Muitas pessoas planejam viagens pensando nos destinos, mas elas não sabem o que perdem por não pensar também nos trajetos. Enquanto algumas estradas realmente só ligam um ponto a outro, algumas são verdadeiras atrações em si - um prato cheio para quem gosta de dirigir ou viajar de ônibus. E ainda que muitas estradas brasileiras não apresentem as melhores condições, algumas atravessam cenários inesquecíveis e são perfeitas para uma road trip.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 estradas brasileiras para percorrer ao menos uma vez na vida. Confira:
Rio-Santos | São Paulo e Rio de Janeiro
Entre Rio e Santos, a enorme BR-101 recebe o nome de Rio-Santos, e é considerada uma das praias mais belas do país. O trecho, que tem cerca de 500 km, passa por diversas praias do litoral norte de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro — e é difícil negar que elas são as melhores do sudeste do país. Por ela, o motorista pode apreciar paisagens belíssimas, como Boracéia ou Juquehy, e visitar cidades como Ubatuba, Angra dos Reis, Ilha Bela e Paraty.
Serra do Rio do Rastro | Santa Catarina
Considerada uma das mais belas estradas do mundo, a Serra do Rio Rastro, em Santa Catarina, impressiona pela altitude e, não à toa, possui ótimos mirantes de estrada, que garantem uma visão da serra que é coisa de cinema. A via liga Lauro Müller a Bom Jardim da Serra e dificilmente está movimentada o que permite que o motorista vá realmente devagar — algo que, pelas curvas, é recomendado —, apreciando o melhor do trajeto.
Maceió-Maragogi | Alagoas
O trecho da AL-101 conhecido como Maceió-Maragogi é certamente uma das estradas brasileiras com a maior concentração de belas paisagens. Ao todo, são 125 quilômetros de estrada que ligam a capital alagoana a belíssima Maragogi, já na divisão com Pernambuco. Além das diversas praias que acompanham a estrada, como Peroba, Dourado e São Bento, a vegetação que cerca a estrada já garante uma viagem espetacular.
Estrada da Graciosa | Paraná
Como o próprio nome sugere, a pequena Estrada da Graciosa é um charme. A via liga a capital paranaense à região de Morretes, e portanto é muito popular entre os parananenses. Com muita vegetação original da Mata Atlântica, entre imponentes árvores e delicadas flores, a estrada de cerca de 30 km certamente garante uma experiência inesquecível e possui infraestrutura para paradas, como banheiros e zonas para piqueniques — assim você pode aproveitar ao máximo.
Estrada Real | Minas Gerais
A Estrada Real foi criada com motivos unicamente turísticos. Unindo trechos de estradas que a Coroa Portuguesa utilizava para levar o ouro e as pedras preciosas até o Rio de Janeiro, de onde seriam exportadas, o governo de Minas criou uma atração turística de mais de 1600 km de extensão que passa por incríveis paisagens e cidades históricas, como Ouro Preto e possui totens de identificação. Um trecho popular é o que vai do Parque Nacional da Terra do Cipó à Chapada da Diamantina.
Rota do Sol | Rio Grande do Norte
Uma das ligações mais famosas do Rio Grande do Norte, a estrada RN-063, conhecida como Rota do Sol, faz a interligação de Natal até a famosa Praia da Pipa, além de passar por outras belíssimas praias como Ponta Negra, Pirangi e Tabatinga. O nome não engana — a rota é realmente ensolarada e certamente é um passeio imperdível para os amantes de praia e verão.
Transpantaneira | Mato Grosso
Como o próprio nome sugere, a fascinante Transpantaneira atravessa boa parte do Pantanal, no Mato Grosso. São 145 km que ligam Porto Jofre, às margens do Rio Cuiabá, a Poconé e atravessam paisagens espetaculares, não raramente salpicadas por animais selvagens como jacarés e tuiuiú.
Ilhéus-Itacaré | Bahia
Outra estrada muito popular no nordeste do nosso país é a que liga Ilhéus a Itacaré, um trecho da BA-001, uma das rodoviais mais ecológicas do Brasil. O trecho de cerca de 50 km possui ótimas paisagens, mirantes e até pequenos túneis para que animais cruzem a via em segurança. O principal atrativo, no entanto, é a chegada à Itacaré, cidade que possui praias maravilhosas.
Atualizado em 8 Fev 2019.