O Arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no Estado de Pernambuco, é considerado um dos lugares mais bonitos e preservados do Brasil! Parte desta fama pode ser explicada por suas praias paradisíacas e seu clima tropical o ano inteiro. O destaque fica para Baía do Sancho, que já foi considerada uma das praias mais bonitas do planeta. Com tantas qualidades assim, não tem como não se apaixonar, né?
Seja para curtir em família, amigos, em casal ou até mesmo ir sozinho (a), você precisa conhecer o Arquipélago e se aventurar pela natureza! O Guia da Semana preparou um roteiro com dicas do que fazer e os melhores lugares para visitar em Fernando de Noronha. Confira na nossa galeria abaixo:
PRAIAS PARADISÍACAS
O Arquipélago de Fernando de Noronha é divido em duas partes no quesito praias: Praias de Fora, com quatro praias e uma enseada, onde as ondas costumam ser mais fortes e de mar aberto; e as Praias de Dentro, aquelas voltadas para o Brasil, com águas calmas. Ao todo, são 10 praias e 3 baías. Para ter acesso às praias de dentro, é necessário pagar uma taxa única (uma espécie de carteirinha), que vale por 10 dias. O valor é de R$ 89 para brasileiros e R$ 178 para estrangeiros.
BAÍA DO SANCHO
Uma das joias de Noronha, a Baia do Sancho foi já foi considerada três vezes uma das praias mais bonitas do planeta, de acordo com uma pesquisa divulgada anualmente pelo site TripAdvisr. O local possui areias claras e um mar cristalino, sendo ideal para praticar snorkeling e flutuação. Por se tratar de uma área de preservação (assim como toda a ilha), a praia tem visitação estritamente controlada.
BAÍA DOS PORCOS
Para quem gosta de praias calmas e piscinas naturais, a Baía dos Porcos é uma ótima pedida. O local fica de frente ao Morro Dois Irmãos, cartão postal de Noronha, e é um incrível aquário natural - sendo ideal para praticar snorkeling! Ela só possui 100 metros de comprimento, mas é tão cobiçada e paradisíaca que seu tamanho não faz a menor diferença. O passeio é obrigatório para todos os visitantes e apaixonados pela natureza.
BAÍA DO SUESTE
A Baía do Sueste fica localizada no Mar de Fora, o que significa que suas águas são um pouco mais agitadas. Por lá, é possível se deparar facilmente com tartarugas marinhas (bem grandes!). O local também possui uma fauna riquíssima e bem preservada.
BAÍA DO ATALAIA
A Praia de Atalaia, também no Mar de Fora, é considerada o aquário marinho de Fernando de Noronha. Isso significa que lá existem muitas espécies de peixes, tartarugas e outros animais marinhos. Infelizmente, a entrada é permitida apenas por passeios de agências de turismo (basta contratar na vila) e pessoas credenciadas. Para preservar ainda mais o local, só é possível ficar 30 minutos na água - não esqueça o snorkeling. Quem foi garante que, mesmo por pouco tempo, a experiência é única e encantadora.
VILA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
Vila dos Remédios é o melhor lugar para ficar hospedado em Fernando de Noronha. Por lá, concentram-se os principais restaurantes, algumas pousadas, mercados e agências bancárias. Sendo assim, o visitante fica muito mais à vontade e livre de preocupações. As agências de turismo também são facilmente encontradas por lá. Para completar o roteiro, a visita ao Forte De Nossa Senhora Dos Remédios é uma pausa às praias e conta um pouco da história da ilha, sem mencionar a vista incrível.
PROJETO TAMAR
O Museu Aberto da Tartaruga Marinha do Projeto Tamar é parada obrigatória pra quem visita Noronha. Por lá, é possível conhecer um pouco mais das diferentes espécies de tartarugas marinhas, as principais ameaças à vida delas, seu complexo ciclo de vida e também as atividades desenvolvidas pelo Tamar para sua conservação.
Captura de Tartarugas
A programação do Tamar se estende na prática também. É possível observar - de segunda a quinta - a captura de tartarugas, onde os monitores colocam identificação em cada uma delas e fazem uma marcação biométrica. Quando o processo é completo, a tartaruga é devolvida ao mar.
Abertura dos Ninhos
Para quem gosta do assunto e tem disposição, entre dezembro e junho é possível acompanhar o monitoramento noturno junto dos técnicos do Tamar. É possível ver as tartarugas desovando, bem como acompanhar a abertura de ninhos e ver os filhotes nascendo.
FORTE SÃO PEDRO DO BOLDRÓ
Quando começa a entardecer, o Forte São Pedro do Boldró é o point da ilha. O motivo é a vista privilegiada do pôr do sol (dizem ser um dos melhores lugares para observar) e o ambiente, já que o deck abriga shows ao vivo e mesinhas simpáticas para os visitantes. Localizado no alto de uma falésia, essa construção faz parte do conjunto de fortificações, erguido no século 18, no noroeste da ilha.
Agora é só planejar sua viagem e arrumar as malas para curtir esse paraíso!
Por Juliana Sartori
Atualizado em 13 Abr 2018.