De lagoas a piscinas naturais, praias mais bonitas do mundo a dunas, chapadas a cânions, o Brasil certamente é um país rico em belezas naturais. Algumas são mais famosas, já de outras, mal ouvimos falar. Afinal, você já pensou em visitar um cânion brasileiro? Pois chegou a hora de saber que o país reúne alguns desfiladeiros imperdíveis, incluindo o cânion mais longo da América do Sul.
Ficou com vontade de conhecer? O Guia da Semana listou 7 dos cânions mais bonitos do Brasil para você visitar. É de tirar o fôlego. Confira:
Cânion do Xingó | Sergipe
O Cânion do Xingó só se tornou o paraíso que ele é hoje depois do represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da usina hidrelétrica do Xingó (inaugurada em 1994), na divisa entre Alagoas e Sergipe. O que muitos não imaginavam é que, além de muito bonito, o local se tornaria destino certo de turistas do mundo inteiro, que buscam destinos diferenciados no Brasil. Por lá é possível andar de catamarã e embarcar em pequenos barquinhos para curtir de pertinho os paredões de pedra que envolvem o lago esverdeado. Existe também um espaço demarcado próprio para se refrescar nas águas cristalinas do local.
Cânion Itaimbézinho | Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Para quem quer conhecer um dos cânions mais famosos e imponentes do Brasil, a dica é visitar o Itaimbézinho, perto da cidade de Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, e Praia Grande, Santa Catarina, no Parque Nacional de Aparados da Serra. O local, junto ao Parque Nacional da Serra Geral, é conhecido como a Terra dos Cânions, por reunir um conjunto de cânions que é considerado o maior da América do Sul. Ao todo são mais de 30 mil hectares de áreas verdes com diversas trilhas e cachoeiras - sem mencionar o visual indescritível dos cânions vistos de cima.
Cânion Fortaleza | Rio Grande do Sul
No outro parque da Terra dos Cânions, o Parque Nacional da Serra Geral, fica o imponente Cânion Fortaleza, um dos mais famosos, juntamente com o Cânion Malacara. Dentre tantos cânions na região, o que mais chama a atenção e surpreende no Fortaleza é a sua magnitude – com mais de sete quilômetros de extensão, é formado por uma enorme fenda na terra que parece não ter fim. Além disso, possui cachoeiras imperdíveis como a Cachoeira do Tigre Preto, ou a intrigante Pedra do Segredo, uma enorme rocha que parece estar magicamente equilibrada em cima de outra.
Cânion Malacara | Rio Grande do Sul
O terceiro cânion da lista na Terra dos Cânions, dessa vez no Parque da Serra Geral, é famoso por sua trilha que leva até uma deliciosa piscina natural, de dois metros de profundidade, envolta pelos magníficos paredões do cânion. O passeio até a região mais popular do Cânion Malacara é ideal para quem não tem muito tempo ou disposição – são três horas ida e volta. No caminho, os visitantes podem apreciar a exuberante Mata Atlântica e diversas espécies de animais, como tucanos ou pica-paus, se tiver sorte.
Cânion Guartelá | Paraná
Considerado o sexto cânion mais longo do mundo, o Cânion Guartelá, entre as cidades de Castro e Tibagi, no Paraná, é o exemplo claro de que a natureza e sua grandeza não têm limites! Com fendas de até 450 metros de altura e uma extensão de mais de 30 quilômetros, o local surpreende por sua paisagem bela e intocada. Dentro do cânion está localizado o Parque Estadual do Guartelá, cheio de trilhas, muito verde, paisagens surreais, cachoeiras refrescantes e flora e fauna surpreendentes.
Cânion das Bandeirinhas | Minas Gerais
Localizado no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, o Cânion das Bandeirinhas tem paisagens incríveis e água própria para banho. Chegar lá não é tão fácil – são 12 quilômetros de idade e 12 de volta, o que dá cerca de sete horas caminhando, mas você também pode fazer o percurso de bicicleta ou de jipe. O cânion foi formado pelo afunilamento do Ribeirão Bandeirinhas e pela serra de mesmo nome e é composto por um paredão de 80 metros de altura e quatro quilômetros de extensão, que contam com cascatas, cachoeiras, piscinas naturais e um cenário enfeitado pela flora local.
Cânion do Rio Espalhado | Bahia
Um dos passeios mais procurados na famosa Chapada da Diamantina, na Bahia, é a visita a Cachoeira do Buracão, que nada mais é do que uma queda d'água em meio a um cânion que pode ser acessado por cima ou por baixo – seja se banhando nas águas naturais ou fazendo uma trilha para ver o vale de cima. O importante é que, no Cânion do Rio Espalhado, qualquer uma dessas escolhas vale a pena e promete aventuras de tirar o fôlego.
Atualizado em 24 Mai 2018.