O Litoral de São Paulo é realmente cheio de surpresas: praias com águas cristalinas, trilhas e diferentes opções de passeios. Para explorar ainda mais os pontos turísticos da região, a dica é se aventurar em um passeio de barco pelas ilhas próximas ao litoral. O melhor de tudo é que o roteiro não é exclusivo apenas para quem tem um barco para chamar de seu: diversas agências de turismo das cidades litorâneas costumam fazer o passeio, que é indicado para todas as idades.
Seja para conhecer lugares novos ou simplesmente curtir a natureza, o Guia da Semana fez uma lista com 8 ilhas no litoral de São Paulo que você deveria conhecer. Confira:
ILHA DO CARDOSO, CANANÉIA
No extremo sul do Estado, mais precisamente em Cananeia, está a Ilha do Cardoso. Trata-se de um parque estadual com mais de 130 km quadrados, onde é possível encontrar praias desertas e vegetação preservada. O acesso é feito por barco, com saída das praias de Cananeia mesmo. O local é um refúgio ecológico que abriga botos-cinza, golfinhos e diversas espécies de peixes, além de oferecer belas cachoeiras, trilhas e até piscinas naturais aos visitantes.
ILHABELA, SÃO SEBASTIÃO
IlhaBela é a maior ilha do litoral paulista e é um destino bastante conhecido dos paulistanos que não perdem a oportunidade de conhecer lugares bonitos. São mais de 40 praias e 40 cachoeiras para ninguém colocar defeito! Quem gosta de natureza encontra por lá um prato cheio: muitas opções de trilhas, lugares praticamente intocados e praias para todos os estilos. O melhor de tudo é que, por ser tão grande, o local proporciona uma uma surpresa diferente a cada visita.
ILHA DAS CABRAS, SÃO SEBASTIÃO
A Ilha das Cabras é um dos ilhotes que fazem parte do arquipélago de Ilhabela, localizada em frente a Praia das Pedras Miúdas. A região abriga o Santuário Ecológico Submarino e é muito visitada por turistas. Por lá é possível mergulhar em águas transparentes e encontrar as mais variadas espécies de peixes e outros habitantes marinhos, como tartarugas, estrelas-do-mar e, com sorte, cavalos-marinhos.
ILHA DO MONTÃO DO TRIGO, SÃO SEBASTIÃO
A Ilha Montão do Trigo pertence ao município de São Sebastião, estando situada entre o canal da cidade e a enseada de Bertioga. A ilha não oferece praias nem faixa de areia, por isso o acesso se dá por meio de um píer improvisado. A melhor maneira para chegar até lá é alugando um barco em Barra do Una ou Juquehy. O passeio é ideal para quem quer praticar mergulho e explorar as grutas que a ilha forma.
ILHA DE ALCATRAZES, SÃO SEBASTIÃO
A cerca de 35 km das praias badaladas de São Sebastião está a Ilha de Alcatrazes. A distância e isolamento contribuíram para a preservação da flora e, principalmente, da fauna deste local - por lá existem espécies que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo. O local é protegido pelo Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, e pode ser visitado sob a supervisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
ILHA ANCHIETA, UBATUBA
A Ilha Anchieta, em Ubatuba, é muito mais do que um ponto turístico para se admirar belas praias. Isso porque a Ilha, no passado, serviu como prisão e hoje em dia é uma reserva natural. Para quem quer conhecer praias bonitas, bem preservadas e curtir a natureza, o local é uma ótima pedida. Já para quem se interessa por história, é possível visitar as ruínas do antigo presídio, que tomou conta do local nos anos 50.
ILHA DAS COUVES, UBATUBA
A Ilha das Couves, em Ubatuba, é uma das últimas ilhas antes da fronteira com o Rio de Janeiro. Tal fator faz com que o local tenha águas extremamente cristalinas e de cor esverdeada - chegando em alguns pontos ter o tom azulado. Tanta beleza atrai os turistas que buscam um destino diferente para passar o dia. Para chegar lá, é preciso pegar os barquinhos que partem da praia de Picinguaba (Ubatuba).
ILHA DO PRUMIRIM, UBATUBA
Em frente a Praia do Prumirim está a Ilha com o mesmo nome que reserva ao viajante um gostinho de aventura sem precisar ir muito longe do continente. O acesso é feito por pequenos barcos que saem dessa praia, num trajeto que leva apenas 10 minutos. Com apenas uma praia, sem muita infraestrutura, a dica é levar lanche e água para passar o dia. Em suas águas calmas, esverdeadas e rasas, é possível observar os peixinhos nadando em sua volta!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 18 Fev 2019.