Quem nunca assistiu a uma novela da Rede Globo e se imaginou nos cenários maravilhosos que são mostrados? Com o poder de ‘teletransportar’ o espectador para diversos lugares incríveis do Brasil, as produções vêm, cada vez mais, conquistando os amantes de boas tramas por suas locações e paisagens.
O Guia da Semana fez uma lista com 5 destinos brasileiros que foram cenários de novelas famosas! A nossa seleção conta com praias paradisíacas, cerrados e até mesmo montanhas fascinantes. Confira:
O OUTRO LADO DO PARAÍSO
A novela O Outro Lado do Paraíso, exibida em 2018, conta a história de amor e vingança de Clara, uma simples jovem do Tocantins que, ao se envolver com Gael, passa a sofrer nas mãos de sua sogra. Por conta disso, ela inicia uma vingança com todos que a prejudicaram.
O Cenário principal da novela é a cidade de Tocantins, mais precisamente o Jalapão. É lá que está um dos tesouros mais incríveis do país: o Parque Estadual do Jalapão. Com águas cristalinas, chapadões e um clima único de Savana, o local é um verdadeiro paraíso natural.
As Dunas do Jalapão são o cartão-postal do local, que é conhecido como "o deserto brasileiro". E tanta fama não é para menos: a paisagem contrastado com a areia laranja cria um visual único. O Jalapão é conhecido por seus Fervedouros, que, em tese, são formações naturais de água provenientes dos lençóis freáticos. Dessa forma, eles estão localizados em meio à natureza e ao redor de muitas árvores, deixando tudo ainda mais incrível!
Curiosidade: O Outro Lado do Paraíso conta com três atores consagrados da Globo: Laura Cardoso, Lima Duarte e Fernanda Montenegro.
VELHO CHICO
Velho Chico, que foi ao ar em 2016, contava a história de amor entre Maria Tereza de Sá Ribeiro e Santo dos Anjos. Dividida em duas fases, a novela começa na década de 1960, na fictícia Grotas de São Francisco, e mostra a disputa por terras e poder entre os De Sá Ribeiro e os Dos Anjos.
A cidade cenográfica de Velho Chico tinha 10 mil metros quadrados e foi construída em forma de arena (com 360º). As referências das casas construídas na cidade cenográfica foram inspiradas nos pintores da década de 1940 e 1950, como Portinari e Di Cavalcanti.
As gravações externas da novela foram feitas no Nordeste e duraram cerca de dois meses. A equipe gravou cerca de 500 cenas em diversas cidades, entres elas São Francisco do Conde, Raso da Catarina e Cachoeira, na Bahia; Baraúna, no Rio Grande do Norte; Povoado Caboclo e Olho D´água do Casado, em Alagoas.
Às margens do Rio São Francisco, partindo da cidade de Piranhas, em Alagoas, foram gravadas cenas em que o trajeto até a locação era feito em um catamarã.
Curiosidade: A novela Velho Chico ficou marcada por duas perdas: os atores Umberto Magnani (Padre Romão) e Domingos Montagner (Santo dos Anjos).
IMPÉRIO
Império conta a história de José Alfredo de Medeiros, o homem de preto. Dono de uma rede de joalherias, o Comendador é casado com Maria Marta, com quem tem três filhos, e vive um romance com a jovem Maria Isís. Com uma grande fortuna, seus filhos disputam a herança da empresa, construída pelo pai.
A cidade cenográfica de Império foi construída com 20 prédios e duas frentes de cenários: Santa Teresa e o camelódromo. Ao todo, 70 ambientes fizeram parte da trama. Além disso, a equipe da novela fez três viagens para gravar as cenas iniciais da trama: Genebra, na Suíça; Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e Carrancas, no interior de Minas Gerais.
Para recriar grande parte dos takes de garimpo da história, que se passava no Monte Roraima, a cidade de Carrancas foi o cenário ideal. Mais de 120 pessoas da equipe viajaram durante quase vinte dias para gravações em cachoeiras, grutas e fazendas.
Curiosidade: A novela ganhou o Emmy Internacional de Melhor Novela de 2014.
ARAGUAIA
A trama se passa nos arredores do Rio Araguaia e conta a história de Solano, um homem que desafia o seu destino em nome do amor e da justiça. Uma maldição indígena é lançada sobre a sua família, em 1845, e, ao se mudar para o Araguaia, ele encontra um povo oprimido. Diante disso, ele decide criar uma cidade cooperativa e se apaixona por uma índia.
As cores, texturas e formas das belas paisagens do Centro-Oeste brasileiro serviram de inspiração para a cenografia de Araguaia. A equipe teve o desafio de construir, em 45 dias, todas as frentes da cidade cenográfica e todos os cenários de estúdio, chegando a mais de 21 mil metros quadrados de área implantada.
A região de Luis Alves, em Goiás, foi escolhida para gravar as imagens externas. O grupo chegou à região em julho, período do ano em que o nível do rio fica mais baixo, e passou 20 dias no Araguaia. Após o trabalho, a equipe trouxe mais de 300 cenas. A próxima parada da equipe foi Pirenópolis, também em Goiás, onde os atores se encontraram com o restante do elenco para gravar cenas em cachoeiras, fazendas e estradas.
Curiosidade: Araguaia foi a primeira novela das 18h da TV Globo a ser exibida em HD (high definition).
GABRIELA
A novela Gabriela (2ª versão) é um remake em formato compacto para o horário das 23 horas, baseado no livro Gabriela Cravo e Canela, que homenageou o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. A cenografia da novela foi inspirada nos livros Seara Vermelha, Terras do Sem Fim, Cacau e São Jorge dos Ilhéus, além de ter como referência o sertão nordestino presente no cinema nacional.
Uma cidade cenográfica foi erguida no Projac para retratar Ilhéus da década de 20. Com uma pracinha, um chafariz, igreja e diversas casas e comércios, a cidade foi palco de cenas marcantes. Para as filmagens externas, a produção de Gabriela passou 15 dias entre os estados do Piauí, Pernambuco e Bahia.
No Piauí, a equipe de produção e o elenco levavam três horas de deslocamento até o Parque Nacional da Serra das Confusões. Esta locação serviu como cenário para a travessia da caatinga dos personagens. Nas gravações nas cidades de Ilhéus e Canavieiras, na Bahia, dezenas de figurantes se juntaram ao elenco.
Curiosidade: Gabriela Cravo e Canela é o livro de Jorge Amado com o maior número de traduções - está disponível em mais de 30 idiomas.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 24 Mai 2018.