Que o Brasil possui praias paradisíacas, todo mundo sabe. Nem uma vida inteira só dedicada à praia é suficiente para conhecer todas, dada a dimensão do nosso país. São ilhas desertas, praias de água azul cristalino, praias rodeadas por mata nativa, praias de tombo, de águas tranquilas, para surfistas - de Norte a Sul, existe uma praia que é a sua cara.
Pretende viajar para a praia em 2020? O Guia da Semana fez um roteiro com 14 praias brasileiras para você conhecer este ano. Confira:
Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)
A Ilha de Fernando de Noronha guarda paraísos difíceis de descrever em palavras. Um deles é a praia da Baía do Sancho, que está sempre nas listas de praias mais bonitas do Brasil. Você vai se encantar com suas águas transparentes e azuis. É possível chegar até a praia a partir de uma trilha de 1 km, pela Trilha do Sancho, até o mirante. Depois, é preciso encarar a descida para acessar a praia. Antes de descer, vale continuar a trilha até as ruínas do forte de São João Batista, onde é possível ver o Morro Dois Irmãos.
São Miguel do Gostoso (RN)
O vilarejo de São Miguel do Gostoso fica a 100 km de Natal, no Rio Grande do Norte, e é um destino perfeito para desligar e descansar. Abriga praias belíssimas, desertas, de águas cristalinas e beleza natural deslumbrante. Sem sinal de celular, é o momento para relaxar, explorar às dunas de areia, mergulhar nas praias e apreciar a comida local em restaurantes rústicos. Ali, fica a Praia do Marco, local onde há o marco do descobrimento do Brasil pelos portugueses. Uma dica imperdível é alugar um buggy e conhecer todo o litoral, que conta com pontos marcantes e paisagens de tirar o fôlego.
Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE)
A Praia dos Carneiros é perfeita para quem busca um pouco de tranquilidade e quer fugir da agitação. Rodeada por coqueiros e com uma charmosa igrejinha do século 18, esta praia é deserta e muito tranquila. A água é calma, limpa, translúcida e quentinha. Um destino extremamente romântico e para quem quer renovar as energias.
Moreré, Ilha da Boipeba (BA)
Ilha da Boipeba é uma das atrações mais visitadas do sul da Bahia, e não é por menos: suas praias chamam atenção pela beleza natural. Moreré é rodeada por coqueiros, com mar transparente e temperatura agradável. A Ilha fica próxima à Salvador, não muito distante de Morro de São Paulo.
São Miguel dos Milagres (AL)
São Miguel dos Milagres é uma joia no estado do Alagoas. Com menos de 8 mil habitantes, o município fica a 100 km de Maceió, e abriga praias deslumbrantes, desertas, com pouca ação do homem e pouco exploradas pelo turismo. O melhor é aproveitar as praias formadas por piscinas naturais de bancos de recifes, de águas calmas e transparentes. Um passeio de jangada pela Costa dos Corais revela lindas praias como Patacho, Porto de Pedras e Tatuamunha.
Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE)
Localizada na paradisíaca Fernando de Noronha, a Baía dos Porcos é uma praia conhecida da ilha, com o famoso Morro dos Dois Irmãos, cartão-postal de Noronha. O local é perfeito para quem busca mar calmo e tranquilidade. As formações rochosas na orla criam incríveis piscinas naturais, onde os turistas podem se deliciar com a água. Além disso, a praia é um verdadeiro aquário natural, sendo ideal para praticar snorkeling.
Ilha do Campeche, Florianópolis (SC)
Conhecida como o “Caribe de Floripa”, a Ilha do Campeche é um destino único e exclusivo de Floripa. O local é considerado Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, e só pode receber 800 pessoas por dia. Portanto, programe-se para não perder a viagem ao paraíso.
Na Ilha do Campeche está localizado um acervo arqueológico muito interessante, com pinturas rupestres e resquícios da cultura Itararé (habitantes intermediários entre caçadores e coletores e os guarani, conhecidos como Carijó). Além de praias, é possível fazer trilhas, conhecer costões e sítios arqueológicos na ilha.
Ilha do Amor, Alter do Chão (PA)
Alter do Chão é um destino paradisíaco, conhecido pelas praias de água doce mais belas do Brasil, na Ilha do Amor. Ela é uma pequena ilha amazônica, banhada pelo Rio Tapajós, e tem sua praia mais evidente nas épocas de seca da região, entre agosto e dezembro. É uma experiência imperdível!
Lagoinha do Leste, Florianópolis (SC)
Para chegar à paradisíaca Praia da Lagoinha do Leste, localizada na Ilha da Magia, Florianópolis, é preciso encarar uma longa trilha (partindo da Praia do Matadeiro ou Pântano do Sul) ou seguir em um passeio de barco. A faixa de areia fofa e branquinha é banhada por um mar agitado e de águas cristalinas, abrigando também um riacho que forma uma lagoa boa para banho. Subindo pelo costão direito da praia, o visitante pode contemplar uma das melhores vistas panorâmicas do local.
Praia do Farol, Arraial do Cabo (RJ)
Uma praia super restrita, mas de beleza hipnotizante. Ao chegar nela de barco, já se percebe a mudança da tonalidade da água para um turquesa lindo. A Praia do Farol tem um limite de pessoas por dia e os que chegam só podem ficar 40 minutos. Além disso, não é permitido levar alimentos ou outras coisas que possam sujar a praia. Não há restaurantes, nem ambulantes, por isso ela é uma praia deserta, com águas tão limpas que é possível ver os pés na areia. A praia fica na Ilha de Cabo Frio, e só é possível acessar de barco.
Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)
Uma praia muito bonita, com 3 km de extensão de areia branca, com águas cristalinas e rodeada por mata atlântica. As águas são mais agitadas, mas não é profunda. Tal beleza é de difícil acesso: você começa com uma embarcação, partindo da Vila Abraão até a Praia do Pouso, onde há uma trilha leve de 1 km até a Praia Lopes Mendes. Também é possível chegar de trilha de 6 km partindo de Abraão, passando pela Praia Grande das Palmas e Praia dos Mangues até chegar em Lopes Mendes.
Praia da Tainha, Bombinhas (SC)
A 70 km de Florianópolis localiza-se o município de Bombinhas, muito visitado durante o verão em Santa Catarina. A Praia da Tainha fica mais distante do centro, ao sul da península, e é perfeita para quem quer fugir da agitação. É pequena, com 200 metros de extensão, e o acesso se dá por uma estrada sem pavimentação que sai da Praia da Conceição. No caminho, há museus e mirantes para apreciar a vista. As águas são limpas, calmas, de tons que variam entre azul e verde e areia fina.
Taipu de Fora, Maraú (BA)
A Bahia é um destino muito procurado no verão, justamente por suas praias encantadoras. Porém, em Maraú você irá se deslumbrar com a praia de Taipu de Fora, que quando a maré está baixa é possível nadar em piscinas naturais que se formam entre os corais. O mar possui um tom que varia do verde ao azul, bem limpa, que permite mergulho com snorkel para observar peixinhos, recifes de corais e conchinhas.
Bonete, Ilhabela (SP)
Em Ilhabela, no estado de São Paulo, existe a Praia do Bonete, que é um verdadeiro paraíso de beleza natural. Localizada numa vila de pescadores na ilha com clima rústico, é perfeita para se desconectar do mundo, longe da tecnologia e do barulho. Entretanto, é um pouco difícil de chegar ao local. O acesso pode ser feito por mar, a bordo das tradicionais canoas “boneteiras” ou lanchas de passeios com agências de turismo, ou pela trilha de 12km pelo Parque Estadual de Ilhabela, que começa na Ponta da Sepituba, no extremo sul da ilha. Entretanto, por se tratar de uma trilha longa, é recomendável o acompanhamento de guias ou monitores ambientais.
E aí, qual destas praias você tem vontade de conhecer?
Atualizado em 10 Mar 2020.