O Japão é um país muito interessante de se conhecer. Dentre as atrações, estão os museus de arte asiática, os templos budistas, os mercados ao ar livre, a arquitetura icônica e única e muito mais. Ou seja: o local é, de fato, uma cultura rica e diferente de qualquer país ocidental.
Se você ainda não teve oportunidade de conhecer este país, saiba que é possível explorar virtualmente alguns dos principais pontos turísticos de lá através de uma tour pelo Google Arts & Culture.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 pontos turísticos no Japão para você viajar sem sair de casa. Confira:
Confira

Shimane Art Museum, Matsue
O Museu de Arte de Shimane foi inaugurado em 1999, em Matsue, com uma área total de 12.500 metros quadrados. Sua coleção abriga obras japonesas e ocidentais, de artistas como Momoyama, Corot, Sisley, Monet e Gauguin. Situa-se ao lado do lago Shinji, e foi projetado por Kiyonori Kikutake, com arquitetura ondulada e curva. O museu está comprometido com a promoção e desenvolvimento da arte como um centro cultural do século XXI.

The National Museum of Modern Art, Tokyo
Este foi o primeiro museu de arte nacional no Japão, fundado em 1952 e localizado em Tokyo. É o museu mais importante de arte japonesa moderna, com grande acervo de obras do século XX, e também com algumas obras ocidentais de diferentes estilos. Em sua coleção, você poderá conhecer artistas importantes do país como Nihonga e Noboru Kitawaki.

Ohara Museum of Art, Kurashiki
O Museu de Arte de Ohara, que fica na cidade de Kurashiki, foi o primeiro museu a exibir arte ocidental no Japão. Inaugurado em 1930, o local tinha originalmente muitas esculturas e pinturas francesas dos séculos XIX e XX, pois seu fundador, Ohara Magosaburo, foi um grande colecionador de arte no Japão. No museu você vai encontrar obras de artistas ocidentais como El Greco, Gauguin, Monet, Matisse e mais. Para além da arte ocidental, a coleção fixa também possui obras egípcias, chinesas e japonesas.

Tokyo National Museum, Tokyo
O Museu Nacional de Tóquio localiza-se no bairro de Taito, em Tokyo, e foi fundado em 1872. Trata-se do mais antigo e maior museu do Japão, que coleciona itens e antiguidades japonesas e de outros países asiáticos. O museu também realiza pesquisas sobre sua coleção de livros, fotografias e obras de arte a fim de preservar a cultura oriental. Sua coleção incrível possui cerâmicas, escultura e espadas de 10,000 A.C. até o final do século XIX, além de outros tesouros arqueológicos.

Museu Tezuka Osamu, Takarazuka
Tezuka Osamu nasceu em Toyonaka, Osaka, e foi um grande roteirista de cinema e criador de mangás. Ele foi fundamental para criar o imaginário da juventude no pós-guerra, e moldou a forma como as pessoas encaravam o mangá. Seu trabalho obteve tamanho sucesso no Japão que foi exportado para os Estados Unidos, Europa e outros países asiáticos. Além de seu histórico de realizações em TV e animação comercial, ele também recebeu elogios internacionais por seu trabalho em animação experimental nos últimos anos. No museu, você conhecerá um pouco da história desta figura japonesa e sua influência na cultura local.

Mercado de peixes de Toyosu, Tokyo
O mercado de peixes de Toyosu, localizado em Tokyo, oferece uma boa variedade de peixes, frutos do mar e legumes. No terceiro andar, você será apresentado a sua história. Além de oferecer leilões de atum, o local também possui totens de informação sobre diversos peixes e sobre como prepará-los.

Tokyo Fuji Art Museum, Tokyo
O Museu de Arte Fuji de Tóquio foi fundado por Daisaku Ikeda, em 1983, no campus da Universidade Sōka em Hachiōji, Tokyo. Sua coleção é composta por pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, cerâmicas, armaduras, espadas e medalhões de vários períodos e culturas. São cerca de 30.000 obras de arte japonesas, orientais e ocidentais, com destaque para a coleção de pintura a óleo, que reúne obras desde o Renascimento até a época Barroca e Pós-modernista. O museu tem a proposta de fazer um intercâmbio cultural com outras instituições e já teve obras do Louvre, em Paris, em seus corredores.

Palácio Akasaka, Tokyo
O Palácio Akasaka, ou State Guest House, recebe diversos diplomatas e presidentes do mundo todo. O Akasaka é o único palácio no Japão que foi construído com base no estilo neobarroco e representa o ápice da influência da arquitetura ocidental moderna no Japão, no período Meiji. Após reformas, o local foi considerado como tesouro nacional e símbolo da arquitetura japonesa. Na tour virtual, confira esta incrível arquitetura e todo o luxo de sua decoração interior.

Templo Kiyomizu-dera, Kyoto
Fora do circuito artístico, há o templo budista Kiyomizu-dera, em Kyoto, que faz parte dos Monumentos Históricos da Antiga Quioto e também é patrimônio mundial da UNESCO. Sua fundação data de 798 d.C., mas as construções atuais foram construídas em 1633. Seu nome deriva de 'água límpida', ou 'água pura', dada à cachoeira que há no local. O complexo também possui templos xintoístas, como o Santuário Jishu, dedicado a Ookuninushi, um deus do amor e "bons pares". Na plataforma do Google Arts & Culture é possível conferir fotos e imagens em 360º de diferentes partes do complexo e uma vista belíssima de Kyoto.

Templo Mt. Mitoku Sanbutsu ji, Touhaku
Mt. Mitoku é uma montanha sagrada com 899,7 m de altura na cidade oriental de Misasa, Tohaku-gun. Em 2014, o local foi considerado um parque de preservação da floresta nativa, sagrada aos budistas. O Templo de Sanbutsu-ji fica na base da montanha. Para chegar até o Salão de Nageiredo, os alpinistas enfrentam uma trilha íngreme, mas com uma bela vista.

E ai, qual destes locais você mais gostou de conhecer?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 4 Ago 2021.