A Índia possui muita história envolvendo impérios antigos e templos religiosos, por isso, o país é um prato cheio para o turismo. Por lá, é possível explorar templos budistas e hindus, sítio arqueológicos, palácios construídos por imperadores e muito mais. A boa notícia é que com o Google Arts & Culture você pode explorar este destino incrível sem sair de casa.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu uma lista de 10 atrações na Índia para você ver online. Confira:
Qutb Minar
Construído em 1.193, Qutb Minar é o mirante feito de tijolos mais alto do mundo. Localizado em Deli, tem 72 metros de altura e integra a lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993. Ao seu redor, há vários exemplos da arquitetura indiana para apreciar na tour virtual.
Forte Vermelho
Localizado em Deli e construído no século XVII, o Forte Vermelho fica na região conhecida como Velha Deli. Seu nome vem de sua construção com pedras vermelhas. Já seu interior é luxuoso por conta dos esforços dos soberanos em tornar aquela região uma cidade real. Infelizmente, com o passar dos anos, o local sofreu deterioração e saques, mas ainda permanece com sua construção original.
Grutas de Elephanta
Localizadas na Ilha de Elephanta, as grutas reúnem um complexo de templos que ocupa uma área de 60 mil quilômetros quadrados. Por lá, há uma câmara principal, duas câmaras laterais, pátios e santuários secundários. Presume-se que o local foi construído em 810 e 1260.
Konark Sun Temple
Konark Sun Temple é um templo solar dedicado a Surya, o deus do Sol. Está localizado no vilarejo histórico de Konarak, na província de Orissa. Foi construído no século 13 d.C, pelo arquiteto Kalinga. Em sua base, ficam 24 rodas solares entalhadas – e quatro delas ainda podem ser usadas como relógio.
Forte de Agra
O Forte de Agra, localizado na cidade de mesmo nome, fica a poucos quilômetros do Taj Mahal. Localizado na cidade de mesmo nome, o forte foi residência de imperadores do império Mogol. Por conta de sua importância, foi classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Grande Stupa de Sanchi
O Grande Stupa é um dos templos budistas mais antigos – data do século III a.C. Por ali, é possível conhecer um pouco da história do budismo talhada em pedra e simbolizada em esculturas antigas.
Taj Mahal
Um dos maiores monumentos da Índia com certeza é o Taj Mahal, outra maravilha do mundo moderno. E você consegue ver de fora este grande mausoléu em toda sua exuberância. A vista de cima é de impressionar qualquer turista, que certamente ficará fascinado pela arquitetura indiana.
Chand Baori Stepwell
Localizado em Abhaneri, no estado indiano de Rajasthan, o Chand Baori é um dos maiores poços da Índia, construído a mais de mil anos. Para chegar até o fundo, é preciso descer os estreitos degraus de pedra, que foram esculpidos em padrões geométricos.
Grutas de Ajanta
As grutas de Ajanta guardam relíquias indianas antigas impressionantes. Ajanta é um grupo de 32 cavernas com pinturas e esculturas de inspiração budista em Maharashtra que remontam o século II a.C. Estas grutas guardam a história de 700 anos do budismo, por isso são tão importantes na região.
Hampi
Hampi é um conjunto monumental que era a capital do império Vijayanagara de 1336 a 1565. Ele cobre uma área de 41,8 quilômetros quadrados no vale do Tungabhadra, em Karnataka, na Índia, e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. No centro de Hampi há 350 templos, dentre eles o templo de Vitthala, cujos pilares de pedra reproduzem sons musicais quando tocados.
E aí, qual desses pontos turísticos você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 7 Abr 2021.