Quem viaja em família tem sempre o desafio de encontrar atrações e atividades para idades diferentes. No Litoral Norte de São Paulo, as cinco cidades que integram o consórcio turístico Circuito Litoral Norte já são destino certo quando o assunto é sol e praia.
Porém, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba possuem, ainda, uma infinidade de atrativos naturais, culturais, históricos, de aventura e muito mais, que atraem adultos, crianças e adolescentes.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 atrações para aproveitar o melhor do Litoral Norte de São Paulo com a família. Confira:
Bertioga
Forte São João
Construído em 1547, o Forte São João é considerado o mais antigo do Brasil. Tombado como Patrimônio Histórico-Cultural pelo IPHAN e candidato a Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, é aberto à visitação e conta com antigas armaduras e armas da esquadra portuguesa, fragmentos do livro de Hans Staden e salas temáticas com o acervo indígena como lanças, arcos, flechas, entre outros.
Passeio de Escuna
As escunas já são tradicionais em Bertioga e oferecem passeios por diversas praias e atrativos da cidade. Em um roteiro histórico, é possível visitar, por exemplo, o Forte São João. O percurso ainda passa pelo Canal de Bertioga, rios e oceano, e por fim, inclui banho de mar próximo às ilhas Guará, Ilha Rasa e Praia do Iporanga. As crianças, além de aproveitarem o roteiro, se divertem na própria embarcação, que é estilizada como um navio pirata.
Rio Jaguareguava
Com percurso calmo e paisagem que integra Mata Atlântica, mangue e restinga, o rio Jaguareguava é destino para a prática de canoagem em família. Seja a bordo de canoas canadenses ou caiaques, a atividade encanta os amantes de ecoturismo. Com águas cristalinas e pequenos bolsões de areia para parada, a paisagem do lugar permite total integração à natureza.
“Bertioga oferece inúmeras experiências turísticas para toda a família, em todas as idades. Quando a cidade dá opções para toda a família e todas as idades, aumenta o tempo de permanência dos turistas e seu consumo, aquecendo o comércio e gerando mais empregos”, comenta o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos Rocha.
Caraguatatuba
Espaço Aventura
Localizado no centro da cidade, o Espaço Aventura é um ponto de lazer que oferece tirolesa, arvorismo em três níveis e parede de escalada. O atrativo é indicado para o público de diversas idades, inclusive pessoas com deficiência (PcD) e idosos. Os equipamentos são seguros e as atividades são realizadas sempre com acompanhamento de monitores.
Parque Estadual da Serra do Mar
O Parque Estadual da Serra do Mar é ideal para se integrar à natureza em Caraguatatuba. Ali, é possível fazer trilhas de até 3,5 km, avistando animais silvestres como cotias, tamanduás, tucanos e esquilos. O atrativo também abriga a Cachoeira da Pedra Redonda, uma boa alternativa para se refrescar durante os dias de calor.
“A maior parte do nosso público é de famílias com crianças. É um público de importância econômica expressiva, já que consome em diferentes tipos de comércios e diferentes tipos de serviços, além de ser um público mais adequado ao perfil proposto em estudos de planejamento do desenvolvimento turístico local”, explica a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.
São Sebastião
Complexo Turístico da Rua da Praia
O lugar situado no Centro Histórico de São Sebastião possui uma grande área de lazer, com parquinho para as crianças, pista de skate, deck de madeira onde é possível observar tartarugas marinhas por toda a orla da região central, ciclovia para passeios de bicicleta.
“São Sebastião é uma cidade muito segura e preparada para receber diversos públicos, principalmente às famílias com crianças, que representam mais de 60% dos turistas. A cidade é extensa, mas mesmo assim temos estrutura na Costa Sul e na região Central/Norte, oferecendo aos visitantes e moradores diversos locais com playgrounds, área de lazer, além das lindas praias e belezas naturais”, afirma a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.
Ilhabela
Fazenda Engenho d’Água
Importante patrimônio histórico e cultural de Ilhabela, tendo sua construção datada do fim do século XVIII, a Fazenda Engenho d’Água é tombada pelo IPHAN. O lugar apresenta mais de 43,5 mil m² de área, com uma casa sede, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique e a casa maior, que segue a tradição das ilhas atlânticas, em um sobrado avarandado.
Museu Náutico
Localizado no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila, Centro Histórico da cidade, o local conta com uma coleção de peças vindas de naufrágios, principalmente do Príncipe de Astúrias, além de painéis com informações e imagens, com destaque para o painel de seis metros com a linha do tempo indicando naufrágios desde 1825 até 1990.
"As viagens em família são uma fonte importante de receita para a indústria regional do turismo porque envolvem uma ampla gama de serviços, como transporte, hospedagem, alimentação, entretenimento, passeios e outras atividades. Além disso, o turista que viaja em família geralmente fica na região por períodos mais longos, ele se programa para que sua família possa curtir a maior quantidade de experiências possíveis, tornando aqueles dias inesquecíveis, consequentemente gera mais emprego e renda, fomentando ainda mais a economia", reforça o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Harry Finger.
Ubatuba
Quilombo da Fazenda
O Quilombo da Fazenda tem mais de 200 anos de história e abriga cerca de 40 famílias em uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Estado de São Paulo. Na costa norte da cidade, as famílias que vivem no sertão da Praia da Fazenda preservam sua cultura e memória quilombola por meio de rodas de conversas, trilhas agendadas e gastronomia típica.
Museu da Vida Marinha
Localizado na praia Perequê-Açu, o museu conta com um acervo com esqueletos reais de animais da atualidade, além de taxidermia em tempo real que pode ser acompanhada pelos visitantes, um espaço temático de impactos, que conta com uma exposição sobre os impactos da atividade humana no ambiente marinho e uma parede de ossos de animais mortos, um espaço temático com informações dos trabalhos que são realizados pelo Instituto Argonauta em prol dos ambientes costeiros e marinhos, e uma casa sustentável com exemplos de energias renováveis que podem ser replicadas por qualquer um para otimizar os recursos naturais.
“Ubatuba é um destino privilegiado em atrativos para todos os públicos, porém consideramos o turismo familiar repleto de atividades. Principalmente para o lazer com crianças, podemos citar também o passeio de Escuna para Ilha Anchieta. Já para as crianças que gostam de mais aventura, podem aprender a surfar na Praia de Itamambuca e, para fechar, conhecer o Aquário e o Tamar, que são excelentes atrativos de educação e lazer”, complementa a secretária de Turismo de Ubatuba, Thaila Brito.
Por Amanda Matos
Atualizado em 27 Fev 2023.