Viajar para o Nordeste é um dos programas dos brasileiros durante as férias. Bahia, Pernambuco, Ceará e Alagoas são os destinos preferidos de quem se aventura pelo calor e cenário paradisíaco da região. Acontece que além dos destinos badalados, há lugares quase secretos, que surpreendem qualquer um.
Lugares calmos, paisagens paradisíacas e poucos turistas esperam quem se aventura pelo "lado B" da região. Para te inspirar a conhecer destinos novos e surpreendentes, o Guia da Semana fez um roteiro com 5 lugares incríveis e pouco conhecidos que você deveria visitar no Nordeste:
CABO DE SANTO AGOSTINHO, PERNAMBUCO
Cabo de São Agostinho, em Pernambuco, é um lugar único. Não apenas por sua beleza ou suas praias, mas por ser o ponto exato onde os continentes da América e da África se separaram. O local não tem faixa de areia, mas o visual dos penhascos e das casas antigas completam o cenário.
A Praia de Calhetas é um dos poucos lugares onde é possível encontrar uma pequena faixa de areia e mergulhar no mar. Assim como a sua vizinha Itapuama, o local costuma atrair quem gosta de um mar mais agitado. Já se o objetivo é praticar snorkelling e curtir as atrações do mar, a Enseada dos Corais é a pedida certa. O local conta com recifes e piscinas naturais imperdíveis.
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO, SERGIPE
Canindé de São Francisco, no Sergipe, é um daqueles destinos surpreendentes que quase nunca aparece no roteiro de viagem dos brasileiros. Acontece que o lugar é mais surpreendente do que se imagina e conta com diversos atrativos que fazem valer a aventura. Marcado pela história do cangaço, Canindé de São Francisco possui belas paisagens e formações rochosas envolvidas por um dos rios mais famosos do Brasil: o Rio São Francisco.
A grande atração da região são os passeios de camatã entre os famosos Cânions do Xingó. Devido ao represamento do Rio São Francisco, as formações rochosas foram alagadas, transformando o espaço em um cenário único no mundo inteiro. Um passeio tranquilo de barco leva os turistas bem pertinho desses paredões, sendo possível pegar barquinhos menores e sair navegando pelas águas.
ICARAÍ, CEARÁ
O Ceará é um dos destinos mais paradisíacos do Brasil. Não é à toa que muitas cidades da região sobrevivem basicamente do comércio e turismo. São tantas praias, falésias, paisagens, dunas e vilarejos que fica difícil escolher qual local é mais bonito. Para fugir dos pontos turísticos famosos (e caros) da região, a dica é conhecer Icaraí.
O tranquilo vilarejo está a apenas 180 km de Fortaleza e guarda paisagens intocadas e praias desertas - ideal para quem quer sossego! Destino com sol em qualquer época do ano, a cidade guarda além das águas verdinhas, paisagens de tirar o fôlego. Por não estar no roteiro do turismo de massa, os preços por lá costumam ser bem mais em conta!
PRAIA DO PATACHO, ALAGOAS
O Estado do Alagoas reúne inúmeras praias incríveis que se assemelham muito com o Caribe. Isso porque suas águas cristalinas de cor azul turquesa contrastam com as areias brancas que são margeadas por imponentes coqueiros. A Praia do Patacho é um desses lugares impressionantes que encontramos por lá: é um dos destinos preferidos para quem gosta de sossego e contato com a natureza.
Localizada no Município de Porto de Pedras, a apenas 20 km de Maragogi, o destino fica longe de toda multidão e dos grandes comércios, sendo o refúgio perfeito para dias românticos e tranquilos. A praia é praticamente deserta e abriga algumas pousadas charmosas. Nas fases cheia ou nova, a Lua aparece horizonte. Os hóspedes das pousadas próximas costumam ficar na areia para observá-la nascer do mar.
PRAIA DE ITAQUENA, BAHIA
Conhecida pela quantidade de praias bonitas e praticamente desertas, a Costa do Descobrimento é o destino certo para os aventureiros. A Praia de Itaquena costuma agradar, principalmente, quem gosta de lugares praticamente intocados e que ainda preservam a sensação de ser 'completamente deserta'.
Parte desse sossego se dá ao fato de ser necessário uma trilha de 5 km para alcançar este paraíso. O local fica na metade do caminho entre Trancoso e a Praia do Espelho, sendo uma boa opção de passeio fora do roteiro badalado da região. Extensa, isolada e selvagem, ela fica numa área de proteção ambiental, a Reserva da Vida Selvagem do Rio dos Frades.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 13 Set 2018.