A Região dos Lagos Andinos está situada ao norte da Patagônia, ocupando a Argentina e o Chile. Com muitas belezas naturais e cenários dignos de um quadro, o destino é um dos roteiros preferidos de casais que buscam uma viagem romântica sem precisar ir muito longe do Brasil.
A dica para explorar ao máximo o destino é chegar por uma cidade e sair por outra, sendo possível conhecer todos os pontos e não deixar nada de lado. A boa notícia é que os preços de viagens para a América do Sul costuma ser mais em conta do que nos demais destinos fora do Brasil – sem contar que os brasileiros não precisam de visto nem passaporte para visitar esses lugares.
Ao contrário do que se imagina, a melhor época para fazer esse roteiro é no verão, uma vez que a época é perfeita para realizar passeios ao ar livre. Com tantas facilidades, fica impossível controlar a vontade de conhecer o destino, não é?!
Para te inspirar e quem sabe te ajudar a planejar a sua próxima viagem de férias, o Guia da Semana fez um roteiro com 5 lugares imperdíveis na Região dos Lagos Andinos. Confira:
SAN CARLOS DE BARILOCHE
Porta de entrada da belíssima Patagônia argentina, a cidade de San Carlos de Bariloche, ou simplesmente Bariloche, é o destino de neve mais conhecido da Argentina. Acontece que é no verão que as paisagens ficam ainda mais bonitas, já que é possível realizar mais passeios ao ar livre, como fazer trilhas e/ou conhecer os lagos da cidade.
O Centro Cívico é considerado o ponto de partida de todos os passeios da cidade, além de contar com muitos restaurantes. Com características arquitetônicas emprestadas das regiões montanhosas da Europa, essa bela praça concentra edifícios governamentais como os correios, a polícia local, museus e a prefeitura. Além disso, é lá que o viajante pode tirar a clássica foto com os cachorros da raça São Bernardo.
PARQUE NACIONAL NAHUEL HUAPI
O Parque Nacional Nahuel Huapi é um dos mais antigos da Argentina e costuma ser um roteiro bem procurado por quem passa pela região de Bariloche. Trata-se de uma imensa reserva natural com muitos lagos coloridos e cristalinos e paisagens cinematográficas que mostram um pouco da beleza da região da Alta Patagônia.
Para visitá-lo, a dica é comprar um passeio de barco que passe pelos Andes Argentinos – dessa forma dá para curtir a paisagem sem preocupações. Geralmente, os passeios partem de Puerto Pañuelo, a 25 km do centro de Bariloche. Já para quem estiver de carro, a dica é dedicar uns dias na região e conhecer a Villa La Angostura, uma pequena cidade super romântica na beira do Lago Nahuel Huapi. Por lá, os chalés e hotéis de charme são a pedida certa.
SAN MARTÍN DE LOS ANDES
A próxima e última parada do lado Argentino é a cidade de San Martín De Los Andes. Trata-se de um vilarejo nas montanhas, rodeado por bosques e lindos lagos. O clima é muito agradável, com aquela sensação gostosa de cidade do interior.
Por lá, as atividades ao ar livre são o ponto alto: caminhada pelas ruas arborizadas, conhecer os lagos e praticar atividades aquáticas. Para fechar a experiência com chave de ouro, os hotéis costumam ser bem aconchegantes e românticos.
PUERTO VARAS
Puerto Varas é um destino chileno que os turistas ainda não descobriram, mas que reserva inúmeras surpresas agradáveis. Localizada na Região dos Lagos, a cidade recebeu colonização alemã e, por isso, guarda uma arquitetura diferenciada. Para deixar tudo ainda melhor, o cenário é cercado por um vulcão imponente e lagos azuis.
A dica é conhecer o destino enquanto ele não fica badalado e com preços exorbitantes. Por enquanto, passear por suas ruas é como estar em uma cidade pequena incrível. A melhor época para conhecê-la é no verão, onde as temperaturas estão mais amenas e os dias mais longos, permitindo atividades ao ar livre.
PUCÓN
Quando falamos em viajar para o Chile, Santiago e Atacama são os primeiros destinos que vem à cabeça. Acontece que o país possui lugares tão incríveis quanto os famosos citados acima e que apresentam preços até mais acessíveis. É o que acontece com Pucón, cidade ao Norte do Chile, que guarda um verdadeiro tesouro da natureza: o maior vulcão em atividade na América do Sul.
Perfeito para conhecer durante o verão ou o inverno, o local é a pedida certa para praticar atividades ao ar livre e conhecer lugares bem inusitados. O destino é perfeito para fugir dos roteiros óbvios do país, principalmente para encontrar preços mais acessíveis.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 6 Ago 2018.