos, você encontrará o Parque Nacional Natural Los Nevados, que conta com um complexo de vulcões de dar arrepios. É composto por montanhas de gelo, bosques andinos e rios que abastecem as cidades ao redor. Para visitar o local, é preciso conferir as atividades dos vulcões, já que o vulcão Nevado del Ruiz foi configurado como alerta amarelo.
Praça de Bolívar de Bogotá
Já para quem gosta de uma paisagem mais urbana e típica da América Latina, a Praça de Bolívar, em Bogotá, é um ótimo lugar para conhecer. É a praça principal da capital do país, Bogotá, e possui uma estátua de Simón Bolívar, feita em 1846. O local teve grande importância para a história da Colômbia, e enquanto colônia, foi palco de feiras, circos e até touradas. Hoje, serve como local para manifestações políticas e sociais. O entorno da praça é repleto de prédios importantes como o Palácio da Justiça, a prefeitura e a Basílica de Bogotá.
Castelo de San Felipe de Barajas
Como parte da história sobre a colonização da América, em Cartagena, há uma das maiores obras militares do país: o Castelo de San Felipe de Barajas, construído em 1536. Foi um importante posto militar enquanto o local era colônia da Espanha e esteve presente na história de guerras locais. O local, feito de pedra, parece realmente uma fortaleza, com canhões ao redor e torres altas para avistar os inimigos que chegassem via mar.
Cidade Perdida
Buriticá 200 ou “Cidade perdida” é um sítio arqueológico localizado na Serra Nevada de Santa Marta, no vale médio do rio Buriticá, entre 500 e 2 mil metros de altitude. As ruínas foram encontradas ao longo da serra, em diferentes altitudes, e parece que os indígenas locais viveram por ali entre os séculos X e XVI. Para poder construir suas casas e plantar, eles construíram terraços e muros de contenção para evitar erosão. Através do Google Street View, é possível caminhar pelo local e se perder no meio da floresta.
Museu de Arte Contemporânea de Bogotá
A arte contemporânea é muito viva na América Latina, e não seria diferente na Colômbia. Fundado em 1966, o Museu de Arte Contemporânea de Bogotá possui uma coleção permanente de artistas colombianos, latino-americanos, alguns europeus e norte-americanos. A instituição é um centro cultural que reúne manifestações visuais, sonoras, cênicas, eletrônicas e literárias contemporâneas. Confira a página do museu no Google Arts & Culture e aproveite a tour virtual para conferir algumas das obras.
Foto: Reprodução/Facebook Museo de Arte Contemporáneo de Bogotá
E aí, qual destas atrações você vai conhecer virtualmente primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 22 Jan 2021.