Esqueça as Maldivas! Na hora de planejar uma viagem inesquecível, que tal se aventurar em ilhas menos conhecidas pela massa turística? É a chance ideal para explorar um lugar não tão caro, conhecer pontos turísticos diferentes e se deparar com uma beleza única.
Tão incrível quanto os destinos badalados, essas ilhas parecem que ainda não foram descobertas pelos turistas e, por isso, é uma ótima opção de roteiro para uma viagem especial. Seja em casal, sozinho ou com a família, você precisa conhecer esses lugares.
Confira abaixo a lista que o Guia da Semana preparou com 10 ilhas ao redor do mundo que ainda são pouco conhecidas, mas que valem a viagem:
BONAIRE
Bonaire, em meio ao mar do Caribe, faz parte do roteiro das Ilhas ABC [Aruba, Bonaire e Curaçao]. Localizada ao Norte da Venezuela, o destino fica fora da rota de furacões, por isso é o roteiro perfeito para qualquer época do ano. Famosa por ser uma das escolhas preferidas dos mergulhadores, a pequena ilha ainda é muito tímida quando o assunto é o turismo, o que a torna ainda mais charmosa.
A melhor forma de conhecer a essência de Bonaire é através de sua capital, Kralendijk. Suas construções bem coloridas contrastam com o azul do mar, formando um cenário maravilhoso. Parte dessa arquitetura diferente se dá pelas influências culturais que a ilha recebeu: africana, asiática, indiana e europeia.
CURAÇAO
Curaçao é uma pequena ilha na América Central que pertence ao Reino dos Países Baixos. Junto a Aruba e Bonaire, faz parte do conjunto das Ilhas ABC: três ilhotas bem próximas à Venezuela. Com mais de 70 praias para todos os gostos, o destino chama a atenção pela beleza de suas águas e pela quantidade de atrativos disponíveis por lá. A melhor forma de se conhecer toda a ilha, que tem cerca de 400 km de extensão, é através do aluguel de um carro. Mas caso tenha poucos dias e queira economizar, a capital Willemstad é a melhor escolha.
Por ter sido colonizada por holandeses, toda a arquitetura das cidades é baseada naquelas casinhas típicas da Holanda, fator que deixa tudo ainda mais charmoso. Resorts 5 estrelas, restaurantes gostosos e pousadas charmosas esperam os turistas. Um pedacinho da Europa no Caribe é a melhor definição para Curaçao.
SAN ANDRÉS
San Andrés é um arquipélago na América Central que pertence à Colômbia e é banhado por nada menos do que o mar do Caribe. Lá é que está o famoso mar de sete cores que todo mundo fala! Próximo à Nicarágua, a pequena ilha agrada não só pelas suas águas cristalinas, mas também por sua simplicidade e baixos preços. Isso porque, ao contrário dos demais paraísos do Caribe, San Andrés não conta com mansões de celebridades e grandes redes de hotéis, o que faz com que o preço de tudo por lá seja mais barato e acessível.
Com sol e altas temperaturas o ano inteiro, a ilha ainda tem fácil acesso: a burocracia é quase nula, sendo necessário apresentar apenas um passaporte válido ou um RG tirado há menos de 10 anos – vale ressaltar que a vacina de febre amarela e o certificado internacional de vacinas são exigências.
PROVIDÊNCIA
A 72 km de San Andrés está outro paraíso quase desconhecido pelos turistas: a Ilha de Providência. Banhada pelo mar do Caribe com seu azul sem igual, o destino é a aposta de aventureiros que querem procurar um pedacinho do paraíso para chamar de seu. Com praias quase desertas, o lugar foi declarado pela UNESCO como Reserva Natural da Biosfera.
Por não abrigar grandes redes hoteleiras, apenas pousadas rústicas, o lugar é a pedida certa para quem quer desconectar e curtir um lugar diferente. Quem embarca nessa viagem pode ter a certeza de curtir uma paisagem paradisíaca e preços mais em conta.
ILHA CONTADORA
A Ilha Contadora faz parte do Arquipélago Las Perlas, no Panamá, e é o refúgio certo para quem quer curtir as férias longe dos destinos clichês. A região é formada por inúmeras ilhotas menores, sendo que a maior delas, Contadora, é onde está grande parte da infraestrutura.
Por lá, o viajante encontra charmosas pousadas e restaurantes, fugindo daqueles grandes resorts all inclusive. Com 14 praias e diversas ilhas, conhecer o destino é uma forma de fugir do óbvio e surpreender. Aproveite para praticar mergulho e quem sabe avistar baleias, uma vez que elas costumam aparecer muito por lá.
ANGUILLA
Anguilla é uma pequena Ilha em meio ao Caribe que tem como chefe de estado a Rainha Elizabeth. Com cerca de 14 mil habitantes, o lugar é conhecido por ter as praias mais bonitas do Caribe e também por ser um destino muito romântico, indicado para casais em Lua de Mel. Bem próxima a St Marteen e St Barths, badalados destinos caribenhos, a dica é programar o roteiro e aproveitar para conhecer esses três lugares em uma só viagem.
Para se desligar do mundo e curtir a natureza como ela é, Anguilla reserva pouco agito e beleza de sobra. Com hospedagens mais simples e muitos passeios diferentes, o destino tem tudo para ser a nova escolha dos casais aventureiros que querem explorar praias paradisíacas.
ILHAS VIRGENS BRITÂNICAS
As Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, guarda a história de ser a antiga rota de piratas famosos como o Barba Negra, mas nem só de lendas que é formada a região. São 60 ilhas para turista nenhum colocar defeito, sendo dividida entre lugares com maior infraestrutura e outros praticamente desertos.
Um dos lugares mais visitados é a Ilha de Tortola, conhecida por ser a maior, mais paradisíaca e romântica de todas. Por lá, é possível encontrar hospedagens de todos os preços, uma vez que possui uma maior oferta de lugares. Dá para planejar uma viagem inesquecível, com passeios bacanas e que não pese tanto no bolso. Vale reservar mais dias para conhecer as outras ilhas famosas do arquipélago.
BAZARUTO
Imagina a beleza das Maldivas ou até mesmo as Ilhas Caribenhas com quase nenhum turista? Uma experiência dessas é quase impossível, certo? Errado! No Sudoeste Africano, mais precisamente no litoral de Moçambique, está um tesouro escondido da massa turística e que apresenta paisagens tão bonitas quanto as famosas: o Arquipélago de Bazaruto.
Recheado de dunas de areia que mesclam com as águas azuis turquesa do oceano, o cenário por si só já vale a visita. Por estar na contramão dos destinos famosos, Bazaruto ainda não abriga grandes redes de hotéis de luxo ou uma infraestrutura 5 estrelas, por isso, a viagem é indicada para quem gosta de conhecer lugares quase intocados pelo ser humano e curtir a natureza em si.
SÃO MIGUEL DOS AÇORES
Açores, ou Azores em inglês, é um arquipélago português composto por nove ilhas principais. São Miguel é a maior ilha do arquipélago, com apenas 62 km de extensão onde cerca de 140 mil habitantes vivem. O destino é o cenário perfeito para quem gosta de se aventurar em meio à natureza e conhecer lugares exuberantes. A apenas 2 horas de avião de Lisboa, o local é um destino perfeito para as férias.
Com piscinas naturais de águas termais, trilhas, mirantes e cidades históricas, os turistas que descobrem o destino se apaixonam e nunca mais esquecem. Por estar fora dos roteiros tradicionais de turismo, é difícil encontrar preços abusivos ou uma superlotação, mas, de qualquer forma, é bom evitar viajar durante as férias europeias, entre julho e agosto.
ILHA DO SAL
Cabo Verde é um daqueles destinos paradisíacos que é a escolha certa para quem gosta de praias de águas turquesas e muito contato com a natureza. Trata-se de um arquipélago formado por nove ilhas habitáveis, sendo a Ilha do Sal a mais visitada já que conta com diversas praias e passeios aquáticos.
Seja para curtir os hotéis de Santa Maria, aproveitar as águas cristalinas para se refrescar ou quem sabe contratar um passeio para conhecer a região, certamente o destino é uma daquelas surpresas boas durante uma viagem. Resorts pé na areia e um povo receptivo completam a experiência.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Jan 2019.