Desconhecida até os anos 90, a Vila de Santo André se tornou um dos lugares preferidos dos turistas que gostam de conhecer vilas a beira-mar. Localizada a cerca de 35 km de Porto Seguro, o pequeno vilarejo caiu nas graças dos viajantes e desde então tornou-se parada obrigatória de quem percorre a Rota do Descobrimento na Bahia.
Não é à toa que o destino foi eleito para receber a seleção da Alemanha durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Desde então, cada vez mais resorts, restaurantes e bares badalados desembarcam por lá. Assim como sua vizinha Caraíva, Santo André é uma terra de simplicidade, mas de uma beleza sem igual: praias paradisíacas e cenários deslumbrantes casam perfeitamente com um calmo rio e ruas de terra.
O Guia da Semana te conta tudo o que você precisa saber sobre a paradisíaca Vila de Santo André, na Bahia. Confira abaixo:
COMO CHEGAR
Foto: Shutterstock
Para chegar até a Vila de Santo André é necessário antes de tudo entender como funciona o local. O pequeno vilarejo fica a apenas 30 km de Porto Seguro, no município de Santa Cruz de Cabrália - ou seja, pertinho de tudo, mas ao mesmo tempo com cara de paraíso distante.
Localizado entre o oceano e o Rio João Tiba, o local não tem acesso tão simples: é preciso fazer uma travessia para conseguir chegar ao vilarejo. Dessa forma, mesmo que esteja de carro/ônibus/bicicleta, a problemática é a mesma: estacionar o carro e atravessar o rio de balsa. Chegando em terra firme, a dica é percorrer as tranquilas ruas de terra para ter certeza que enfim chegou ao paraíso. Pousadas a beira-mar e próximas ao rio é o que não faltam.
PRAIAS DESERTAS
Foto: Shutterstock
Se você gosta de praias desertas, saiba que Santo André é um dos melhores lugares para curtir uma praia praticamente exclusiva - ao todo são 13 km de águas cristalinas, com longas faixas de areias e poucas pessoas. A Praia do Pontal de Santo André é o lugar mais "badalado" da vila, já que é lá é que estão as barracas com cadeiras e música. Lá acontece um incrível espetáculo da natureza: o encontro do rio com o mar.
Outra praia para quem quer curtir a beleza das praias da Bahia é a Praia do Guaiú: além de poucas pessoas e uma água cristalina, é possível curtir piscinas naturais incríveis. A atração do local - além da praia - é a Barraca da Maria Nilza, que serve deliciosos pasteis de siri em um ambiente descolado!
CORAIS DO ARARIPE
Foto: Shutterstock
Para fugir um pouco do roteiro de praias, que tal conhecer a beleza marinha em alto mar? Por ter um oceano protegido por recifes, a Vila de Santo André é perfeita para curtir os corais e peixinhos coloridos. Vários barcos e escunas fazem o passeio, que dura cerca de 1h30 e apresenta ao turista os encantos do oceano. Golfinhos e tartarugas marinhas são apenas alguns exemplos de animais que costumam aparecer por lá.
SANTA CRUZ DE CABRÁLIA
Foto: Shutterstock
História e paisagens paradisíacas caminham juntas em Santa Cruz de Cabrália. A cidade histórica no Litoral da Bahia recebeu a primeira missa realizada em terras brasileiras, em 1500! A Cidade Histórica guarda construções erguidas nos séculos 17 e 18 e tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional. Entre elas, estão a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Casa de Câmara e Cadeia.
Já para quem gosta de praias calmas e paradisíacas, o local conta com mais de 35 km de praias desertas, com águas claras e protegidas por recifes - há piscinas naturais em quase toda a extensão. A Praia da Coroa Vermelha é perfeita para quem quer curtir uma praia bem bonita, mas sem abrir mão do conforto, já que ela conta com barracas pela areia.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 14 Dez 2017.