Viajar sozinho(a) é uma experiência incrível e que todo mundo deveria vivenciar um dia. É certo que explorar um país e cultura diferentes torna tudo ainda melhor, mas para quem ainda não tem coragem de viajar para tão longe ou simplesmente acha o investimento alto demais, é possível curtir destinos incríveis sem precisar ir muito longe de São Paulo. O melhor de tudo? Esses lugares possuem atrações bacanas e oferecem o melhor ambiente para uma experiência inesquecível.
Para te incentivar e provar que é possível curtir uma viagem sozinho(a), o Guia da Semana fez uma lista com 9 destinos próximos a São Paulo para quem sempre quis viajar sozinho(a):
SOCORRO
Para quem gosta de aventura, Socorro, a 130 km de São Paulo é um verdadeiro paraíso: são tantas atividades que fica até difícil escolher a melhor. Se você é do tipo que adora bater perna e fazer algo novo todo dia, a cidade é a pedida certa.
Dentre os destaques de Socorro está o Parque dos Sonhos, que oferece de tudo e mais um pouco. Com hospedagem, restaurante e um complexo turístico, o local é muito procurado para quem quer curtir várias atividades em um só lugar. Por lá se encontra uma das maiores tirolesas do Brasil com 1 km de extensão. O trajeto faz uma viagem de um minuto ligando um morro no estado de São Paulo a outro em Minas Gerais.
SÃO FRANCISCO XAVIER
A cidade serrana de São Francisco Xavier fica localizada a 150 km de São Paulo, no município de São José dos Campos. O destino é muito procurado por pessoas que gostam de se sentir perto da natureza e aproveitar o melhor que ela pode oferecer! Ao todo são inúmeras trilhas, passeios para visitar cachoeiras e lugares incríveis para se sentir conectado com a natureza.
Para os aventureiros, a trilha que leva ao topo do Pico do Selado é uma ótima opção de passeio! Com 2.100 metros de altura, o local é um dos pontos mais altos da região. Fazendo divisa entre Minas Gerais e São Paulo, a trilha é de dificuldade média e de fácil localização, exigindo apenas disposição para percorrer seus 11 km (ida e volta). A recompensa é uma visão única e encantadora!
BROTAS
A cidade de Brotas, localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs de natureza e ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade das paisagens, criando um cenário de tirar o fôlego. É a viagem perfeita para quem quer fugir da correria da cidade e curtir momentos de sossego – sem falar que o local é recheado por cachoeiras e trilhas.
A atração imperdível de Brotas é a visita à Areia que Canta. Trata-se de uma nascente gigante com água cristalina. A atração está situada em meio a uma areia muito branca – feita de finíssimos grãos de quartzo, que produzem som de cuíca quando friccionados (originando o nome). O local fica dentro de uma propriedade privada, por isso é possível optar por se hospedar no complexo e ter o acesso gratuito ou adquirir um ingresso Day Use.
CUNHA
Para se desconectar do mundo e curtir o melhor da natureza, a cidade serra de Cunha, entre São Paulo e Rio de Janeiro, é a melhor opção. Trata-se de um daqueles lugares charmosos que mais parece ter saído de um conto de fadas! Em meio a Serra do Mar, o destino é o refúgio perfeito para curtir atrações naturais e paisagens surpreendentes.
A principal atração e o cartão-postal de Cunha é certamente seu Lavandário: um incrível campo com flores roxas que transforma o local em um cenário dos sonhos. Mas o destino revela outras surpresas, caso da Pedra da Macela, montanha a 1900 metros de altura de onde é possível avistar a baía de Angra dos Reis! Incrível, né?
ALTO DA RIBEIRA [IPORANGA]
Os amantes de ecoturismo possuem ótimos roteiros de viagem pelo Brasil e a região do Alto da Ribeira, no extremo sul do estado de São Paulo, é um grande destaque. Uma das atrações do destino é o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), que fica entre as cidades de Iporanga e Apiaí.
É lá que está a maior caverna de São Paulo, conhecida como Caverna do Diabo. O nome, embora seja nada amigável, foi atribuído devido às formações diferentes que se encontram dentro do local. Com o auxílio de um guia turístico, é possível conhecer mais sobre sua história e curiosidades.
UBATUBA
Ubatuba é um daqueles destinos que todo mundo ama e não vê a hora de voltar. Afinal, o local reúne tanto praias paradisíacas quanto paisagens incríveis, que deixam qualquer um de boca aberta. E tem mais: o destino ainda possui programas divertidos, ideais para curtir em qualquer época do ano, sendo perfeito para quem quer relaxar sem precisar ir para outro estado.
Para quem gosta mesmo é de praias paradisíacas e desertas, a Praia Domingas Dias é o roteiro certo. Muito bem preservada, ela tem seu número de visitantes controlado: motivo que faz sua beleza ser ainda maior. Suas águas são cristalinas e o mar é calmo, ideal para aproveitar o dia em família. O acesso se dá por uma trilha curta, que sai da Praia do Lázaro, ou pelo condomínio que a cerca, onde cobra-se R$ 10 pela entrada e estacionamento.
ILHABELA
Não há como negar: o Litoral Norte de São Paulo é tão incrível que é impossível não se apaixonar. E quando assunto é Ilha Bela, não é diferente: são mais de 40 praias e 40 cachoeiras para ninguém colocar defeito! Seja para se desligar do agito de São Paulo ou conhecer gente nova, o destino possui roteiros para todos os tipos de turistas.
Frequentada por casais e aventureiros, a charmosa Praia do Jabaquara é o passeio ideal para quem gosta de praias sossegadas e com um visual incrível. Por ter acesso apenas por uma pequena trilha, lá não existe muito comércio, ou seja, é indicado levar tudo o que for precisar (água e lanche) - dessa foma, o passeio fica mais divertido.
VISCONDE DE MAUÁ
Visconde de Mauá é um daqueles destinos incríveis que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizado a 1800 metros de altura, a cerca de 290 km de São Paulo, é a opção perfeita para quem quer conhecer lugares novos e curtir a beleza da Serra! Com pousadas aconchegantes, restaurantes charmosos e muitas cachoeiras, o destino é perfeito para quem quer desligar da correria da cidade e curtir o silêncio da natureza.
A cerca de 1 km da Vila Maromba, a Cachoeira do Maromba conta com águas cristalinas esverdeadas, ou seja, é a pedida certa para um banho refrescante. Além de desfrutar da beleza do lugar, os turistas podem curtir a trilha que leva à cachoeira – é de fácil acesso e bem sinalizada!
PENEDO
Para quem quer fugir dos tradicionais de São Paulo, a cidade de Penedo é uma ótima opção de viagem para sair da mesmice. O local é famoso por ser considerado a Finlândia brasileira e por abrigar charmosas pousadas. Por lá, há muitos restaurantes e lojinhas!
A melhor parte é que existem muitos passeios nas regiões próximas a Penedo, como é o caso da Serrinha do Alambari. O local é recheado por cachoeiras de águas cristalinas que, mesmo durante o inverno, já vale a visita só para observar suas belezas.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 2 Ago 2018.