Lei da oferta e da procura vale para tudo na vida, inclusive o turismo. O que define o preço de uma viagem é a temporada em que se visita o local. Durante o verão e as férias de julho, os preços tendem a ser mais altos. Porém, os meses de março a junho e de agosto a outubro são conhecidos como baixa temporada.
Muitos brasileiros tendem a escolher essas datas para tirar férias pois os preços são mais convidativos, sendo possível realizar diversos passeios e se hospedar em lugares bons pagando menos! Outro fator são as passagens aéreas que tendem a ser mais baratas! Por isso, o Guia da Semana fez uma galeria com destinos próximos a São Paulo para conhecer na baixa temporada! Confira:
SÃO ROQUE (SÃO PAULO)
A cidade de São Roque fica bem próxima a São Paulo e possui incríveis opções de passeios, que agradam a todos os gostos. Tem roteiros para crianças, famílias e casais. A Estrada do Vinho, com cerca de 10 km de extensão, é um dos passeios mais procurados na cidade. Com restaurantes que oferecem aos clientes serviços como o de conhecer a vinícola, colher uva e até mesmo provar os vinhos recém-fabricados, a rota é um programa perfeito para a família. Além disso, a paisagem do local é incrível, tornando o ambiente ainda mais agradável. A dica é ir de carro e percorrer sem pressa os estabelecimentos que possuem entrada gratuita.
Já para quem está com criança, o Ski Mountain Park é a pedida certa – trata-se de uma miniestação de esqui em meio à cidade de São Roque. A aventura começa quando o visitante estaciona o carro em um nível mais baixo do parque e sobe o morro de trenzinho. O passaporte custa a partir de R$ 79.
Clique AQUI e saiba mais sobre São Roque.
SÃO FRANCISCO XAVIER (SÃO PAULO)
A cidade serrana de São Francisco Xavier fica localizada a 150 km de São Paulo, no município de São José dos Campos, e é muito procurado por casais e pessoas que gostam de se sentir perto da natureza e aproveitar o melhor que ela pode oferecer. A cidade possui incríveis opções de trilhas, como a visita ao Mirante da Pedra de São Francisco. A maior parte do percurso é feita de carro, por uma estrada de terra, e o restante do percurso é feito a pé, por cerca de 1 km. A mil metros de altura, a vista panorâmica da cidade é incrível!
O Portal do Equilibrium é um complexo turístico que oferece hospedagem, restaurante e práticas de esportes de aventura, como tirolesa e exploração de cavernas. O Portal está localizado em um lugar privilegiado: em cima das montanhas em meio a uma área de preservação ambiental de 800 mil metros. É possível curtir as atrações de lá e até mesmo ficar hospedado.
Clique AQUI e saiba mais sobre São Francisco Xavier.
CAMPOS DO JORDÃO (SÃO PAULO)
A cidade de Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo, é o destino de inverno preferido dos paulistas - pousadas e hotéis aconchegantes em meio às montanhas, restaurantes com fondue e muitas paisagens de cair o queixo. Como resistir a tantos encantos, né?
A melhor parte da cidade é que é possível encontrar programas para todas as idades e gostos - ou seja, dá para explorar a região durante o dia e à noite sair para jantar ou, quem sabe, curtir uma festa! Esqueça o clichê de que viagem de frio é monótona! Em Campos você pode conhecer uma fábrica de cerveja com degustação, fazer passeio de trem, fazer trilhas, comer muito e até mesmo cair na farra.
Confira AQUI o que fazer em Campos do Jordão.
MONTE VERDE (MINAS GERAIS)
A cidade mineira de Monte Verde é um dos destinos preferidos dos paulistas, que encontram no local um refúgio perfeito e aconchegante para o inverno. A apenas 164 km da capital, a charmosa cidade encanta por suas pousadas rústicas e a diversidade de atividades – ideal para apaixonados e aventureiros.
É no centro de Monte Verde que se concentram os principais restaurantes e lojas da cidade, ou seja, é parada obrigatória para quem passa por lá. À noite, o local se transforma, ganhando luzes e pessoas que andam pela rua principal. Além disso, as lojinhas vivem lotadas. Sem falar que por lá é possível encontrar de tudo: malhas, artesanato, decoração – que agrada desde os mais clássicos até os mais hipsters –, chocolates, queijos, bebidas e doces.
BROTAS (SÃO PAULO)
A cidade de Brotas, localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs da natureza e do ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade da natureza - criando um cenário de tirar o fôlego! São muitos passeios que incluem trilhas, cachoeiras e rios, além de, claro, charmosas opções de hospedagem que variam de pousadas até campings. Embora a cidade possua algumas atividades pagas, como é o caso de rafting e a visita à Areia que Canta, esses passeios valem muito a pena. Para compensar, é possível visitar cachoeiras e fazer trilhas sem gastar nada.
Conheça mais sobre o destino clicando AQUI.
UBATUBA (SÃO PAULO)
Ubatuba é um daqueles destinos que todo mundo ama e não vê a hora de voltar. Afinal, o local reúne tanto praias paradisíacas quanto paisagens incríveis, que deixam qualquer um de boca aberta. E tem mais: o destino ainda possui programas divertidos, ideais para curtir em família e até mesmo com as crianças.
Uma das praias mais bonitas de Ubatuba é a Praia Domingas Dias. Muito bem preservada, com águas cristalinas e um visual único, seu número de visitantes é controlado: motivo que faz sua beleza ser ainda maior. Suas águas são cristalinas e o mar é calmo, ideal para aproveitar o dia em família. O acesso se dá por uma trilha curta, que sai da Praia do Lázaro, ou pelo condomínio que a cerca, onde cobra-se R$ 10 pela entrada e estacionamento.
Clique AQUI para conhecer mais sobre Ubatuba.
CUNHA (SÃO PAULO)
A cidade de Cunha fica localizada a 223 km de São Paulo, mais precisamente na Serra do Mar, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. O destino romântico na serra é um refúgio para quem busca relaxar! Muito conhecida por ser a cidade dos ceramistas, além de inúmeros ateliês charmosos, o local possui incríveis cachoeiras, trilhas e um lavandário que parece ter saído de um filme!
Com um estilo inspirado no de Pronvence, no sudeste da França, o Lavandário local atrai turistas que buscam uma paisagem incrível, além de conhecer de perto o plantio e cultivo das lavandas e seu processo de fabricação (transformação em florais, sais..). Uma dica é chegar a tempo para observar o pôr do sol, que, do alto da colina em meio a plantação, é de tirar o fôlego!
Clique AQUI e conheça mais sobre Cunha.
PARATY (RIO DE JANEIRO)
A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é um destino de férias ou até mesmo de final de semana para curtir e conhecer praias e lugares diferentes. Além de suas belíssimas praias, o local possui muitas trilhas, passeios históricos e lugares únicos que vale a pena conhecer.
Construído entre os séculos 18 e 19, visitar o Centro Histórico de Paraty é como realizar uma viagem no tempo. Suas ruas de paralelepípedos são emolduradas por casarões e belas igrejas que se destacam entre as casas com portas coloridas. Graças ao tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, por lá nada mudou desde os anos 1800, fazendo com que seja uma experiência única e incrível.
Clique AQUI e conheça mais sobre o destino!
VISCONDE DE MAUÁ (RIO DE JANEIRO)
Visconde de Mauá é um destino de serra que fica estrategicamente localizado: entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais! Ao todo, são 290 km de distância da capital paulista, ficando a 1.800 metros de altura. O local possui três vilas: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, tendo restaurantes, atrações e ótimas hospedagens em todas elas! Se você busca um lugar sossegado, longe dos agitos das grandes cidades, esse é o destino certo pra você!
A cerca de 1 km da Vila Maromba, a Cachoeira do Maromba conta com águas cristalinas esverdeadas é a pedida certa para um banho refrescante. Além da beleza do lugar, os mais corajosos podem pular de uma pedra a 7 metros de altura (o poço para banho tem 5 metros de profundidade). A trilha para chegar a cachoeira é de fácil acesso e bem sinalizada!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 10 Mar 2018.