Guia da Semana

Em um primeiro momento, a ideia de viajar sozinho pode ser algo intimidador. No entanto, como qualquer experiência nova, sair da sua zona de conforto pode gerar muitos aprendizados e verdadeiras aventuras.

Tenha em mente que este é um momento único que irá proporcionar algo novo e que pode até te deixar mais preparado para a vida. As principais dicas para viajar sozinho pela primeira vez vão te ajudar nessa jornada.

Confira abaixo 5 dicar para viajar sozinho pela primeira vez

1- Escolha o destino mais adequado para ir sozinho

A parte mais difícil já foi, a decisão de viajar sozinho! Agora basta escolher o melhor destino para curtir essa aventura. Para isso, é interessante optar por locais com bastante turismo e que possa garantir a fácil locomoção via transportes públicos.

Também é válido buscar destino mais comuns para solteiros, onde certamente será mais fácil fazer novas amizades e até encontrar um parceiro(a) de passeios.

2- Considere o idioma do lugar

Outro ponto muito importante para viajar sozinho é conhecer bem o seu idioma. Você fala a língua nativa do local? Isso deve ser considerado no momento da escolha. Se não se sentir seguro com a linguagem do país, isso pode ser um problema.

No entanto, para que a língua nativa não seja uma barreira, busque destinos que possa visitar sabendo a língua nativa, como é o caso de Portugal e Angola, países que também falam português.

3- Planeje tudo com antecedência

Com o destino definido, comece o planejamento da sua viagem. Seja procurando por voos em busca dos melhores preços e estadias. Prepare também todos os documentos necessários, como passaporte atualizado, visto, identidade e outros. Vale uma atenção especial para cada país, que pode solicitar diferentes documentos como, por exemplo, comprovante de vacinação.

4- Mantenha o seu dinheiro seguro

Antes de qualquer viagem, é preciso estar atento ao seu dinheiro e todo o orçamento que tem disponível para a aventura. Leve sempre em consideração as taxas de conversão e tenha uma reserva em caso de emergências.

Certifique-se de avisar o seu banco sobre a viagem e lembre-se de não carregar todo o seu dinheiro enquanto estiver nos passeios, afinal, você pode perder ou ser alvo de golpistas.

5- Se misture

Por último, mas nem por isso menos importante, viajar sozinho não precisa ser algo perigoso, mas você inevitavelmente acaba ficando mais vulnerável.

Com isso em mente, evite chamar atenção indesejada e faça pesquisas prévias sobre o local para se misturar com mais facilidade, seja com roupas ou costumes.

E o principal: divirta-se! Aproveite ao máximo toda a experiência de viajar sozinho e como isso pode ser transformador. Busque conhecer novas pessoas, culturas e costumes ao máximo. Boa aventura!

Por Giovanna de Freitas Raquel

Atualizado em 19 Set 2024.