Ver neve é um fato bem raro – não é à toa que muitas viagens são planejadas em datas específicas para conseguir se deparar com esse fenômeno. O que poucos sabem é que não é preciso sair do país para ver neve.
Apesar de o Brasil ser um país tropical, as cidades serranas de Santa Catarina e do Rio Grande Sul já nevaram. Mas não é sempre que isso acontece. Para nevar, é preciso que a temperatura esteja abaixo ou próxima de zero grau, sem vento e pouca umidade. Nos meses de inverno, como julho, a tendência do fenômeno acontecer é maior.
O Guia da Semana listou 5 cidades brasileiras em que é possível ver neve. Confira a lista:
São Joaquim, Santa Catarina
São Joaquim é uma das cidades mais altas do Brasil, com mais de 1300 metros de altitude. É comum a cidade apresentar temperaturas abaixo de zero, o que faz a neve e a geada serem mais frequentes em épocas de muito frio. O Parque Nacional da cidade é uma das principais atrações. Lindas vegetações, ainda mais bonitas com o intenso frio, e aves raras como a caxinguelê e a gralha-azul esperam os turistas.
São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul
O município de São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul conta uma micro população e com lugares charmosos. Durante o inverno, as temperaturas podem chegar abaixo de zero - as geadas e nevadas que acontecem por lá proporcionam uma paisagem belíssima e diferenciada. É possível avistar araucárias, cânions e cachoeiras. Fazer um passeio a cavalo é uma ação bem típica dos turistas.
Urupema, Santa Catarina
A cidade de Urupema em Santa Catarina ganhou o título de ser a cidade mais fria do Brasil. Assim como São Joaquim, ela está localizada em uma grande altitude com pouco mais de 1300 metros. Se subir o Morro das Torres, a altura chega a mais de 1700 metros - quem tiver fôlego e coragem para enfrentar a subida se depara com uma incrível vista! Por ter muita geada e neve, as atrações da cidade giram em torno do frio.
Gramado, Rio Grande do Sul
Gramado é uma cidade única em solo brasileiro. Com uma cultura particular, arquitetura característica e inúmeras opções de lazer para turistas, é um destino mais do que recomendado para quem quer ter contato com o que a cultura local tem a oferecer de melhor. Por meio da forte influência da cultura europeia, a região oferece aos visitantes a experiência de visitar a Europa sem sair do Brasil. De vez em quando neva na cidade, mas caso você não dê sorte, o local conta com um parque de neve chamado Snowland, que produz neve real. Lá é possível praticar esportes e outras atividades com a neve.
Gramado, Rio Grande do Sul
Próximo a Gramado (a apenas 7 quilômetros de distância), Canela também tem suas atrações. Começando pela arquitetura diferenciada, as casas e construções são diferentes e encantadoras. No município de Canela, encontra-se o Parque do Caracol. Com uma beleza indescritível, é uma das atrações turísticas da região! Há duas formas possíveis de curtir o visual da cascata: a partir dos mirantes do Parque do Caracol ou do recém-inaugurado bondinho Parques da Serra.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Abr 2019.