O estado do Rio de Janeiro é riquíssimo em belezas naturais e também em opções culturais. É fácil dar uma esticada para alguma cidade vizinha e curtir um programa diferente.
Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 7 passeios bate e volta partindo do Rio de Janeiro para quebrar a rotina, com viagens de até 150 km. Confira:
Ilha de Paquetá
Com aproximadamente 15 km de travessia marítima, a bucólica Ilha de Paquetá pode ser acessada por meio do terminal de barcas na Praça XV, Centro do Rio. A viagem leva apenas 50 minutos e o trajeto inclui um belo visual da Baía de Guanabara, incluindo a Ilha Fiscal a Ilha do Sol e Jurubaíbas. Por lá, a tranquilidade toma conta e não existem automóveis. Vale a pena conferir o horário das barcas e dar um pulo.
Parque Nacional de Itatiaia
Localizado na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o parque é administrado pelo ICMBio e pertenceu ao Visconde de Mauá. A estrada BR-485 atravessa o parque e é considerada a estrada mais alta do Brasil, com um ponto culminante de 2.460 metros de altitude. São diversas opções de lazer ao ar livre, como a Lagoa Azul, a 500 metros do Centro de Visitantes, as inúmeras cachoeiras, a Pedra do Sino e as Prateleiras, onde por perto existem diversos lagos e rochas interessantes, como a Pedra da Tartaruga.
Região Oceânica de Niterói
É uma das regiões mais bonitas da antiga capital do Rio de Janeiro. O litoral de mar aberto tem águas agitadas, por isso as praias favorecem o surf, como em Itacoatiara. Já a de Itaipu, também na região, tem mar calmo por ser uma enseada. O Parque da Cidade também vale a visita, além da Praia do Sossego, que só pode ser acessada por trilha ou algum veículo aquático. Fica a pouco mais de 30 km do Centro do Rio.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O parque é uma área de proteção ambiental que tem um dos acessos pela área urbana de Teresópolis e compreende outros municípios, como Guapimirim, Magé e Petrópolis. A principal sede tem piscinas de águas naturais, cachoeiras, além de área de camping e, entre maio e setembro, abre a temporada de montanhismo. Fica a cerca de 90 km do Centro do Rio e seu acesso é muito bem sinalizado.
Arraial do Cabo
A cerca de 155 km de distância do Rio, Arraial do Cabo é uma cidade na Região dos Lagos que ganhou a fama de "Caribe Brasileiro". A cidade é também um dos melhores destinos para a prática de mergulho, devido à ressurgência, um fenômeno que traz para a superfície águas profundas ricas em vida marinha.
Petrópolis
A famosa Cidade Imperial fica a pouco mais de 70 km do Rio e tem um monte de pontos turísticos que valem a visita, como o Palácio de Cristal, o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e o belo Palácio Quitandinha, que ainda dá para andar de pedalinho em frente. Outra maravilha local é a culinária, de influência alemã.
Caminho Niemeyer
Depois de Brasília, Niterói é a segunda cidade com mais obras do arquiteto Oscar Niemeyer. O Caminho Niemeyer, a menos de 20 km do Rio, abriga uma série de equipamentos urbanos: Centro de Memória Roberto Silveira, Fundação Oscar Niemeyer, Teatro Popular, Praça JK, Centro de Cinema Petrobras, Museu de Arte Contemporânea e a Estação Hidroviária de Charitas, alguns em obras.
Por Marco Sá
Atualizado em 2 Nov 2017.