Como todos sabemos, o Brasil recebeu gente de muitos cantos do mundo, e isso se reflete na nossa cultura, nossa gastronomia e, evidentemente, na nossa arquitetura. Sem sair do país, você pode se sentir em Portugal ou Espanha ao lado de belas casas coloniais litorâneas, ou na Suíça, em frente aos tão característicos edifícios serranos – e isso falando só da Europa.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 cidades brasileiras para você se sentir na Europa. Confira:
Campos do Jordão | São Paulo
A famosa cidade do interior paulista é frequentemente chamada de Suíça Paulista, isso graças ao seu desenvolvimento tardio, que teve como inspiração as construções europeias - o clima frio também soma a esse apelido. Campos do Jordão fica a quase 1700 metros de altitude e é, portanto, o mais alto município do Brasil. Se tornou um procurado destino turístico, principalmente no inverno, quando conta com festivais de fondues ou sopas, por exemplo.
Holambra | São Paulo
Fundada por holandeses que migraram da Europa por conta da Segunda Guerra, Holambra guarda, até hoje, muito do estilo do país de origem de seus fundadores, tanto na arquitetura quanto na comida. Além disso, é conhecida como a capital nacional das flores, justamente por ser o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.
Gramado | Rio Grande do Sul
Localizado na Serra Gaúcha, o simpático município de Gramado teve forte influência alemã e italiana, o que pode facilmente ser notado tanto em sua gastronomia quanto em sua fascinante arquitetura. É conhecida por sediar festivais de cinema, ter muitas e deliciosas fábricas de chocolate e, claro, pela Aldeia do Papai Noel – talvez o lugar mais parecido com o Polo Norte que você vai encontrar no Brasil.
Petrópolis | Rio de Janeiro
A apenas 65 km da capital do Rio de Janeiro, Petrópolis é uma cidade fundada por D. Pedro II, de quem recebeu seu nome (Petrus + Pólis = Cidade de Pedro), e, justamente por isso, é conhecida ainda hoje como a Cidade Imperial. Tendo recebido diversos imigrantes italianos, alemães, franceses, suíços e, claro, grande parte da aristocracia portuguesa, que construiu palacetes de verão por ali, a cidade guarda incríveis edifícios inspirados em prédios europeus.
Paraty | Rio de Janeiro
Outra cidade no Rio de Janeiro que tem carinha de interior europeu é Paraty. A cidade, famosa pela FLIP, um dos maiores eventos de literatura do país, foi fundada ainda no século 16 e teve importante papel nos ciclos do ouro e café no Brasil. Hoje ainda guarda muito de sua arquitetura original, de inspiração portuguesa, e certamente é o lugar ideal para se sentir no litoral lusitano.
Blumenau | Santa Catarina
Blumenau é uma cidade em Santa Catarina fundada por imigrantes alemães em 1850. Hoje é considerada a Capital da Cerveja no Brasil e é sede do segundo maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para o original, em Munique, na Alemanha. Para além da cerveja, as fachadas das casas no centro não poderiam ser mais alemãs.
Pomerode | Santa Catarina
Pomerode, também em Santa Catarina, é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil – e não é pra menos. Além do português, grande parte dos locais fala uma variação do alemão bem próxima do original, além do pomerano, uma variação do baixo-alemão, que era falada na região da Pomerânia, entre Alemanha e Polônia. É claro que arquitetura alemã e comida alemã não faltam.
Penedo | Rio de Janeiro
Penedo é um distrito no Rio de Janeiro que abriga uma das maiores colônias de finlandeses do Brasil. Fundada na primeira metade do século 20, ainda é possível notar as influências do povo vindo da Finlândia em sua arquitetura e na cultura local. O lugar também é famoso pelo parque temático Pequena Finlândia, onde você pode encontrar a Casa do Papai Noel.
Bento Gonçalves | Rio Grande do Sul
Bento Gonçalves é o lugar ideal para quem quer se sentir na Toscana, na Itália. Localizado no Rio Grande do Sul, esse município é famoso por suas enormes vinícolas que compõem paisagens de tirar o fôlego e dão origem a vinhos deliciosos. Por lá, também se come muito bem.
Domingos Martins | Espírito Santo
Domingos Martins é um município muito procurado na serra do Espírito Santo. Localizado a apenas 80 km da capital, Vitória, foi colonizado por italianos e alemães. A arquitetura alemã se sobressaiu e resiste até hoje, enquanto a gastronomia italiana foi a que se destacou, e lá você pode comer pratos típicos italianos. Vale a pena conhecer, né? Afinal arquitetura alemã com comida italiana você não encontra nem na Europa.
Atualizado em 23 Jun 2018.