Muito além de religião, igrejas também são um prato cheio para amantes de história e arquitetura. Em um país que pouco lutou por preservar seu passado, muitas igrejas permanecem espalhadas pelo nosso território nos lembrando do que aconteceu ali. O Brasil é cheio de catedrais, basílicas e mosteiros góticos, barrocos e modernistas, e muitos deles merecem ser visitados!
Pensando em te ajudar a explorar a história e a arquitetura do nosso país, o Guia da Semana listou 10 igrejas famosas e incríveis para conhecer no Brasil. Confira:
Catedral da Sé | São Paulo, São Paulo
Localizada no marco zero de São Paulo, a Catedral da Sé é um símbolo da cidade, tanto por sua importância histórica, quanto religiosa. A construção se iniciou em 1913 e a inauguração se deu em 1954, mas a catedral só ganhou seu formato definitivo em 2002, depois de uma restauração que completou o projeto original. A catedral, símbolo de arquitetura neogótica no mundo, também tem uma cripta a sete metros de profundidade aberta para visitas.
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos | Congonhas, Minas Gerais
Este é, na verdade, um complexo religioso que compreende a igreja e seis capelas anexas. Ele ficou mundialmente famoso por conter doze esculturas feitas em pedra-sabão pelo grande artista barroco Aleijadinho. Cada uma das figuras representa um dos doze profetas do Antigo Testamento. Por esses e outros motivos, o Santuário é um ponto turístico imperdível em Minas Gerais.
Basílica de Nossa Senhora Aparecida | Aparecida, São Paulo
A gigante basílica em Aparecida, no interior de São Paulo, pode ser vista à distância e é o segundo maior templo católico do mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Construída ainda na primeira metade do século XX, a igreja já recebeu a visita de três papas! É um ponto religioso extremamente importante para católicos de todo o Brasil e recebe mais de 10 milhões de romeiros por ano.
Igreja e Convento de São Francisco | Salvador, Bahia
Os franciscanos construíram esse convento e igreja logo depois da chegada dos portugueses, no entanto, a estrutura foi quase completamente destruída durante a invasão holandesa. No século XVIII ela foi construída com um interior predominantemente barroco e coberto de ouro. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo pelo Instituto Português do Patrimônio Arquitetônico.
Mosteiro de São Bento | Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Fundado no fim do século XVI por monges que viajavam pela costa desde Salvador, poucos anos depois da fundação do Rio de Janeiro, o mosteiro foi receber a igreja, que é um exemplo precoce do que seria o exuberante barroco brasileiro, alguns anos mais tarde. Com fachada modesta que não chama atenção, seu interior surpreende e suas torres ostentam doze sinos – um deles vindo da Alemanha, em 1953, pesando 5750 quilos.
Igreja São Francisco de Assis | Ouro Preto, Minas Gerais
No alto de Ouro Preto, uma antiga cidade de mineração, a igreja foi construída no fim do século XVIII e é considerada uma obra-prima de Aleijadinho. Erguida em estilo barroco com detalhes de rococó, a igreja também é tombada como patrimônio histórico e artístico do nosso país, além de ser outra das maravilhas de origem portuguesa no mundo.
Igreja São Francisco de Assis | Belo Horizonte, São Paulo
Com os inconfundíveis traços de Oscar Niemeyer, a igreja se encontra na Pampulha, em Belo Horizonte, desde 1943. Todo o complexo foi projetado por Niemeyer e a igreja é considerada a obra-prima do conjunto. Como se isso já não fosse suficiente, seu interior abriga painéis de Cândido Portinari e seus jardins são assinados por Burle Marx – não é à toa que se tornou um dos principais cartões postais da cidade.
Mosteiro de São Bento | Olinda, Pernambuco
A Basílica e o Mosteiro de São Bento constituem um importante complexo arquitetônico barroco e são tombados em nível nacional, junto com parte do centro histórico da cidade. Olinda é uma das cidades mais bem preservadas do país e o mosteiro não é diferente. O primeiro ficou pronto em 1599, mas logo sofreu um incêndio. Ele foi reconstruído em 1656 e está em pé até hoje - a igreja ficou pronta em 1761.
Catedral Nossa Senhora Aparecida | Brasília, Distrito Federal
Mais conhecida como Catedral de Brasília, a igreja foi inaugurada em 1960 e projetada também por Oscar Niemeyer. A estrutura que vemos acima do solo é, na verdade, o teto da catedral e, para acessá-la, precisamos passar por baixo de uma piscina que cerca toda a estrutura.
Igreja Nosso Senhor do Bonfim | Salvador, Bahia
A igreja é famosa em todo o país por conta de suas fitinhas do Nosso Senhor do Bonfim, que são frequentemente levadas como lembranças de Salvador. É a igreja mais importante da Bahia e se destaca das outras por uma peculiaridade – ainda que seja católica, promove rituais de outras religiões - caso da famosa lavagem dos degraus em adoração tanto a Jesus quanto a Oxalá.
Atualizado em 13 Jan 2019.