Quem viveu a infância dos anos 90 com certeza se lembra do bordão "Klift Kloft Still, a porta se abriu!”. A frase, sempre dita pelo Porteiro, anunciava a entrada de visitantes ao Castelo Rá-Tim-Bum.
O famoso programa da TV Cultura foi ao ar pela primeira vez no dia 9 de maio de 1994. Voltado para o público infanto-juvenil, a atração, que foi desenvolvida pelo dramaturgo Flávio de Souza e pelo diretor Cao Hamburger, apresentou episódios inéditos até 1997.
No primeiro capítulo, intitulado “Tchau não, até amanhã”, Pedro, Biba e Zequinha conhecem Nino, o aprendiz de feiticeiro de 300 anos que mora num castelo mágico com o tio Victor e a tia-avó Morgana.
Ao todo o programa contou com 91 episódios, sendo que um deles, chamado “Hora de Dormir”, é considerado raro. Isso porque ele foi exibido apenas duas vezes: uma em 1997, na noite de Natal (de 24 de dezembro), e outra no Dia das Crianças de 1998 (12 de outubro). O capítulo especial foi arquivado pela TV Cultura desde então, sendo lançado em fita VHS na coleção da série.
Com muita saudade no coração, o Guia da Semana listou os personagens inesquecíveis do saudoso programa Castelo Rá-Tim-Bum:
Nino (Cássio Scapin)
Antonino Stradivarius Victorius II, ou mais conhecido como Nino, é o personagem principal da série. Filho de Antonino Quântico Stradivarius II e de Ninotchka Astrobaldo Stradivarius, ele mora no castelo com o tio Victor e a tia avó Morgana – e 1990 os pais de Nino foram viajar por dez anos para o espaço. Todo atrapalhado, o menino de 300 anos ganhou o coração das crianças com o seu cabelo tigelinha com apenas um fio levantado.
Pedro (Luciano Amaral)
Pedro é o mais esperto e intelectual da turma. Sempre com boas ideias para brincadeiras ou para desvendar os mistérios que surgiam em cada episódio, o menino de óculos vermelho e chapéu – vermelho ou azul – ainda tinha uma quedinha pela amiga Biba.
Biba (Cinthya Rachel)
Por ser a única garota da turma – e a mais velha, depois de Nino –, Biba adora contar vantagem para cima dos meninos e se sentir responsável. Esperta, feminina e decidida, ela também tem uma quedinha por Pedro, mas jamais deixa esse sentimento transparecer.
Zequinha (Freddy Allan)
Sapeca e muito curioso, Zequinha é o mais novo da turma. Ele é mestre em testar a paciência dos amigos com seus questionamentos. Quando ele não entende alguma coisa, ele logo dispara a famosa pergunta "Por quê?", iniciando assim uma sequência de "porquês" até alguém perder a calma e berrar "Porque sim, Zequinha!".
Dr. Victor (Sérgio Mamberti)
Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius, ou simplesmente Dr. Victor, é irmão da mãe de Nino. Além de ser um feiticeiro muito poderoso, Victor também é um homem super bem relacionado. Por ter 3 mil anos, ele teve contato com muitas figuras históricas, como Leonardo da Vinci, por exemplo. Praticamente o pai de Nino, já que é ele quem cuida do menino, ele é dono do bordão "Raios e Trovões!", que usa quando fica muito irritado ou bravo.
Morgana (Rosi Campos)
Tia-avó de Nino, Morgana é uma feiticeira muito poderosa de 6 mil anos (completados em um dos episódios). Por ter vivido muito, ela esteve presente em muitos grandes eventos históricos mundo. No quadro "Feitiçaria", Morgana conta para a sua fiel mascote Adelaide (uma gralha) diversas passagens importantes da história, como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro.
Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição)
Dr. Abobrinha é um dos “vilões” da série. O corretor de imóveis tem um grande objetivo na sua vida: construir um prédio de cem andares com estacionamento no lugar do castelo. Por causa disso, constantemente ele se disfarça e tenta fazer com que os moradores assinem um contrato de venda, mas felizmente ele sempre falha. Quando fica nervoso por ser chamado de Dr. Abobrinha, ele solta o famoso bordão "Meu nome é Dr. Pompeu Pompílio Pomposo”.
Penélope (Ângela Dip)
Penélope é uma repórter muito popular e bonita, que apresenta um famoso telejornal. Ela é famosa por seu look nada discreto totalmente rosa (desde vestimentas até o cabelo e maquiagem). Nino e muitos outros personagens do castelo têm uma leve queda por ela.
Bongô (Eduardo Silva)
Bongô é o entregador de pizza mais animado do mundo. Fã de música e dança, ele está sempre de bom humor. É famoso pelas expressões "Eu sou elástico mas não sou de plástico!", "E fica tudo purpurina!", entre outras. Mesmo sendo uma pessoa super alto-astral, Bongô morre de medo de bruxas, mesmo sabendo que Morgana é uma pessoa muito bondosa.
Etevaldo (Wagner Bello)
Etevaldo é um alienígena de planeta não conhecido. Ingênuo, brincalhão e divertido, ele aprendeu o idioma humano rapidamente após ler um dicionário. Porém, ele sempre comete alguns erros de português, que proporcionam momentos de gargalhadas a Nino e sua turma. O nome Etevaldo foi dado por Zequinha, já que seu verdadeiro nome, no idioma de seu planeta, ninguém conseguia entender.
Caipora (Patrícia Gasppar)
A famosa personagem do folclore brasileiro é uma verdadeira animação em pessoa. Basta alguém assobiar que ela aparece. Por morar na floresta, Caipora Régia (ou Rê) conhece muitas histórias indígenas e gosta de contá-las para as crianças. Além de ter um estômago furado e estar sempre com fome, ela chega a ser um tanto inconveniente às vezes. Entretanto, para poder se livrar dela, é preciso adivinhar a palavra secreta que ela escolheu. Felizmente, ela sempre acaba dando pistas demais a Nino e sua turma.
Celeste (Álvaro Petersen Jr)
Geniosa e um tanto egoísta, Celeste é a famosa cobra cor-de-rosa que habita a árvore do castelo. Seu passatempo favorito é reclamar que ela é "só uma pobre cobra, sem pernas, nem pés, nem braços e nem mãos".
Porteiro (Cláudio Chakmati)
Todo de lata, o Porteiro é quem escolhe quem entra ou não no castelo. Ele só permite a entrada de um visitante se ele completar com sucesso senha do dia, que pode ser uma ação, como pular num pé só e imitar estátuas famosas, ou uma adivinhação, como citar derivados do leite. Se o visitante concluir a tarefa, o Porteiro, então, solta o seu famoso bordão: "Klift Kloft Still, a porta se abriu!".
Mau (Cláudio Chakmati)
Mau é um monstro roxo que habita os encanamentos do castelo junto com seu amigo Godofredo. Um dos seus passatempos é mostrar que ele é mau como diz seu nome, mas ele não tem muito sucesso já que no fundo ele é um monstro de coração bom. Em seu quadro, ele costuma fazer enigmas para os telespectadores e fazer com que eles falem alguns trava-línguas. Tudo isso sob a ameaça deles ouvirem a sua temível "Gargalhada Fatal".
Godofredo (Álvaro Petersen Jr)
Godofredo mora com Mau nos encanamentos do castelo. Por morrer de medo da gargalhada fatal do amigo, ele faz de tudo para ajudar os telespectadores com os desafios do Mau.
Ratinho (Marcos Magalhães)
Ratinho sempre aparece no castelo dentro de seu Ratomóvel, indo direto para o seu buraco e dando início ao seu próprio quadro. Feito com animação de bonecos de massa, o Ratinho sempre trata com bom humor assuntos importantes do cotidiano, como jogar lixo no lixo, escovar os dentes, tomar banho e reciclagem.
Gato Pintado (Fernando Gomes)
Apaixonada por literatura, o Gato Pintado mora dentro da biblioteca do castelo. Ele costuma passar seu tempo lendo os livros que tanto gosta ou contando de forma rígida quantos livros a biblioteca possui. Quando alguém quer um livro, é com ele que essa pessoa deve falar , já que ele que tem controle de quem pode ou não tirar livros de lá.
Lana e Lara (Fabiana Prado e Theresa Athayde)
As duas fadinhas, que são primas do Nino, moram no lustre do castelo e se divertem fazendo brincadeiras com objetos e adivinhações – além de discutir com frequência, é claro. Por ser mais velha, Lara é mais madura e responsável, enquanto Lana, a caçula, é mais delicada.
João de Barro e as Patativas
O João de Barro e as Patativas são os três passarinhos que moram juntos num ninho de joão-de-barro num galho alto da árvore da Celeste. Suas aparições são somente através do quadro "Que som é esse?", em que João de Barro toca diversos instrumentos, enquanto as Patativas soltam a voz.
Tíbio e Perônio (Flávio de Souza e Henrique Stroeter)
Tíbio e Perônio são dois cientistas malucos. Eles aparecem quando alguém fala "isso interessaria muito a uma pessoa. Uma não, duas". Tíbio é o mais responsável, enquanto Perônio é mais desligado e infantil. Perônio, que possui uma obsessão em fazer a "experiência sobre o voo das borboletas", vive esquecendo quem é quem. Eles possuem um bicho de estimação, o "tatatossauro", de quem eles próprios morrem de medo.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 15 Ago 2014.