Rio Grande do Sul combina com uma deliciosa viagem durante o inverno, um bom chimarrão ou taça de vinho, churrascão bem servido e os incríveis chocolates de Gramado. Vai dizer que não é isso que vem a sua cabeça quando você pensa na região?
A verdade, porém, é que o Estado reserva muitas outras surpresas aos visitantes. A região, formada por atrações naturais e cidades charmosas, é perfeita para férias em família ou até mesmo para aqueles momentos em que queremos conhecer lugares novos e surpreendentes.
De vinícolas a cânions e reservas naturais, confira 10 lugares que você precisa conhecer no Rio Grande do Sul:
GRAMADO
Gramado é uma cidade única em solo brasileiro. Contando com uma cultura muito particular, arquitetura característica e inúmeras opções de lazer para turistas, é um destino mais do que recomendado para quem quer ter contato com o que a cultura local tem a oferecer de melhor. Por meio da forte influência da cultura europeia, a região oferece aos visitantes a experiência de visitar a Europa sem sair do Brasil.
MINI MUNDO
O Mini Mundo é uma das atrações turísticas mais visitadas de Gramado! O local é um parque temático a céu aberto e tem réplicas de construções 24 vezes menores do que o tamanho real. São mais de 140 obras, dentre elas, castelos, casas, ferrovias e cartões-postais de diversos países.
PARQUE DO CARACOL
Após conhecer o processo de fabricação dos vinhos e espumantes da região, nada melhor do que aproveitar as atrações imperdíveis da região! No município de Canela, encontra-se o Parque do Caracol. Com uma beleza indescritível, é uma das atrações turísticas que não podem deixar de ser visitadas na região! Há duas formas possíveis de curtir o visual da cascata: a partir dos mirantes do Parque do Caracol ou do recém-inaugurado bondinho Parques da Serra.
VALE DOS VINHEDOS
No sul do país, a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil! São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.
VINÍCOLA LARENTIS
A Vinícola Larentis trabalha com o conceito de vinícola familiar e por ser menor do que as demais da região, o clima intimista e caseiro encanta os visitantes, que são surpreendidos pelo aconchego e história da marca. Um diferencial é a colheita noturna, que permite que os visitantes colham uva à noite, com todo o material e treinamento necessário. Essas uvas posteriormente serão transformadas em vinho – que são enviados aos visitantes após ficarem prontos.
O valor desse programa - que inclui um dia todo na vinícola - é de aproximadamente R$ 120. Para quem busca um programa mais light, aos domingos é realizado um piquenique em meio aos vinhedos – com direito a toalha na grama e almofadas.
MARIA FUMAÇA
A Maria Fumaça é uma das atrações imperdíveis da cidade de Bento Gonçalves. O passeio no trem dura em torno de 2 horas e passa pela rota do vinho, com direito a degustação e apresentação folclórica. O destino é a cidade de Carlos Barbosa. Para realizar o passeio, indica-se a compra antecipada do ingresso através do site.
CÂNION ITAIMBEZINHO
Considerado um dos cânions mais famosos do Brasil, o Itaimbezinho não só atrai por sua beleza como por conta de seu tamanho sem igual - belos paredões de 720 metros de altura e seis quilômetros de extensão. Localizado na cidade de Cambará do Sul, o local está caindo no gosto dos turistas, que buscam uma viagem incrível em meio a um lugar ainda desconhecido por muitas pessoas.
CÂNION FORTALEZA
Outro passeio obrigatório em Cambará do Sul é a visita ao Cânion Fortaleza que, embora se assemelhe com os demais, a vista e sensação de estar em sua borda faz com que a surpresa e o fascínio sejam únicos. O que mais chama a atenção neste cânion é sua magnitude e beleza, já que são mais de 7 km de extensão com uma fenda sem fim – fica quase impossível enxergar o chão!
PARQUE DA GUARITA DE TORRES
Para quem quer conhecer uma praia incrível, a dica é visitar Torres, bem próximo à divisa de Santa Catarina. O Parque da Guarita de Torres é o principal ponto de visitação, já que conta com imponentes paredões rochosos que parecem estar guardando a praia de águas cristalinas.
MINAS DE CAMAQUÃ
Que tal desbravar uma antiga mina localizada em um cenário incrível e diferente de tudo o que você já viu? A 70 km da cidade de Caçapava do Sul, as Minas do Camaquã encantam por suas belezas naturais e por apresentar um cenário exótico. Por lá, é possível realizar diversas atividades de aventura como tirolesa, stand up paddle, entre outros!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 20 Abr 2018.