Oscar Niemeyer nasceu em 1907 e é considerado um dos maiores arquitetos do Brasil e uma das principais figuras da arquitetura moderna em todo o mundo. Conhecido por ter projetado grande parte da capital do nosso país, o carioca também é responsável por obras ao redor de todo o Brasil, em outros países da América Latina, nos Estados Unidos, na África e na Europa!
Pensando nos fãs de Oscar Niemeyer, de arquitetura e de viagens, o Guia da Semana separou 15 trabalhos do arquiteto no Brasil que você precisa conhecer. Confira:
Catedral Metropolitana de Brasília | Brasília
Também projetada por Oscar Niemeyer, a igreja foi o primeiro monumento construído em Brasília. A inauguração, de fato, aconteceu em 1970 e até hoje a construção é considerada o principal templo religioso da cidade. O formato lembra uma coroa de espinhos usada por Jesus Cristo. Na entrada da Catedral ficam as estátuas dos 4 evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói | Rio de Janeiro
O famoso museu de Niterói, no Rio de Janeiro, fica no alto do Mirante da Boa Vista e tem uma fachada futurista com ótima vista panorâmica para o mar. Inaugurado em 1996, hoje o espaço abriga a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.
Museu Oscar Niemeyer | Curitiba
Originalmente construído em 1967, o prédio, em Curitiba, ganhou o famoso anexo que ficou conhecido como Olho em 2002, quando foi inaugurado como museu. O complexo tem salas dedicadas à fotografia, esculturas e, claro, ao arquiteto que dá nome ao museu.
Conjunto Arquitetônico da Pampulha | Belo Horizonte
Todo o complexo localizado em Belo Horizonte foi encomendado por Juscelino Kubitschek, projetado por Niemeyer e construído entre 1942 e 1944. Recentemente, foi tombado como Patrimônio Mundial da Unesco. Seu ponto mais famoso é a Igreja de São Francisco de Assis, com vista para o Lago da Pampulha e azulejos de Cândido Portinari.
Edifício Niemeyer | Belo Horizonte
Dez anos depois do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o presidente convidou Niemeyer para construir o Edifício Niemeyer em uma região nobre de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade. A arquitetura cheia de linhas sinuosas foi inspirada nas montanhas mineiras.
Palácio do Planalto | Brasília
O segundo prédio da Praça dos Três Poderes é o que abriga o Gabinete Presidenciável, o Gabinete de Segurança, a Secretaria Geral e também a Casa Civil. Todos os prédios da Praça dos Três poderes fizeram parte do Plano Piloto. As colunas do prédio conseguiram dar o efeito que o arquiteto queria: “leves como penas pousando no chão”. O engenheiro da obra foi Fausto Favale.
Sambódromo da Marquês de Sapucaí | Rio de Janeiro
Inaugurado em 1984 com o objetivo de dar à cidade do Rio de Janeiro um espaço permanente de exibição dos tradicionais desfiles das escolas de samba, o Sambódromo também foi projetado por Oscar Niemeyer e é uma das obras mais famosas internacionalmente do arquiteto.
Ibirapuera | São Paulo
O Parque do Ibirapuera, em São Paulo, está cheio de obras do arquiteto, entre eles a Oca, espaço de exposições com mais de mil metros quadrados, e o Auditório Ibirapuera, que recebe diversas apresentações musicais.
Edifício Copan | São Paulo
Com linhas sinuosas e elegantes, o famoso prédio inaugurado na década de 1950 localiza-se em um dos pontos mais movimentados do centro da capital paulista. Entre os 1.160 apartamentos residenciais, são organizadas visitas gratuitas durante a semana, que levam o visitante até o topo do edifício de 115 metros de altura.
Congresso Nacional | Brasília
Você sabia que o nome oficial do Congresso é Palácio Nereu Ramos? Pois é! Ele foi arquitetado por Niemeyer em parceria com o pernambucano Joaquim Cardoso e inaugurado junto com a cidade. É o maior símbolo de Brasília, e um dos mais famosos do país, além de um dos três monumentos que constituem a Praça dos Três Poderes.
Memorial da América Latina | São Paulo
Inaugurado em 1989 em um terreno de mais de 84 mil metros quadrados no Bairro da Barra Funda, o Memorial da América Latina é um dos maiores centros culturais e políticos da cidade de São Paulo. Além de diversas exposições, o visitante pode participar de eventos variados, como shows ou feiras de comida e artesanato.
Palácio do Itamaraty | Brasília
Foi inaugurado em 1970 durante o governo Médici. É a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Um dado curioso é que o palácio possui o maior hall sem colunas do mundo, com aproximadamente 2800 metros quadrados.
Museu Nacional Honestino Guimarães | Brasília
O formato remete a uma cúpula e também lembra um iglu. Foi inaugurado em 2006, quando Niemeyer celebrava o aniversário de “apenas” 99 anos. No museu, está exposto sobre as obras de Niemeyer em Brasília. Também é um espaço para palestras, divulgação de outras obras e outros eventos culturais.
Supremo Tribunal Federal | Brasília
A Praça dos Três poderes termina com o STF. Cada uma das construções representam os três poderes da República Brasileira: o Supremo é o Judiciário, o Palácio do Planalto é o Executivo e o Congresso Nacional é o Legislativo.
Memorial do JK | Brasília
O museu foi arquitetado e construído para homenagear o presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. O corpo de JK está lá, assim como diversos pertences do ex-presidente. Na parte de fora há uma estátua de JK exposta em um pedestal de 28 metros de altura.
Atualizado em 5 Mar 2018.