Canindé de São Francisco, no Sergipe, é um daqueles destinos surpreendentes que quase nunca aparece no roteiro de viagem dos brasileiros. Acontece que o lugar é mais surpreendente do que se imagina e conta com diversos atrativos que fazem valer a aventura. Marcado pela história do cangaço, Canindé de São Francisco possui belas paisagens e formações rochosas envolvidas por um dos rios mais famosos do Brasil: o Rio São Francisco.
A região, que já foi cenário de novelas e filmes, é famosa por ser um roteiro de ecoturismo fora do óbvio. Seja para explorar uma cultura nova ou se deparar com paisagens espetaculares, colocar esse pedacinho do Sergipe no roteiro de férias vale muito a pena.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu alguns lugares incríveis em Canindé de São Francisco que você precisa conhecer: Confira:
VALE DOS MESTRES
Um afluente do Rio São Francisco transformou-se em um dos cartões-postais mais visitados de Canindé de São Francisco. Trata-se do Vale dos Mestres, região que se assemelha com um grande lago e que é cercada por grandes formações rochosas.
Para chegar até o lugar, é necessário fazer uma trilha pela caatinga, onde é possível encontrar pinturas de mais de três mil anos! O lugar encanta os turistas pela tranquilidade e beleza, já que difere bastante das paisagens tradicionais do Nordeste. Quem comprar passeios de lancha consegue mergulhar e se refrescar nas águas do "Velho Chico".
LAMPIÃO E MARIA BONITA
Para entender a importância de Canindé de São Francisco, é preciso voltar um pouco para o passado. Lampião foi um cangaceiro brasileiro que atuou no Nordeste do Brasil e, assim como Maria Bonita, era procurado pela polícia. Uma emboscada os levou a uma decapitação e o ponto exato da morte dos dois virou uma espécie de memorial.
Conhecido como Grota de Angico, o local pode ser acessado através de uma trilha que parte do Cangaço Eco Parque. Uma das tradições da região são os guias vestidos a caráter, que mantêm a história do cangaço viva na memória de quem visita Canindé de São Francisco.
USINA HIDROELÉTRICA DE XINGÓ
Inaugurada em 1994, a Usina Hidrelétrica de Xingó chama a atenção de longe. Responsável por grande parte da produção de energia em Sergipe, o lugar virou atração turística e atrai cada vez mais atenção. Para conhecer melhor o funcionamento da usina, é possível fazer um passeio de barco, onde o guia turístico explica com detalhes a construção do lugar, bem como demais curiosidades. A navegabilidade nos cânions do Rio São Francisco se deve à Usina, já que houve um represamento enorme do rio, criando piscinas naturais refrescantes!
CÂNIONS DO XINGÓ
A grande atração de Canindé de São Francisco são os passeios de camatã entre os famosos Cânions do Xingó. Devido ao represamento do Rio São Francisco, as formações rochosas foram alagadas, transformando o espaço em um cenário único no mundo inteiro.
Um passeio tranquilo de barco leva os turistas bem pertinho desses paredões, sendo possível pegar barquinhos menores e sair navegando pelas águas. O roteiro simples e diferente encanta qualquer um. Já se o objetivo é se refrescar, é possível pegar salva-vidas e boias e se jogar nas águas esverdeadas do Velho Chico.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 7 Jan 2019.