Conhecer o Brasil e seus cantinhos famosos faz parte da rotina de férias dos brasileiros. Acontece que existem aqueles lugares que, por mais que sejam conhecidos, muitos turistas ainda não os conhecem – seja por falta de interesse, tempo ou planejamento.
Que tal sair do clichê e conhecer lugares novos no nosso país? São muitas cidades, praias e paisagens naturais a serem descobertas, fugindo dos destinos batidos e superlotados.
Pensando nisso, e para te inspirar a sair do óbvio, o Guia da Semana fez um roteiro com destinos nada clichês para conhecer no Brasil:
ALTER DO CHÃO, PARÁ
Alter do Chão não costuma fazer parte do roteiro badalado pelo litoral brasileiro e tampouco estampa capas de revistas de viagem. E motivos para divulgar esse belíssimo tesouro do Brasil não faltam: praias de água doce, paisagens incríveis e um destino rústico que encanta qualquer um.
Localizado no Pará, região Norte do Brasil, Alter do Chão é uma vila de pescadores construída na beira do Rio Tapajós e porta de entrada alternativa para a Amazônia. Por conta de suas belíssimas praias formadas pela água do Rio, o destino costuma ser badalado durante o ano novo, quando recebe festas, se contrapondo ao restante do ano, quando vira refúgio perfeito para curtir a natureza e o silêncio.
PARQUE NACIONAL APARADOS DA SERRA, RIO GRANDE DO SUL
Localizado na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Parque Nacional de Aparados da Serra é um daqueles passeios obrigatórios para quem visita a região. Seu nome no tupi significa pedra cortada, se assimilando ao formato das pedras, que parecem ter sido aparadas com faca!
Parte do seu charme se dá pelo fato do local abrigar um dos cânions mais famosos do Brasil: o Itaimbezinho. Ao todo são mais de 13 mil hectares de áreas verdes com diversas trilhas e cachoeiras - sem mencionar o visual indescritível do cânion visto lá de cima.
Curiosidade: a parte superior do planalto está no Rio Grande do Sul, enquanto o fundo do vale e o solo estão em Santa Catarina.
PARQUE ESTADUAL TERRA RONCA, GOIÁS
A 641 km de Goiânia, na região Nordeste de Goiás, está o melhor destino para quem ama cavernas: o Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR). O espaço abrange uma área de 57 mil hectares e é considerada uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina. A porta de entrada para esse paraíso é a cidade de São Domingos, sendo uma boa opção para montar 'base' e sair explorando a região.
Dentre as principais atrações, estão a Caverna Angélica, uma das maiores do parque com mais de 14 quilômetros de extensão; a Caverna São Mateus, considerada a maior de todas com 24 quilômetros de extensão; e a Cachoeira do Rio São Bernardo, que oferece uma visão incrível da natureza.
CAPITÓLIO, MINAS GERAIS
Capitólio é um lugar único em Minas Gerais! Trata-se de uma região privilegiada por cânions e cachoeiras de águas cristalinas, onde os aventureiros encontram um verdadeiro oásis em meio ao calor do estado. Não é à toa que o destino foi apelidado de Mar de Minas.
O Lago de Furnas é uma das maiores extensões de água de todo o estado, ganhando o apelido de Mar de Minas. Combinado com vários cânions e quedas d'água, o lugar forma uma das paisagens mais bonitas do Brasil. Trata-se de um lago artificial que foi formado para permitir a geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Furnas em 1963. Hoje serve como roteiro de passeios e banhos refrescantes em meio ao calor de Minas Gerais.
PIRENÓPOLIS, GOIÁS
Misturando o charme de uma cidade histórica com atrações naturais incríveis, Pirenópolis é aquele lugar que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizada a cerca de 130 km de Goiânia, o local foi descoberto em 1727 por um grupo de bandeirantes e recebeu este nome por causa de sua localização, aos pés das Serras dos Pirineus. Com uma grande quantidade de ouro, a cidade foi muito explorada, mas em 1900 iniciou-se um processo de conservação que tornou possível preservar a maior parte de suas características originais.
Por isso, conhecer Pirenópolis é como voltar no tempo onde ruas de paralelepípedos e construções históricas formavam a paisagem. Para deixar tudo ainda melhor, cachoeiras e rios de águas cristalinas esperam o visitante. São mais de 82 cachoeiras para ninguém colocar defeito.
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO, SERGIPE
Canindé de São Francisco, no Sergipe, é um daqueles destinos surpreendentes que quase nunca aparece no roteiro de viagem dos brasileiros. Acontece que o lugar é mais surpreendente do que se imagina e conta com diversos atrativos que fazem valer a aventura. Marcado pela história do cangaço, Canindé de São Francisco possui belas paisagens e formações rochosas envolvidas por um dos rios mais famosos do Brasil: o Rio São Francisco.
A região, que já foi cenário de novelas e filmes, é famosa por ser um roteiro de ecoturismo fora do óbvio. Seja para explorar uma cultura nova ou se deparar com paisagens espetaculares, colocar esse pedacinho do Sergipe no roteiro de férias vale muito a pena.
CORUMBAU, BAHIA
Que a Bahia é um verdadeiro tesouro a céu aberto não é novidade para ninguém. O que muitos ainda não sabem - ou não conhecem - é um dos locais mais paradisíacos do estado: as praias e vilarejos da região sul. A Praia de Corumbau é um daqueles destinos em que o mar apresenta uma cor sem igual - encantando todos os visitantes.
Localizado no extremo sul da Bahia, o seu acesso é um pouco mais difícil o que resulta em praias e belezas naturais completamente preservadas. São mais de 15 km de praias cercadas com areias brancas e coqueiros. Por lá, barracas se estendem pela orla, transformando em um passeio ideal para passar o dia sem preocupações. Com água quentinha e um visual incrível, você não vai se arrepender de conhecer.
CANOA QUEBRADA, CEARÁ
Você conhece Canoa Quebrada? O paradisíaco destino no Ceará é um daqueles lugares tranquilos e charmosos que todo mundo sonha em conhecer no Nordeste. Parte do seu charme se dá pelo local ser cercado por dunas de areia, transformando a experiência em uma verdadeira aventura.
A praia principal, Canoa Quebrada, é um dos cenários mais bonitos de todo o Ceará. Rodeada por falésias, que formam um paredão na enseada, fazendo com que o mar esverdeado se contraste com o colorido das areias. Pela praia é possível encontrar as famosas barracas cearenses que oferecem o melhor dos mundos aos turistas: piscina, restaurante, área de descanso e banheiros.
CABO DE SANTO AGOSTINHO, PERNAMBUCO
Cabo de São Agostinho é um lugar único. Não apenas por sua beleza ou suas praias, mas por ser o ponto exato onde os continentes da América e da África se separaram. A maior parte do local não tem faixa de areia, mas o visual dos penhascos e das casas antigas completam o cenário.
A Praia de Calhetas é um dos poucos lugares onde é possível encontrar uma pequena faixa de areia e mergulhar no mar. Assim como a sua vizinha Itapuama, o local costuma atrair quem gosta de um mar mais agitado. Já se o objetivo é praticar snorkelling e curtir as atrações do mar, a Enseada dos Corais é a pedida certa. A cidade é uma boa pedida para quem quer fugir dos roteiros óbvios pelo Nordeste.
PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ, ESPÍRITO SANTO
O Parque Nacional do Caparaó abriga incríveis atrações naturais, assim como está localizado em dois estados diferentes: Minas Gerais e Espirito Santo. O destino é um roteiro clássico dos aventureiros já que é lá que está o Pico da Bandeira, considerado o terceiro ponto mais alto do País com 2.892 metros de altitude e está localizado no lado do Espirito Santo.
Para quem curtir trilhas e cachoeiras, o local abriga inúmeras opções para se refrescar! Aliás, em tupi Caparaó significa “águas cristalinas que rolam das pedras”, ou seja, nada melhor do que descobrir de perto os encantos desse lugar paradisíaco!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 21 Out 2019.