Um dos destinos turísticos que mais atrai estrangeiros ao Brasil não está na costa brasileira e tampouco é uma metrópole de negócios. Com um pouco mais de 260 mil habitantes, Foz do Iguaçu encanta por apresentar aos visitantes uma das molduras naturais mais bonitas do planeta: as Cataratas do Iguaçu.
Com 275 quedas d'água – algumas chegam a medir 90 metros de altura –, Foz do Iguaçu divide com Puerto Iguazu, cidade da Argentina, esse espetáculo de águas, biodiversidade e esportes radicais. Acontece que a região vai muito além das imponentes quedas d'agua: roteiros culturais, religiosos e gastronômicos são algumas das atrações imperdíveis do destino.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 7 passeios imperdíveis em Foz do Iguaçu. Confira:
FOZ DO IGUAÇU
Nove em cada 10 turistas que visitam Foz do Iguaçu são atraídos pelas imponentes e únicas Cataratas do Iguaçu, um dos cartões-postais do Brasil. Na divisa entre Brasil e Argentina, é possível avistá-las dos dois países e resolver qual paisagem é a mais bonita.
A parte brasileira está dentro do Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939 e que hoje é o habitat de diversas espécies em extinção como a onça-pintada – o local é considerado um Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Os visitantes acessam o lugar de carro, pagam um ingresso e conseguem ter acesso a diversas áreas do espaço. O ponto mais visitado, entretanto, é o Mirante e Passarela, que oferece a melhor visão das quedas d'água.
TEMPLO BUDISTA
Seja para conhecer um lugar novo e ter contato com uma religião diferente, o Templo Budista de Foz do Iguaçu precisa fazer parte do seu roteiro pela cidade. Construído em 1996 no alto de uma montanha, o espaço atrai turistas de todas as religiões.
Uma das grandes atrações são seus jardins que abrigam mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado. Uma estátua de sete metros de altura do Buda é um dos destaques.
USINA DE ITAIPU
Conhecer uma das maiores hidrelétricas do mundo também é uma das opções de roteiro em Foz do Iguaçu. Trata-se da Usina de Itaipu, que compete com a China o título de maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável.
Por lá, o visitante consegue conhecer o espaço e sua história através de dois passeios: a Visita Panorâmica, onde é possível observar a barragem entre os países (Brasil e Argentina), que tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima, e o Circuito Especial, que apresenta aos visitantes o coração da usina, bem como seus mecanismos e tecnologias. Os ingressos são vendidos online e não é necessário agendar uma visita.
PARQUE DAS AVES
Quem visita Foz do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu não pode deixar de conhecer o Parque das Aves, o segundo atrativo mais visitado da cidade, que recebe mais de 800 mil pessoas por ano.
No local é possível ficar muito próximo de diversas aves, entre tucanos, araras, guarás, flamingos e papagaios. O passeio é feito por uma trilha calçada e de fácil acesso, com 1,5 km de extensão, em meio à rica e exuberante Mata Atlântica. O local tenta preservar as espécies ameaçadas de extinção e busca reverter essa triste realidade do nosso país em relação à fauna. Os ingressos para o parque são vendidos online e não é necessário agendar a visita.
MESQUITA OMAR IBN AL-KHATAB
Outro passeio bem bacana em Foz é a visita à Mesquita muçulmana Omar Ibn Al-Khatab. Trata-se de um templo religioso com mais de 15 metros de altura que se destaca pela arquitetura arábica de elevadas torres e sóbria decoração de inspiração religiosa.
A mesquita é aberta à visitação pública, porém é necessário seguir e respeitar as normas da cultura islâmica, como deixar os sapatos na entrada do templo. Além disso, mulheres receberão um véu para cobrir os cabelos e ombros. Também é necessário usar roupas abaixo dos joelhos para poder entrar no santuário.
MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS
Inaugurado em 1903, o Marco das Três Fronteiras é composto por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu, uma em Ciudad del Este, no Paraguai, e outra em Puerto Iguazú, na Argentina. Revitalizado, o espaço promove uma verdadeira 'viagem' por esses três países, mostrando as Missões Jesuítas e uma homenagem ao Cabeza de Vaca, o primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu em 1542.
A dica é reservar cerca de 1 hora para conhecer todos os espaços e contemplar a natureza a sua volta. Para a visita, é necessário comprar um ingresso, sem a necessidade de agendar visitas.
PARQUE NACIONAL IGUAZÚ
Não tem como ir até Foz do Iguaçu e não atravessar a fronteira até a Argentina para conhecer o Parque Nacional Iguazu, as Cataratas Argentinas. É lá que se concentra a maior parte das 275 quedas que compõem a paisagem das Cataratas, e, por isso, dizem que é tão bonito quanto o lado brasileiro.
Existem dois jeitos de observar as quedas do parque: do alto de suas passarelas, sobretudo do chamado Circuito Superior, onde o público passa a fazer parte do espetáculo, caminhando sobre cachoeiras gigantes, e da passarela do Circuito Inferior, que beira o Rio Iguaçu – é ponto de partida para alguns passeios. Os ingressos são vendidos na entrada do parque. Vale lembrar que a moeda é o Peso Argentino.
Veja mais dicas de viagens no Guia da Semana:
+ Conheça o Vale Europeu, região do Brasil que mais parece a Europa
+ 10 cidades brasileiras para se sentir na Europa
+ 10 destinos baratos para conhecer na Europa
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 21 Abr 2019.