A história da Polônia é turbulenta, passando por períodos de intensas guerras, inclusive a Segunda Guerra Mundial, que devastou o país. Essa intensa história deixou grandes memórias, que podem ser vistas e relembradas através de museus, construções antigas, como castelos e parlamentos, e memoriais.
A tour virtual pelo país revela atrações incríveis como Museus Nacionais de artes, o Campo de Concentração de Auschwitz e os Castelos Reais. Pensando nisso, o Guia da Semana listou 9 atrações turísticas na Polônia para você ver sem sair de casa. Confira:
Parque Lazienki
O Parque Lazienki é o Central Park de Varsóvia. É um dos maiores parques urbanos do país, com 80 hectares, bem no centro da cidade. De ponta a ponta ele faz divisa com dois importantes castelos: o Castelo Real, ao sul, e o Castelo de Ujazdów, ao norte. É um ótimo lugar para relaxar, curtir com a família, apreciar a paisagem de árvores e lagos. Descubra toda a extensão do parque através do street view!
Museu Nacional de Varsóvia
Com mais de 150 anos de idade, o Museu Nacional de Warsaw é outro com uma importante coleção – e não somente sobre a história do país, mas do mundo. O local reúne cerca de 830 mil peças, desde pinturas medievais e contemporâneas até múmias egípcias e arte sacra. O museu é dividido em galerias, que abordam a arte medieval, multimídia, arte do século 19, 20 e 21, além de outras voltadas ao artesanato, pintura, escultura e design polonês.
Castelo Real de Wawel
Em Cracóvia localiza-se o Castelo Real de Wawel, um dos símbolos da nobreza local. O castelo de pedra fica sob uma colina. No passado, a Cracóvia foi capital da Polónia, por isso, diversos reis e príncipes viveram no castelo. Hoje, ele serve como museu – por lá há peças reais e religiosas.
Museu Nacional de Cracóvia
O Museu Nacional da Cracóvia é um dos mais importantes do país. Ele foi instituído durante um período em que a Polônia foi privada de seu próprio Estado e país, em 1879. Até o final da Primeira Guerra Mundial ele era o único grande museu no país acessível ao público; hoje, ele continua a ser um dos maiores museus, com o maior número de coleções e exposições. O local, que possui diversos edifícios espalhados pelo país, conta com 780 mil peças, de pinturas a peças arqueológicas da história polonesa.
The Cloth Hall
Localizado na Cracóvia, o Cloth Hall é uma praça importante da Cidade Velha onde há um antigo mercado, que data do renascimento. Desde 1978 está classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Além de mercado, é um museu nacional com obras polonesas que guardam a memória deste local importante para o comércio e arte do país.
Basílica de Santa Maria
A Basílica de Santa Maria é a igreja mais famosa da Polônia, localizada na Cracóvia. Foi construída no século XIV, ao lado da Praça do Mercado, e possui estilo gótico. Sua fachada é composta por duas torres de alturas diferentes – a mais alta tinha a função de avisar a cidade sobre incêndios, invasões, abertura e fechamento da cidade. Atualmente, um trompete toca a cada hora em homenagem a um trompetista que morreu ao avisar à cidade sobre uma invasão. O interior da Basílica é espetacular: cores que se destacam, imagens de ouro e uma arquitetura particular. Veja tudo isso através do street view!
Campo de concentração de Auschwitz
Talvez um dos memoriais mais importantes da história da Polônia seja o campo de concentração de Auschwitz, que durante a Segunda Guerra Mundial mantinha e torturava os presos do regime nazista. Hoje, é um museu que preserva a memória das pessoas que morreram.
Muralhas de Cracóvia
Na região metropolitana de Cracóvia ficam as muralhas de Cracóvia, responsáveis pela produção de sal. Na verdade, é uma das minas de sal mais antigas e faz parte dos monumentos históricos da Polônia. Hoje, a atração conta com labirintos, exibições de tecnologia de mineração de sal, um lago subterrâneo, quatro capelas, várias estátuas esculpidas por mineiros com sal-gema e esculturas mais recentes de artistas contemporâneos.
Castelo Real de Varsóvia
Em Varsóvia há o Castelo Real, que abrigou reis e famílias reais polacas. Símbolo da história polonesa, o castelo fica na entrada da Cidade Velha. Além de residência, foi sede do senado, entre outros gabinetes administrativos. Ao longo da história, que data desde o século XVI, o castelo foi saqueado e destruído diversas vezes. Hoje, funciona como um museu nacional. Veja essa estrutura incrível através do street view.
E aí, qual destes locais você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 2 Set 2020.