Nápoles é uma cidade que precisa estar em seu roteiro pela Itália. Repleta de arquitetura antiga, capelas, castelos e arte, a cidade à beira do mar é de impressionar. Além de ser a terceira cidade mais populosa do país, também é reconhecida como a cidade oficial da pizza na Itália.
A boa notícia é que é possível conhecer o destino em uma tour virtual. Museus de arte, arqueologia, palácios, castelos, igrejas e até uma visão de cima do vulcão Vesúvio são algumas das atrações.
Assim, o Guia da Semana reuniu 10 atrações imperdíveis em Nápoles, na Itália, para você ver online através de uma tour virtual. Confira:
Praça Plebiscito
Também chamada de Largo di Palazzo ou Foro Regio, a Piazza del Plebiscito, em italiano, é uma importante praça localizada no coração de Nápoles. Com 25 mil metros quadrados, a praça é rodeada de importantes edifícios como a Basílica de San Francesco di Paola, o Palácio Real, o Palazzo Salerno e o Palazzo della Prefettura.
Castelo do Ovo
O Castelo do Ovo é o castelo mais antigo da cidade de Nápoles, e foi residência dos soberanos da cidade até o século XVI. Segundo a lenda, o poeta Virgílio escondeu no segredo do edifício um ovo mágico que manteria a fortaleza de pé, e sua quebra provocaria não apenas a ruína do edifício, mas da cidade inteira.
Castel Nuovo
O Castel Nuovo também é conhecido como Maschio Angioino, e teve sua construção iniciada em 1279 – e completada três anos depois. Sua história foi repleta de saques, invasões e reformas. Serviu de residência para a realeza de Nápoles, mas também serviu como posto militar.
Museu Nacional de Capodimonte
O Palácio Real de Capodimonte (Reggia di Capodimonte) hoje abriga o Museu Nacional de Capodimonte e a galeria de arte da cidade. O possui uma das maiores e mais complexas coleções de arte medieval, moderna e contemporânea do mundo. São mais de 120 galerias com obras de artistas como Caravaggio, Michelangelo, Rafael, Ticiano, Botticelli, Simone Martini, Giovanni Bellini, Jusepe de Ribera, Francesco Solimena, Guido Reni e muito mais.
Museu Arqueológico de Nápoles
O Museu Arqueológico de Nápoles é um dos mais importantes e mais antigos do gênero no mundo. Sua criação está intimamente ligada à figura de Carlos III da dinastia Bourbon, que ascendeu ao trono de Nápoles em 1734 e que promoveu grandes escavações na cidade. Por ali, você encontrará os tesouros de civilizações antigas, como pompeia, grega e até egípcia.
Vesúvio
Bem próximo à cidade de Nápoles está o vulcão adormecido Vesúvio, um dos únicos vulcões na Europa que esteve em atividade nos últimos 100 anos. Ele entrou em erupção pela última vez em 79 d.C, fato que resultou na destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano.
Palácio Real
O Palácio Real de Nápoles é um dos quatro palácios que serviu de residência aos reis de Nápoles e Sicília durante o reinado no Reino das Duas Sicílias (1730-1860). Localizado na Praça Plebiscito, o incrível prédio, construído em 1600, é todo decorado com estátuas dos antigos soberanos da cidade. Através do Google Street View, é possível ter uma visão de dentro e de fora do palácio, é só arrastar o boneco amarelo para as esferas azuis.
Catedral de São Januário
A Catedral de São Januário, ou Duomo di San Gennaro, em italiano, foi a primeira catedral construída por Constantino no quarto século e representa uma parte importante da história de Nápoles. Dizem que, na antiguidade, em seu local estava um templo dedicado ao deus Apolo, da mitologia romana.
Museu de Arte Contemporânea Madre
O Museu de Arte Contemporânea Madre é recente. Inaugurado em 2005, está localizado no coração de Nápoles, próximo ao Duomo e do Museu Arqueológico. O prédio do século XIX de três andares abriga exposições permanentes e temporárias de artistas contemporâneos. E um detalhe chama a atenção: no telhado do museu está localizado uma escultura de um cavalo, feito por Mimmo Paladino.
Città della Scienza
Um passeio diferente em Nápoles é conhecer o museu de ciências da cidade. Aberto em 1996, o Città della Scienza possui várias galerias para experimentar invenções científicas, aprender sobre o assunto e interagir com painéis. Há espaços sobre o corpo humano, um planetário e sobre a evolução de animais.
E aí, qual destes locais você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 19 Mai 2021.