O Brasil é um país enorme e diverso. Quando se pensa em um país europeu, por exemplo, é muito mais fácil pensar em uma imagem que o represente. Já o nosso país tem diversas caras, inúmeros cartões postais e pontos turísticos dos mais variados. Desde praias paradisíacas a movimentadas avenidas e simpáticos destinos de inverno – o Brasil tem de tudo.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 12 cartões postais imperdíveis para conhecer no Brasil – lugares que, por mais bonitos que fiquem nas fotos, são ainda mais espetaculares pessoalmente. Confira:
Cristo Redentor | Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
O Cristo Redentor merece estar em primeiro lugar nesta lista, simplesmente porque ele é um dos mais famosos símbolos do nosso país. Pergunte a qualquer gringo o que vem à sua cabeça quando dizemos “Brasil” e ele certamente responderá “Rio de Janeiro”, e a imagem da cidade é indissociável a da estátua. O monumento foi inaugurado em 1931, a 709 metros acima do nível no mar, e hoje é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Não satisfeitos em admirar sua beleza lá de baixo, os turistas podem subir até os pés do Cristo e apreciar as maravilhosas praias cariocas, o Pão de Açúcar e o horizonte azul do mar lá do alto.
Avenida Paulista | São Paulo, São Paulo
A Avenida Paulista é certamente o cartão postal mais famoso da cidade de São Paulo e já coleciona muita história em seus quase 130 anos de vida. Hoje, o logradouro é polo comercial e cultural da cidade, e recebe mais de 1,5 milhão de pessoas por dia. Uma caminhada ao longo dos três quilômetros de avenida nunca é igual à outra. Por lá você encontra o MASP, com o acervo de arte mais importante do Hemisfério Sul, cafés, bares, restaurantes, diversos centros culturais, cinemas, parques, shoppings e livrarias. Confira este roteiro com lugares que você precisa conhecer quando passar por lá.
Elevador Lacerda | Salvador, Bahia
Salvador é uma cidade cheia de história, cultura, gastronomia e encantos e um de seus mais famosos cartões postais é o Elevador Lacerda, e não é para menos – do alto de suas duas torres de 72 metros de altura, os turistas podem admirar cada canto da capital baiana. Inaugurada em 1873, a estrutura bateu recordes como o primeiro elevador urbano do mundo. A princípio, foi pensado apenas como transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça São Tomé, na Cidade Alta, mas hoje atrai centenas de milhares de pessoas ansiosas por observar, lá do alto, pontos como a Baía de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo.
Cataratas do Iguaçu | Foz do Iguaçu, Paraná
Não satisfeitos em guardar uma das Sete Maravilhas do Mundo moderno, os brasileiros também podem ser orgulhar de possuírem, também, duas das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. O Rio Iguaçu nasce em Curitiba e percorre o Paraná até a cidade de Foz do Iguaçu, que faz fronteira com Misiones, na Argentina. Ali, toda a água do rio forma o maior sistema de cataratas do mundo, as Cataratas do Iguaçu. O nome vem do Guarani: y significa água e ûasu significa grande. É possível ver as cataratas entrando a pé nos parques de preservação, tanto pela parte argentina, quanto pela brasileira. Também é possível fazer um passeio de barco perto das quedas ou apreciar a vista de helicóptero.
Praça dos Três Poderes | Brasília, Distrito Federal
Brasília inteira é uma cidade interessante de se visitar: planejada desde o início, se difere – e muito – das outras capitais brasileiras. Um personagem que teve importante papel na idealização dessa capital foi Oscar Niemeyer, que deixou de presente para o nosso país centenas de obras espetaculares, entre elas, algumas que se tornariam importantes cartões postais do país: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, de onde se governa o Brasil. Política à parte, os amantes de arquitetura precisam visitar o local, pois suas fascinantes estruturas se destacam quando comparadas a construções de função política em outras capitais ao redor do mundo.
Ouro Preto | Minas Gerais
Ouro Preto é uma das mais icônicas cidades brasileiras quando o assunto é história. Por ter funcionado como uma mina durante muitos anos, a cidade teve relevante papel na história do país e até hoje conserva muitas estruturas daquele período, que agora funcionam principalmente como atrações turísticas. As obras de Aleijadinho, como a Igreja de São Francisco de Assis, e as fontes, casas ou capelas construídas em estilo colonial e barroco garantiram à Ouro Preto o direito de ser a primeira cidade brasileira a figurar na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. Minas Gerais é um estado cheio de cantos para serem descobertos – e Ouro Preto é, certamente, um dos imperdíveis.
Jardim Botânico de Curitiba | Curitiba, Paraná
Curitiba, a capital paranaense, pode não ser tão visada frente aos principais pontos turísticos do nosso país – e quem pode culpa-la? É realmente difícil competir com Rio de Janeiro e Fernando de Noronha –, mas é um daqueles lugares que nenhum brasileiro deveria perder a oportunidade de visitar. Cheia de encantos, a cidade guarda passeios surpreendentes que garantem boa gastronomia e momentos inesquecíveis. Um dos mais famosos de seus cartões postais, junto à Ópera de Arame, é o Jardim Botânico. Lá, os visitantes podem conferir o Museu Botânico Municipal ou o Bosque de Araucárias, mas o que garante à sua fama é a estufa de ferro e vidro central com três abóbodas em estilo Art Nouveau, inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Pantanal | Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
A região do Pantanal, no Brasil, é mundialmente famosa por ser casa de animais muito brasileiros, e admirar a vida selvagem por lá é bem mais fácil que em florestas tropicais, já que a vegetação é muito menos densa. Bons pontos de partida para explora-lo são Cárceres, no Mato Grosso, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Nas incríveis paisagens pantanosas, os turistas podem encontrar uma ampla variedade de aves, répteis e mamíferos: desde elegantes jaguares até engraçados tuiuiús, sem falar das antas, papagaios, carcarás e o jacaré-do-pantanal. Se mover por lá é difícil e você vai precisar de guias para acompanha-lo em barcos ou pequenos aviões.
Encontro das Águas - Rio Amazonas | Manaus, Amazonas
O Rio Amazonas é o maior rio em volume de água do mundo e a segunda das Setes Maravilhas Naturais do Mundo presentes no Brasil. Muitas pessoas fora do nosso país já consideram a corrente principal do Amazonas a partir do encontro entre os rios Mantaro, Apurímac, Ucayali e Marañón, no Peru. Já no Brasil, conhecemos como Amazonas o encontro entre o Solimões e o Rio Negro, no famoso Encontro das Águas em Manaus, um dos cartões postais do nosso país. Do Amazonas, ele ainda segue para o Pará e corta o estado até desaguar no limite com o Amapá. Quando estiver por lá, aproveite para apreciar toda a vida que as águas desse rio tão importante permitem que exista ao seu redor.
Fernando de Noronha | Pernambuco
Fernando de Noronha é o mais famoso dos arquipélagos brasileiros e um dos mais conhecidos destinos turísticos do país. Composto por 21 ilhas e ilhotas, a região é considerada um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, e não é difícil entender o porquê – a combinação de águas cristalinas, areais douradas e uma vida marinha fascinante garante experiências paradisíacas. Algumas das praias mais famosas são a Praia dos Porcos e Praia dos Leões, ótimas para relaxar e a Cacimba do Padre, muito procurada por surfistas. A principal atração para os turistas é mergulhar para aprecias os peixes, tartarugas e corais.
Lençóis Maranhenses | Barreirinhas, Maranhão
Os famosos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, no Maranhão, têm crescido aos olhos dos turistas, tanto brasileiros quanto internacionais, talvez por oferecerem paisagens de tirar o fôlego e uma experiência única no nosso país. O parque inteiro, com 270 km², está repleto de dunas fascinantes que guardam enormes lagoas da água da chuva. Nas maiores lagoas, é possível mergulhar, relaxar e se refrescar.
Gramado e Canela | Rio Grande do Sul
Escondidas na famosa Serra Gaúcha, as cidades de Gramado e Canela, separadas por apenas 7km, são cartões postais de um Brasil bem menos tropical. As casas e edifícios inspiradas na região alemã da Baviera contam uma história de um país diferente, com atmosfera europeia, e garantem uma ótima estadia no inverno. Parques, catedrais, gastronomia, calmantes paisagens naturais e museus – inclusive de chocolate – estão entre as principais atrações turísticas das pequenas cidades. Gramado ainda recebe um conceituado festival de cinema e um grande evento de celebração do Natal. O destino se destaca em um país de tantas praias e maravilhas naturais e merece ser visitado ao menos uma vez.
Atualizado em 18 Fev 2019.