Localizado a 300 km de Fortaleza, Jijoca de Jericoacora, Vila de Jeri ou apenas Jeri se tornou point turístico nos últimos tempos. Suas belezas naturais e o sol o ano inteiro fazem de lá o ambiente aconchegante com ar rústico mais badalado do Brasil – pra você ter uma noção, não existe baixa temporada por lá!
Duna do Pôr do Sol, Lagoa do Paraíso e Pedra Furada são algumas as atrações incríveis de Jeri – sem falar no clima calmo e energizante que contagia a todos os visitantes. Para você que está em busca de um destino para as próximas férias, o Guia da Semana reuniu 9 motivos para conhecer Jericoacoara (e se apaixonar). Confira:
COMO CHEGAR?
Chegar até Jericoacoara não é uma das coisas mais fáceis do mundo, mas nada que estrague a beleza e a magia da viagem. Parte de toda a dificuldade se dá pelas estradas que não são asfaltadas – e pelo trajeto final, que é cheio de dunas! Por isso, é bastante comum o acesso ao destino ser realizado com a ajuda de empresas terceirizadas.
Do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, saem carros 4x4 ou ônibus que levam os viajantes até Jericoacoara.
QUANDO IR?
Além de lugares incríveis e paisagens de tirar o fôlego, Jericoacoara conta com sol o ano inteiro! Isso significa que, independente da data escolhida, provavelmente você encontrará um clima quente e com cara de verão. As temperaturas médias variam entre 35°C no verão e 22°C no inverno. A época de chuva vai de janeiro a junho, quando se formam as belas lagoas. Em agosto, os ventos ficam mais fortes, ideais para quem veleja.
DUNA POR DO SOL
A Duna do Pôr do Sol se tornou um dos lugares preferidos dos viajantes para admirar o entardecer. E não é pra menos, já que de lá é possível ter uma visão privilegiada do espetáculo – vista de camarote mesmo, rs. Se você tiver sorte, é possível conseguir um lugar em uma das disputadas pousadas que ficam em frente à Duna.
LAGOA DO PARAÍSO
Uma das atrações de Jeri são suas lagoas incríveis, como é o caso da Lagoa do Paraíso, a mais famosa de lá – quem não queria estar relaxando em uma dessas barraquinhas agora? Rs. Suas águas de cor turquesa são um ótimo convite para um banho refrescante. Além disso, o local oferece toda a infraestrutura necessária para ter uma experiência incrível – há bares e restaurantes deliciosos por lá ;)
PEDRA FURADA
O cartão postal de Jeri é a Pedra Furada, que só pode ser visitado com a maré baixa. A dica é caminhar até ela desde a Vila de Jeri, passando por incríveis piscinas naturais. Seja por sua forma inusitada ou pela beleza de suas formações, a Pedra Furada é de tirar o fôlego!
PRAIA DA VILA
A praia mais visitada de Jeri é a Praia da Vila, que tem uma enorme faixa de areia. Por lá é possível ver praticantes de kite e de windsurfe – a água costuma ser calma, mas os ventos constantes provocam ondulações. A orla conta com diversas opções de pousadas e restaurantes, uma mão na roda para quem quer passar o dia na praia.
VIDA NOTURNA
A Vila de Jeri é incrivelmente aconchegante e rústica. Seus restaurantes e bares embalados com forró atraem todo tipo de público – desde aqueles que buscam tranquilidade até os fãs de balada! É possível encontrar barracas de caipifrutas, assim como bares com música e dança ao vivo.
LAGOA DA TATAJUBA
A Lagoa da Tatajuba fica no município vizinho de Jeri , sendo uma ótima alternativa para quem quer fugir do roteiros de praia tradicionais. Devido a seu terreno bem acidentado, apenas carros 4x4 chegam até lá – destino certo dos buggys que fazem passeio pela região. Aproveite o passeio para almoçar e descansar nas águas tranquilas da lagoa.
Agora é só planejar sua viagem e conhecer um dos lugares mais bonitos do Nordeste Brasileiro ;)
Por Juliana Sartori
Atualizado em 28 Nov 2017.