Campos do Jordão é um daqueles destinos perfeitos para visitar em qualquer época do ano: durante o inverno ou até mesmo no verão. Para provar que existem passeios para todos os estilos, uma boa dica é visitar o Parque Amantikir, local incrível para se apreciar uma bela paisagem e sair do tradicional roteiro da cidade.
Os ‘jardins que falam’, como o espaço é conhecido, ficam em uma área de 60 mil metros quadrados, divididos por 26 temas diferentes que variam desde Jardins Japonês a Labirintos de Grama!
Ficou curioso(a)? O Guia da Semana te conta tudo o que você precisa saber sobre esse lugar encantador! Confira:
CAMPOS DO JORDÃO
A cidade de Campos do Jordão fica a 190 km de São Paulo e é um dos destinos preferidos dos paulistanos para curtir o inverno e as baixas temperaturas. Por estar localizada no alto da serra, o inverno por lá costuma ser bem rigoroso.
Além do roteiro tradicional, uma das melhores opções de passeios para se fazer na cidade é a visita ao Amantikir, parque localizado a apenas 15 minutos do centro da cidade (sentido serra da Mantiqueira). Ele funciona todos os dias do ano e pode ser visitado tanto no verão quanto no inverno. A única diferença são as paisagens que se alteram conforme as estações – ou seja, não importa quantas vezes você visitar o destino, você provavelmente encontrará lugares diferentes.
JARDINS QUE FALAM
O Parque Amantikir é composto por ambientes ao ar livre decorados, apelidados de jardins que falam, que criam um local tranquilo e encantador. Ao todo são 26 jardins separados por temas, homenageando 12 países. Sendo assim, é possível passear pelos jardins chineses e logo depois estar na calmaria de um jardim japonês ou alemão. Flores, espelhos d'água e árvores das mais diversas formas compõe o cenário, que parece ter saído de um filme de conto de fadas.
A LENDA
Diz a lenda que o nome do local é uma homenagem a uma princesa pertencente à brava tribo guerreira do povo Tupi. Ela era tão linda que todos a queriam, mas ela foi logo se apaixonar pelo Sol. Enciumada, a lua pediu ao grande líder da tribo que separasse esse amor ("como é possível o sol se apaixonar por uma menina?", dizia a lua). Então, ergueu-se entre eles uma enorme montanha: a Serra da Mantiqueira. A princesa, desolada, chorou tanto que rios se formaram – o Rio Capivari, o Rio Verde e o Rio Passa-Quatro. Hoje, o local é conhecido por Amantikir, a “Serra que chora".
MUITO CONTATO COM A NATUREZA
O passeio é indicado para aqueles que gostam de caminhar, fazer trilhas, observar paisagens encantadoras e conhecer lugares novos. Por ser localizado bem ao alto da serra, o parque disponibiliza mirantes estrategicamente localizados, ideais para observar a Serra da Mantiqueira. Além disso, existem pontos incríveis como o Labirinto Clássico e o Labirinto de Grama – passatempos bem legais para quem quer relaxar e se divertir.
Além dos incríveis jardins, o local conta com um restaurante, cafeteria, lojinha e banheiros. É ideal para fazer um passeio curtinho ou para quem quer passar o dia. Tem toda infraestrutura necessária para um ótimo momento.
O ingresso custa R$ 40 aos finais de semana e R$ 20 meia-entrada (estudantes, crianças e idosos). Moradores de Campos de Jordão têm entrada gratuita. A compra é feita na bilheteria do local, não sendo necessário fazer compra antecipada (não aceita cartão).
Serviço
Endereço: Rodovia Campos do Jordão, 215 - Gavião Gonzaga
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 8h30 às 17h
Telefone: (12) 99634-6784
Foto: Foto 1 e Foto 2
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 19 Fev 2018.